facebook
Voltar para a lista

A alface ou o alface – eis a questão

A alface ou o alface? Você já deve ter se deparado com essa dúvida em algum momento. Muito comum no preparo de saladas, essa hortaliça às vezes dá um nó na cabeça das pessoas na hora de escrever ou falar. Afinal, qual é a maneira correta de se referir a esse vegetal?

A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o). Na língua portuguesa existem muitas palavras terminadas em “e” que apresentam a mesma forma no masculino e no feminino, a exemplo de “o cliente/a cliente”, “o agente/a agente” e “o estudante/a estudante”. Contudo, essa regra não se aplica à palavra alface, que tem gênero feminino definido. Portanto, a maneira correta de escrever ou falar é “a alface”.


VEJA TAMBÉM

Tempero verde – cheiro de sabor e saúde

Hortaliças – por que devo incluí-las na dieta?


A confusão sobre o gênero da alface também se deve ao fato de o conjunto de suas folhas ser um substantivo masculino, no caso, “o pé de alface”. Dessa maneira, para não errar, veja os exemplos a seguir.

  • Esta alface está murcha.
  • Na feira, o pé de alface está caro.

Na língua portuguesa, a palavra alface vem do árabe “al-khaç”, que nomeava uma erva que supostamente tinha propriedades medicinais. Veio substituir o termo latino “leituga” que, em outros idiomas, deu origem aos termos atuais que definem a alface (“lechuga” em espanhol e “lettuce” em inglês).

Crespa, Americana, Lisa, Mimosa, Roxa, Romana e Mini são os tipos de alface que estão disponíveis no mercado nacional para consumo. A hortaliça é uma das mais apreciadas pelos brasileiros, presente em diversos pratos e preparos. Destaca-se por ser a folhosa mais consumida no País.

Quer saber como fazer a alface durar mais tempo, veja a dica do vídeo!

Fonte: Hortifruti, 26 de fevereiro de 2016

cebolinha-interna

Cebolinha, cebolinha-francesa e cebolinho. É tudo a mesma coisa?

Notícia

Saiba diferenciar a cebolinha comum da cebolinha-francesa. Hortaliças muito comuns nas cozinhas brasileiras, elas são excelentes opções de tempero ...

Alimentos que ninguém gosta

Conheça o lado bom de alguns alimentos que ninguém gosta

Notícia

Alimentos que ninguém gosta fazem muita gente torcer o nariz. Entretanto, mesmo com a popularidade em baixa, muitos são ótimas opções nutricionais ...

jilo

Jiló: rejeitado por muitos, mas adorado por alguns

Notícia

Muitas vezes considerado um patinho-feio na culinária, o jiló também tem defensores que ressaltam seus nutrientes e apreciam seu sabor amargo ...