facebook
Voltar para a lista

Açaí é base de corante que facilita cirurgias oculares

É comum que as hortaliças e frutas sejam lembradas como fonte de nutrientes que garantem um estilo de vida mais saudável, mas você sabia que elas podem contribuir para a saúde de uma maneira totalmente inusitada?

É o caso do açaí. A fruta contém em proteínas vegetais, fibras e ácidos graxos monoinsaturados (benéficos para saúde do coração), mas não é a sua propriedade nutricional que está ganhando destaque nas últimas pesquisas medicinais.

Pesquisadores do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina (EPM), pertencente à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolveram um corante que tem como base o açaí. Esse corante será usado para visualizar os tecidos microfinos do olho de forma eficaz e segura, facilitando assim os procedimentos cirúrgicos intraoculares.

Mais seguro que os compostos químicos utilizados atualmente, o corante de açaí é natural e chega a custar vinte vezes menos. Em fase de testes, o novo corante passou os últimos sete anos sendo aperfeiçoado e, agora em 2017, foi testado em ensaios clínicos em 25 pacientes, com excelentes resultados. As próximas etapas do estudo, necessárias antes da colocação do produto no mercado, devem ser realizadas nos próximos seis meses.

COMO FUNCIONA

Doenças que comprometem o fundo dos olhos, como a retinopatia diabética, o buraco macular, a membrana epirretiniana, ou deslocamento da própria retina ou do vítreo (dentre outras), são as principais beneficiárias desse novo produto.

Durante a cirurgia de retina, o corante é aplicado na parte interna dos olhos para facilitar a visualização das membranas e dos tecidos transparentes que irão passar por alguma intervenção.

CORANTE DE AÇAÍ VS. CORANTES ATUAIS

Atualmente, os dois corantes utilizados nesses procedimentos, a indocianina verde e o azul verde, são químicos e tóxicos. Se forem aplicados em alta dosagem eles podem causar a atrofia de uma das camadas da retina.

Já o corante de açaí, além de ser natural, tem o PH neutro e não causa problemas à visão do paciente.

Viu!? A fruta tem muito mais potencial do que você imagina!

Fonte: Hortifruti, 21 de novembro de 2017

Um brinde à fruticultura da Bahia

Notícia

Com uma produção significativa, a Bahia se destaca como uma das maiores produtoras de frutas do Brasil. Nesse cenário, até mesmo o vinho vem garantindo posição de destaque ...

bloody mary-500x333

Bloody Mary: a lenda e o drink

Notícia

Um drink clássico e exótico. Afinal, qual a origem de uma bebida feita a base de tomate, limão e pimenta? Apresentamos o Bloody Mary ...

Frutas energéticas

Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

Notícia

Conheça 4 excelentes opções de frutas energéticas para incluir no café da manhã e começar seu dia com tudo ...