facebook
Voltar para a lista

Abacate: o queridinho das nutricionistas

03/11/2017

abacate

O abacate é consumido preferencialmente em sua forma in natura aqui no Brasil, com adição de açúcar ou mel em vitaminas, cremes, sorvete e sobremesas. Em outros países prevalece a utilização do fruto em preparações salgadas em saladas, sanduíches e é a base do mexicano guacamole.

Essa versatilidade de consumo, faz as pessoas se interessarem cada vez mais pela fruta, o que, consequentemente, leva a um aumento expressivo da sua produção. 

Sem contar que, por ser fonte de gorduras boas, o abacate é considerado o “queridinho” das nutricionistas. Confira a seguir os vários benefícios do abacate e como está sua situação na demanda internacional.


SAIBA MAIS: 

Abacate: entre o doce e o salgado


Benefícios nutricionais do abacate

Informação nutricional do abacateO abacate contém predominantemente ácido graxo monoinsaturado (oleico), o mesmo encontrado no azeite de oliva. Os ácidos graxos monoinsaturados são gorduras benéficas à saúde e, quando associados a uma alimentação saudável, contribuem com a saúde cardiovascular.

O abacate faz parte do grupo das frutas cujo valor calórico é maior em função do nutriente predominante em sua composição ser o lipídeo.  E é exatamente por isto que ele deve fazer parte de nossa alimentação. O tipo de lipídio que essa fruta apresenta (insaturado) é benéfico para a saúde.

Para incluir o abacate como mais uma opção de fruta, faça ajustes nos tamanhos das porções. O ideal é consumir entre 90 e 100g do fruto (± ¼ de unidade ou 02 colheres de sopa cheias), quando se deseja uma equivalência calórica às demais frutas.


Curiosidade

Lipídeos insaturados,  assim como os ácidos graxos monoinsaturados, são gorduras benéficas à saúde e estão presentes predominantemente em alimentos de origem vegetal. Se dividem em dois grupos: monoinsaturados e poli-insaturados. Em um padrão alimentar saudável recomenda-se consumo maior desses tipos de lipídeos pois, contribuem na saúde do coração e prevenção de doenças.


 

Do abacate também se faz azeite

azeite de abacate

O azeite de abacate é um alimento cujo perfil nutricional é muito semelhante ao azeite de oliva, com a vantagem de ser um produto nacional. O perfil de lipídeos monoinsaturados classifica ambos como boa fonte deste nutriente, aos quais são atribuídas ações benéficas à saúde, por exemplo, o aumento do HDL-colesterol, o colesterol bom.

Azeite de abacate vs azeite de oliva

Para auxiliar você no entendimento da diferença entre o azeite de abacate e o azeite de oliva, disponibilizamos a tabela ao lado com informações nutricionais.

 

 

Origem e botânica do abacate

O abacateiro, espécie Persea americana, é uma árvore frutífera da família Lauraceae, originária do México e de outras regiões da América Central, que atinge até 30m de altura. Devido à sua origem adapta-se muito bem às temperaturas quentes e amenas.

O nome dado à fruta, ahuacati, que significa testículo, em referência à sua forma, tem origem da língua náuatle, falada por grupos indígenas que habitavam o México e El Salvador. 

O fruto é arredondado ou piriforme e pesa em média de 500g a 1.500g. As variedades mais cultivadas e comercializadas no Brasil são: Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass.


SAIBA MAIS: 

10 frutas brasileiras que você não consome, mas deveria


Como amadurecer o abacate

O abacate é um fruto que amadurece rapidamente após a colheita, devido à sua capacidade de produzir etileno. Mas, muitas vezes, quando compramos abacate no mercado, ele ainda não está maduro o suficiente para ser consumido.

Uma das maneiras de se fazer com que ele amadureça mais depressa, é envolvê-lo em um saco de papel fechado junto com outra fruta que também possua alta produção de etileno, como a banana, o tomate ou a maçã. 

Esse procedimento ajuda a acelerar o processo de amadurecimento pois, quanto mais etileno for produzido, mais rapidamente as frutas amadurecerão.

avocado
Avocado levemente menor e com casca rugosa e marrom

Abacate ou avocado?

Avocado é tradução da palavra abacate para o inglês. Mas, aqui no Brasil, avocado também pode ser como chamamos uma das muitas variedades de abacate que existem. Mais especificamente, “avocado” é o nome que damos à variedade Hass de abacate. Essa variedade pode ser distinguida das demais por sua aparência peculiar:

 

  • Sua casca possui uma textura rugosa e não lisa como os demais abacates;
  • A coloração da casca é mais escura (marrom) quando maduro;
  • O avocado é menor do que as outras variedades de abacate.

No Brasil, as variedades mais plantadas são de abacate tropical, entretanto, no mundo, a preferida dos consumidores é a Hauss, conhecida também como avocado.

O aumento global do consumo de abacate chama a atenção de produtores do País

Mesmo que ainda não esteja incluída entre as frutas de maior impacto econômico na fruticultura brasileira, dados recentes mostram aumento global no consumo dessa fruta e chamam atenção de produtores do País. 

Só nos EUA, o consumo triplicou entre 2000 e 2014 e o preço, entre 2015 e 2016, teve incremento de 75%. No Reino Unido, a popularidade do fruto já é tanta que ele já superou as vendas de laranja, historicamente muito consumida por lá 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2016, a produção de abacate no País supera 195 mil toneladas, cultivadas em 10.868 hectares. A região Sudeste concentra quase toda a produção nacional, sendo os estados de Minas Gerais e de São Paulo, responsáveis por 84% da área cultivada do País.

Mas não se impressione com os números brasileiros, eles ainda não são muito relevantes perto do mercado internacional. O México, maior produtor da fruta no mundo – responsável por 33% da produção global – exportou mais de um milhão de toneladas de abacate para 31 países e os Estados Unidos foi o destino de 770 mil toneladas em 2016 (mais de sete vezes a produção brasileira). 

Os principais produtores são México, República Dominicana, Colômbia e Peru. Mesmo assim, a produção mexicana supera quase quatro vezes as exportações do segundo maior exportador.

 

Fonte:  ABPA, CEPEA.

Temperos frescos sempre à mão

Notícia

Plantar as hortaliças que dão sabor as refeições é fácil e ainda garante a frescura dos temperos ...

05/02/2018

Conheça os benefícios dos aspargos

Notícia

Estudos relatam que o folato, encontrado em abundância no vegetal, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais ...

16/10/2017

Jabuticaba

Benefícios da Jabuticaba – conheça 5 deles

Notícia

Conheça 5 benefícios da jabuticaba, essa fruta tipicamente brasileira que tem gostinho de infância e faz muito bem para a saúde ...

20/12/2018