facebook
Voltar para a lista

Abacate: entre o doce e o salgado

06/03/2018

Para quem nasce no Brasil, o abacate é um alimento que combina com a hora da sobremesa. Consumido majoritariamente em forma de vitamina ou mesmo amassado com açúcar, a fruta é quase sinônimo de doce na culinária brasileira.

O mesmo não acontece em outros países da América Latina e da Europa. Neles, o abacate é principalmente um ingrediente de pratos salgados. É o caso da guacamole, prato cremoso de origem mexicana e que faz sucesso servido com tortillas, salgadinhos de milho ou tacos.

E não para por aí, não são só os mexicanos que adoram o abacate salgado. Chilenos comem uma pasta a base da fruta – que por lá é chamada de palta – com cachorro quente, por exemplo. Já os caribenhos gostam de apreciar o abacate com vinho (Madeira ou do Porto). Os guatemaltecos, por sua vez, utilizam grossas fatias do alimento em sopas para enriquecer a preparação. A grande versatilidade do abacate deve-se ao seu sabor suave e a sua textura amanteigada.

Abacate – características nutricionais

Além disso, o abacate faz parte do grupo de frutas com maior teor de gordura – possui 8,4g para cada 100g do alimento. Mas não se preocupe, mais da metade (51%) desse total são gorduras monoinsaturadas e aproximadamente 17% poli-insaturadas. Ou seja, gorduras benéficas e essenciais para a saúde em geral e em especial para o coração. Assim como os demais produtos de origem vegetal o abacate é isento de colesterol.

Dados recentes mostram aumento global no consumo dessa fruta. Só nos EUA, o consumo triplicou entre 2000 e 2014 e o preço, entre 2015 e 2016, teve incremento de 75%.

Com tantas vantagens, falta apenas descobrir se você quer consumi-lo de forma doce ou salgada.

Fonte: Hortifruti, 06 de março de 2018

Brasil lança plano para ganhar destaque no mercado de frutas

Notícia

Plano Nacional do Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF) é estratégia do País para aumentar a exportação de frutas ...

02/03/2018

Futuro da alimentação

O futuro da alimentação já começou

Notícia

O Futuro da Alimentação é um evento criado para discutir os desafios de se alimentar uma população mundial que não para de crescer ...

10/10/2018

Embrapa lança maracujá-doce com 1001 utilidades

Notícia

Além de ser consumido como alimento, também se aproveitam as folhas, a polpa, as sementes e a casca do fruto dessa planta ...

22/12/2017