Armazenamento de alimentos: como eles podem durar mais tempo?
14/01/2019
O armazenamento de alimentos é uma daquelas tarefas que parecem fáceis. Entretanto, quando colocamos a mão na massa, até quem já tem intimidade com a cozinha fica com dúvidas. Alguns dos alimentos que guardamos em nossas geladeiras estão vivos e por isso merecem atenção.
A maneira como guardamos aquilo que vamos comer é fundamental para manter as propriedades nutricionais e evitar a contaminação com microrganismos danosos à saúde humana. Principalmente quando falamos de alimentos perecíveis.
A falta de cuidado nessa etapa pode comprometer a saúde e ocasionar:
- Contaminação cruzada
- Desperdício de alimentos
- Deterioração acelerada
- Gastos desnecessários
Além disso, fazendo o armazenamento de alimentos da maneira correta, você passa a encontrar frutas e hortaliças mais facilmente. Pode parecer tedioso, mas dedicar-se a essa tarefa é fundamental para uma boa relação com a comida.
Armazenamento de alimentos de acordo com o seu tipo
Pensando em facilitar a vida de quem deseja aproveitar ao máximo os alimentos, elaboramos um passo a passo sobre para você cuidar melhor das suas frutas, legumes e verduras. Também abordamos os cuidados necessários com os ovos.
Hortaliças
Por serem verduras folhosas, as hortaliças requerem alguns cuidados especiais. Primeiramente, retire as folhas “machucadas”, o resto de terra e os possíveis insetos. Depois, lembre-se:
- Vegetais folhosos devem ser armazenados sob refrigeração a 10ºC
- Não devem ser armazenados por mais de 3 dias
- Os vegetais devem estar completamente secos antes de guardar
- Verduras precisam respirar, por isso não as guarde em sacos completamente fechados
- Na geladeira, deixe os alimentos mais antigos na frente, evitando que eles estraguem por falta de uso.
ATENÇÃO: Confira se sua geladeira está funcionando corretamente. Existe uma zona de risco entre as temperaturas 5ºC e 57ºC. Nessa situação as bactérias se reproduzem com mais facilidade. Dessa forma, vale a pena ficar atento.
VEJA TAMBÉM
Saiba como reaproveitar os alimentos.
Qual a quantidade de hortaliças que devo incluir na minha dieta?
Legumes
Mais uma vez, comece observando se todos os vegetais estão saudáveis e sem machucados aparentes. Em seguida, separe os legumes de acordo com o tipo: tubérculos (como a batata, por exemplo), legumes de bulbo (como cebolas) e legumes de fruto (como o tomate) podem ser melhor armazenados separadamente. Depois:
- Não coloque tudo na geladeira. Alguns legumes se conservam melhor do lado de fora
- Tubérculos como as batatas, por exemplo, devem ser mantidos em locais secos e escuros. Nada de geladeira para eles.
- Outro alimentos que ficam melhor fora da geladeira são: o pepino, o tomate e a cenoura. Esses legumes são mais sensíveis a umidade, por isso precisam de lugar seco para melhor conservação.
- Prefira descascar e picar os legumes apenas antes do uso.
- Alimento picados e descascados devem ser condicionados na geladeira e por até 3 dias.
Frutas
As frutas também precisam de cuidados. Todas as frutas emitem um gás natural chamado etileno. O etileno é inofensivo, mas, quando em contato com outros alimentos que produzem esse gás em menor quantidade, pode acelerar o processo de amadurecimento dos alimentos.
Por isso separe as frutas para que uma não prejudique a outra. Os maiores produtores de etileno que devem ser armazenados longe de outras frutas são:
- Abacate;
- Abacaxi;
- Banana;
- Figos;
- Maçã;
- Mamão;
- Manga;
- Melão;
- Pera;
- Pimentão;
- Tomate;
- Uvas.
Opte por fruteiras para essas frutas e fique atento ao processo de maturação. É válido ressaltar que outras frutas podem ser armazenadas na geladeira sem problemas e que todas as frutas que forem descascadas ou picadas também precisam de refrigeração.
Ovos
O ovo é outro tipo de alimento perecível que requer cuidados na hora do armazenamento:
- Guarde dentro da geladeira, nas prateleiras mais ao fundo. Não se deve deixar o alimento na porta.
- Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho).
- Outra forma de verificar é colocar o ovo em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais fundo ele fica.
Quando higienizar? Eis a questão.
O ideal é só fazer a limpeza dos alimentos quando for consumi-los. Entretanto, nem sempre as pessoas se lembram de fazer esse processo a cada utilização.
Quem prefere limpar os vegetais assim que chega do mercado, antes de armazená-los, deve ser minucioso. O alimento higienizado só pode ser armazenado se estiver completamente seco.
A umidade é um dos elementos que mais favorece a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, fique atento.
Tem alguma dúvida sobre hortaliças e frutas? Fale com a gente em nosso Facebook. Assim, poderemos criar conteúdos importantes para vocês! Será um prazer te ajudar.
Fonte: Hortifruti, 14 de janeiro de 2019

Tomates: 5 curiosidades sobre uma das principais hortaliças do Brasil
Notícia
Muito versátil, o tomate está no prato de quase todo mundo, mas você conhece os segredos dele? ...
26/10/2017

Rio Grande do Norte é destaque na produção de melão
Notícia
Estado contribuiu significativamente para salto que o Brasil deu na produção da fruta nos últimos anos ...
25/10/2017

Jiló: rejeitado por muitos, mas adorado por alguns
Notícia
Muitas vezes considerado um patinho-feio na culinária, o jiló também tem defensores que ressaltam seus nutrientes e apreciam seu sabor amargo ...
25/04/2018