Abacate: o queridinho das nutricionistas
03/11/2017
O abacate é consumido preferencialmente em sua forma in natura aqui no Brasil, com adição de açúcar ou mel em vitaminas, cremes, sorvete e sobremesas. Em outros países prevalece a utilização do fruto em preparações salgadas em saladas, sanduíches e é a base do mexicano guacamole.
Essa versatilidade de consumo, faz as pessoas se interessarem cada vez mais pela fruta, o que, consequentemente, leva a um aumento expressivo da sua produção.
Sem contar que, por ser fonte de gorduras boas, o abacate é considerado o “queridinho” das nutricionistas. Confira a seguir os vários benefícios do abacate e como está sua situação na demanda internacional.
SAIBA MAIS:
Abacate: entre o doce e o salgado
Benefícios nutricionais do abacate
O abacate contém predominantemente ácido graxo monoinsaturado (oleico), o mesmo encontrado no azeite de oliva. Os ácidos graxos monoinsaturados são gorduras benéficas à saúde e, quando associados a uma alimentação saudável, contribuem com a saúde cardiovascular.
O abacate faz parte do grupo das frutas cujo valor calórico é maior em função do nutriente predominante em sua composição ser o lipídeo. E é exatamente por isto que ele deve fazer parte de nossa alimentação. O tipo de lipídio que essa fruta apresenta (insaturado) é benéfico para a saúde.
Para incluir o abacate como mais uma opção de fruta, faça ajustes nos tamanhos das porções. O ideal é consumir entre 90 e 100g do fruto (± ¼ de unidade ou 02 colheres de sopa cheias), quando se deseja uma equivalência calórica às demais frutas.
Curiosidade
Lipídeos insaturados, assim como os ácidos graxos monoinsaturados, são gorduras benéficas à saúde e estão presentes predominantemente em alimentos de origem vegetal. Se dividem em dois grupos: monoinsaturados e poli-insaturados. Em um padrão alimentar saudável recomenda-se consumo maior desses tipos de lipídeos pois, contribuem na saúde do coração e prevenção de doenças.
Do abacate também se faz azeite
O azeite de abacate é um alimento cujo perfil nutricional é muito semelhante ao azeite de oliva, com a vantagem de ser um produto nacional. O perfil de lipídeos monoinsaturados classifica ambos como boa fonte deste nutriente, aos quais são atribuídas ações benéficas à saúde, por exemplo, o aumento do HDL-colesterol, o colesterol bom.
Azeite de abacate vs azeite de oliva
Para auxiliar você no entendimento da diferença entre o azeite de abacate e o azeite de oliva, disponibilizamos a tabela ao lado com informações nutricionais.
Origem e botânica do abacate
O abacateiro, espécie Persea americana, é uma árvore frutífera da família Lauraceae, originária do México e de outras regiões da América Central, que atinge até 30m de altura. Devido à sua origem adapta-se muito bem às temperaturas quentes e amenas.
O nome dado à fruta, ahuacati, que significa testículo, em referência à sua forma, tem origem da língua náuatle, falada por grupos indígenas que habitavam o México e El Salvador.
O fruto é arredondado ou piriforme e pesa em média de 500g a 1.500g. As variedades mais cultivadas e comercializadas no Brasil são: Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass.
SAIBA MAIS:
10 frutas brasileiras que você não consome, mas deveria
Como amadurecer o abacate
O abacate é um fruto que amadurece rapidamente após a colheita, devido à sua capacidade de produzir etileno. Mas, muitas vezes, quando compramos abacate no mercado, ele ainda não está maduro o suficiente para ser consumido.
Uma das maneiras de se fazer com que ele amadureça mais depressa, é envolvê-lo em um saco de papel fechado junto com outra fruta que também possua alta produção de etileno, como a banana, o tomate ou a maçã.
Esse procedimento ajuda a acelerar o processo de amadurecimento pois, quanto mais etileno for produzido, mais rapidamente as frutas amadurecerão.

Abacate ou avocado?
Avocado é tradução da palavra abacate para o inglês. Mas, aqui no Brasil, avocado também pode ser como chamamos uma das muitas variedades de abacate que existem. Mais especificamente, “avocado” é o nome que damos à variedade Hass de abacate. Essa variedade pode ser distinguida das demais por sua aparência peculiar:
- Sua casca possui uma textura rugosa e não lisa como os demais abacates;
- A coloração da casca é mais escura (marrom) quando maduro;
- O avocado é menor do que as outras variedades de abacate.
No Brasil, as variedades mais plantadas são de abacate tropical, entretanto, no mundo, a preferida dos consumidores é a Hauss, conhecida também como avocado.
O aumento global do consumo de abacate chama a atenção de produtores do País
Mesmo que ainda não esteja incluída entre as frutas de maior impacto econômico na fruticultura brasileira, dados recentes mostram aumento global no consumo dessa fruta e chamam atenção de produtores do País.
Só nos EUA, o consumo triplicou entre 2000 e 2014 e o preço, entre 2015 e 2016, teve incremento de 75%. No Reino Unido, a popularidade do fruto já é tanta que ele já superou as vendas de laranja, historicamente muito consumida por lá
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2016, a produção de abacate no País supera 195 mil toneladas, cultivadas em 10.868 hectares. A região Sudeste concentra quase toda a produção nacional, sendo os estados de Minas Gerais e de São Paulo, responsáveis por 84% da área cultivada do País.
Mas não se impressione com os números brasileiros, eles ainda não são muito relevantes perto do mercado internacional. O México, maior produtor da fruta no mundo – responsável por 33% da produção global – exportou mais de um milhão de toneladas de abacate para 31 países e os Estados Unidos foi o destino de 770 mil toneladas em 2016 (mais de sete vezes a produção brasileira).
Os principais produtores são México, República Dominicana, Colômbia e Peru. Mesmo assim, a produção mexicana supera quase quatro vezes as exportações do segundo maior exportador.

Agrotóxicos: saiba o que é mito e o que verdade nessa discussão
Notícia
Você provavelmente ouviu histórias assustadoras sobre o uso excessivo de agrotóxicos na agricultura. Mas qual é o nível de preocupação que você, consumidor, deve destinar a esse assunto? ...
06/11/2019

Brexit vai afetar o valor dos alimentos no Reino Unido
Notícia
Saída da Inglaterra da União Europeia pode afetar a alimentação na terra da rainha ...
08/11/2017

Frutas tropicais podem ser matéria-prima para corantes naturais
Notícia
Pesquisadores da Embrapa mostram que cascas de frutas tropicais podem ser usadas para produzir corantes naturais e trazer benéficos à saúde ...
16/10/2017