facebook
Voltar para a lista

Alimentos da Rússia: conheça o país sede da Copa do Mundo pela comida

14/06/2018

Alimentos da Rússia

A cada quatro anos, os amantes do futebol param tudo para acompanhar um dos maiores eventos esportivos do planeta: a copa do mundo. Com edições que ocorrem, a cada vez, em um país diferente, além de ser uma ode ao futebol, a copa do mundo é uma oportunidade única de conhecer novos povos e culturas. A edição de 2018 acontece no maior país do mundo e é nossa chance para falarmos dos alimentos da Rússia.

Apesar de seu tamanho, a Rússia ainda é pouco conhecida dos brasileiros e sua produção agrícola não é mundialmente famosa. Ainda assim, um país que ocupa quase que um terço do maior continente do planeta, a Ásia, com certeza se destaca nesse campo. Por causa do clima predominantemente frio, é comum que o país importe grande quantidade de frutas e verduras.

Entretanto, outros produtos de origem vegetal são produzidos e até mesmo exportados. Em 2016, o agronegócio da Rússia tornou-se o maior exportador mundial de grãos, acima de 34 milhões de toneladas. Mas esse sucesso vai além dos grãos. Nos últimos anos a Rússia também se tornou um dos principais produtores de beterraba açucareira e a produção de vegetais em estufa aumentou 30%.

Venha com a gente conhecer alguns desses produtos. Que tal chegar ao início da Copa do Mundo sabendo mais sobre o que se come e se produz do país anfitrião do evento?

 

Alimentos da Rússia: cereais

A Rússia é uma grande produtora de cereais como trigo, milho, cevada e soja. Esses alimentos são fonte de carboidratos complexos, apresentam vitaminas do complexo B, ferro, assim como outros fitonutrientes (nutrientes existentes nas plantas, com propriedades antioxidantes e benefícios para a saúde). Além disso, os cereais são excelentes fontes de fibras em sua forma integral.

Tradicionalmente, a Rússia exporta cerca de um quarto da safra de cereais. Dos ¾ destinados ao mercado interno, destaca-se utilização para a produção de um item tipicamente russo: a vodka. A bebida alcoólica fabricada a partir da fermentação de diversos cerais, como a cevada e o trigo. Com uma produção tão impressionante de grãos, não era difícil imaginar que essa seria a bebida típica do país.

 

Alimentos da Rússia: beterraba

Um dos principais pratos típicos da Rússia leva beterraba como ingrediente principal. A sopa Borsh é feita com caldo da planta, legumes e carne picada. Além dessa deliciosa iguaria, a beterraba é ingrediente de outro produto muito consumido por lá: o açúcar. Nós, do Brasil, estamos acostumados a associar o açúcar à cana mas, em países frios onde essa planta tropical não se adapta bem, a fonte de doçura é a beterraba.

O açúcar de beterraba é em geral produzido com a beterraba branca, mais doce e clara que a beterraba roxa. Assim como a da cana, o açúcar da beterraba é obtido por meio de um processo de extração realizado em quatro etapas. Ainda que tenha grande sucesso em território russo, a beterraba não é nativa. Foi introduzida pelos Império Bizantino (395 — 1453) e em pouco tempo conquistou os eslavos. A planta cozida sem sal contém folato, carboidratos e minerais como magnésio, fósforo e potássio.

 

Alimentos da Rússia: cogumelo 

Os cogumelos ainda não figuram como produto de exportação, mas graças a sua alta popularidade entre os russos conseguiram um lugar de destaque na lista de produtos da Rússia. Uma das tradições mais antigas dos russos é a colheita de cogumelos selvagens, realizada nas florestas e bosques. Essa atividade também é conhecida como caça aos cogumelos.

Popular em todo o território, algumas áreas de floresta, como a Sibéria, atraem gente do mundo todo para a prática. A variedade de cogumelos comestíveis é imensa, assim como a quantidade de pratos que podem ser preparados com eles. Os cogumelos colhidos podem ser fritos e até mesmo servirem como ingrediente principal de sopas e caldos.

A busca pelas espécies nativas ocorre entre os meses de julho e outubro, quando termina o verão e começa o outono. Além da possibilidade de fazer pratos deliciosos, a busca pelos cogumelos garante ao povo russo uma excelente dose de adrenalina. Por serem espécies selvagens e pouco conhecidas, os aspectos nutricionais desses alimentos ainda estão sendo estudadas.

 

Fonte: Hortifruti, 14 de junho de 2018

Fruta-pão

Você conhece a fruta-pão?

Notícia

Diferente de tudo que você já viu, a fruta-pão surpreende. Saiba mais aqui ...

07/02/2019

Graviola é uma das frutas brasileiras

10 frutas brasileiras que você não consome, mas deveria

Notícia

É impossível experimentar de tudo, mas essas frutas brasileiras são especiais. Confira! ...

16/10/2017

Pimentas mais ardidas do mundo

Confira quais são as pimentas mais ardidas do mundo

Notícia

Ardida e saborosa, a pimenta é um caso de amor (ou de ódio). Conheça as cinco pimentas mais ardidas do mundo e se desafie a encará-las ...

03/10/2018