facebook
Voltar para a lista

Agrotóxicos e meio ambiente: como impactam a sua vida?

17/09/2019

Agrotóxicos e meio ambiente

Quando pensamos em agrotóxicos e meio ambiente, é comum imaginar que a relação entre esses dois elementos está na contramão da sustentabilidade. Contudo, os dados revelam que o aumento da produção por área plantada vem ocorrendo por vários motivos e, um deles, é por conta do uso de defensivos. 

Entre as safras de 1976 e 2015, a produção brasileira de grãos e fibras cresceu 325%, saindo de 46,9 milhões de toneladas para 202,2 milhões de toneladas. A área dedicada ao cultivo, entretanto, aumentou apenas 53%. 

Isso mostra um crescimento de 181% na produtividade brasileira e o uso de tecnologia no campo – incluindo os agrotóxicos – foi fundamental para esse desempenho que, entre outros benefícios, reduz a pressão sobre áreas de proteção ambiental. 

O uso de defensivos implica em acréscimo na produção por controlar as mais diversas pragas que afetam as lavouras. Dessa forma, sua utilização pode ser observada a partir da perspectiva da sustentabilidade.


SAIBA MAIS:

PL do veneno: conheça a proposta de alteração na legislação de agrotóxicos

Agrotóxicos nos alimentos: devo me preocupar?


Agrotóxicos e meio ambiente: qual o impacto na saúde do planeta

Produtividade e sustentabilidade

O aumento de produtividade na agricultura está diretamente relacionado à utilização de tecnologia no campo. Os insumos, entre os quais estão os agrotóxicos, são parceiros da adoção de uma agricultura moderna. Outras tecnologias fundamentais incluem as sementes geneticamente modificadas e as máquinas agrícolas, que reduzem as perdas na lavoura. 

Além disso, no caso dos agrotóxicos, o avanço da ciência resultou no desenvolvimento de  produtos cada vez mais específicos, eficientes e menos tóxicos. Isso quer dizer que, com a liberação de novos produtos, os antigos defensivos acabam sendo substituídos pelos mais novos. Nesse contexto há uma redução dos riscos relacionados ao manuseio durante a aplicação e às possíveis contaminações do meio ambiente.

 

Agrotóxicos e meio ambiente X agricultura orgânica

Quando relacionamos o uso de agrotóxicos com a agricultura orgânica também é comum cometer o equívoco de acreditar que esse sistema de produção é, necessariamente, mais amigável com o meio ambiente. Entretanto, a produção orgânica nem sempre é mais sustentável que a convencional. 

Para produzir a mesma quantidade de alimentos, o sistema de produção orgânico demanda mais terra e pode apresentar mais risco de perdas por ocorrência de pragas. Todos esses fatores aumentam o custo de produção, tornando o produto mais caro, inclusive para o consumidor final. 

Além de prejuízos ambientais devido a necessidade de se aumentar a área plantada para produzir mais. Um outro fator que deve ser levado em consideração é que existem insumos que podem ser usados na agricultura orgânica. Na ausência da opção sintética, são usados outros agentes que podem, inclusive, ser mais tóxicos. 

 

Fonte: Brazilian Journal of Development, CNA e Embrapa

Queima do Alho

Couve: uma das estrelas da tradicional Queima do Alho

Notícia

A “Queima do Alho” é uma das atrações da Festa de Peão de Barretos. Trata-se de um evento gastronômico do qual a couve é um dos destaques ...

08/08/2018

Açaí é base de corante que facilita cirurgias oculares

Notícia

Fruta é base de um composto que pode facilitar muito as cirurgias intraoculares ...

21/11/2017

Sem graça? Apesar da fama, Chuchu é versátil e nutritivo

Notícia

Conhecer as propriedades da hortaliça pode ser o empurrão que faltava para você incluí-la na sua alimentação diária ...

09/02/2018