facebook
Voltar para a lista

Benefícios da Jabuticaba – conheça 5 deles

20/12/2018

Jabuticaba

Os benefícios da jabuticaba são muitos e diversos. A fruta é 100% brasileira, originária da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes: o primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.

Seja qual for a origem do nome, o fato é que a fruta conquista fãs por todo o País. De casca negra e polpa branca, a jabuticaba cresce colada ao tronco da árvore, tem um formato arredondado e um sabor doce muito apreciado. A safra ocorre duas vezes ao ano, de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.

A maioria da produção é realizada em pomares domésticos e a fruta pode ser utilizada, inclusive, para fazer bebidas alcoólicas. O licor de jabuticaba é conhecido por ser muito saboroso.

Esse aspecto versátil é uma das características marcantes da fruta. Pode ser consumida ao natural, mas também na forma de doces, geleias, licor ou vinho. Os molhos à base de jabuticaba fazem boa combinação com pratos salgados.

Com todas essas características, falar da jabuticaba, assim como saboreá-la, é uma delícia. Neste artigo você vai conhecer:

  • As propriedades nutricionais da jabuticaba;
  • Como comprar e conservar a fruta;
  • 5 benefícios da jabuticaba;
  • Uma receita de molho de jabuticaba de lamber os dedos.

 

Propriedades nutricionais da jabuticaba

Apesar do tamanho, um dos benefícios da jabuticaba é o destaque no aspecto nutricional. Na fruta é possível encontrar pequenas quantidades de ferro. Além disso, a quantidade de vitamina C é expressiva. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de alimentos (Taco), cada 100 gramas de jabuticaba possuem 16,2 miligramas dessa vitamina.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Florestas), a polpa da jabuticaba cultivada na região sul do país também apresenta boas quantidades de zinco, manganês, magnésio e potássio. Esses minerais são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

  • O zinco tem papel importe para as células cerebrais, retina, fígado, rins, próstata, músculos, cabelos e ossos. Ajuda também na defesa imunológica e na cicatrização. É conhecido por agir como um antioxidante.
  • O manganês está associado a formação de ossos e cartilagens, ao crescimento, à reprodução e a metabolização de açúcares e gorduras
  • O magnésio por sua vez, desempenha papel importante na contração muscular e no crescimento de ossos. Ele converte gorduras, proteínas e carboidratos em energia e contribui para a produção de hormônios corporais
  • Por fim, o potássio estimula as contrações musculares e as transmissões nervosas, agindo no relaxamento muscular. Além disso, atua no balanço e na distribuição de água pelo organismo.

A jabuticaba é ainda um destaque do grupo de alimentos arroxeados e, por isso, apresenta na sua composição flavonoides, elementos que possuem ação antioxidante.

 

Como comprar e conservar a jabuticaba

Na hora de comprar a fruta in natura fique atento. Observe se as jabuticabas estão firmes, brilhantes e sem rachaduras. Todas devem ser bem lavadas em água corrente. Compre apenas a quantidade que for consumir, pois a fruta estraga com muita facilidade. Dentro da geladeira a fruta pode ser conservada de dois a três dias.


SAIBA MAIS

Agrotóxico é realmente necessário?

Saiba como reaproveitar os alimentos.


5 benefícios da jabuticaba

Separamos 5 benefícios dessa frutinha que tem gosto de infância. Confira.

 

1.      Rainha da versatilidade

A jabuticaba é tão versátil que pode ser considerada a rainha das frutas nesse quesito. Seu consumo se dá tanto in natura, como em preparações doces ou salgadas. Além disso, a indústria de cosméticos também a utiliza sob a forma de insumo para produtos de beleza.

Os produtos mais conhecidos são os molhos, geleias, vinhos e licores.

2.      Sua casca apresenta antocianinas

A casca da Jabuticaba apresenta antocianinas – compostos antioxidantes que conferem aos vegetais tons do vermelho ao azulado. É a mesma substância presente nas uvas escuras e nos vinhos tintos e que estudos indicam que faz bem para a saúde.

Por isso, aproveitar até a casca dessa fruta é uma excelente opção. Hoje, no mercado, já é possível encontrar alimentos que levam a casca da nossa pequena notável como ingrediente, são eles: barrinha de cereais, casca passa, aguardente, fermentado, vinagres, além dos preparos caseiros tradicionais, como geleias e compotas.

3.      Espalha-se facilmente em quintais e pomares

Um dos benefícios da cor arroxeada de sua casca é que ela atrai pássaros e insetos. Dessa forma, esses animais, ao se alimentarem da fruta, acabam espalhando as sementes, o que garante a perpetuação da espécie, por quintas e pomares, de maneira natural.

4.      Existem mais de 12 variedades da fruta

A jabuticaba é uma fruta que possui diversas variedades. Já é possível identificar entre 12 a 15 diferentes espécies de jabuticaba. A mais comum delas é a Sabará, sendo essa espécie altamente produtiva e a mais apreciada. Além dessa, outros tipos muito cultivados são a Paulista, Branca, Rajada e Ponhema. Isso faz com que você possa provar diversos sabores e sempre encontrar grandes quantidades da fruta.

5.      Sua madeira é muito utilizada na construção civil

A madeira da jabuticabeira é muito utilizada na construção civil. Mas não fica só nesse ramo. Pode ser usada não só para produção de lenha como também na fabricação de tábuas e móveis de excelente qualidade.

 

Receita de molho de jabuticaba

Confira uma receita fácil e saborosa para aproveitar todos os benefícios da jabuticaba.

Ingredientes

1 xícara de jabuticaba

¾ de xícara de água

½ pote de iogurte desnatado

1 colher de sopa de mel

2 colheres de café de sal

 

Modo de preparo

  1. Primeiramente, coloque as jabuticabas e a água em uma panela e cozinhar em fogo alto por 15 minutos;
  2. Em seguida, peneire a jabuticaba para retirar os caroços e aproveitar as cascas;
  3. Por fim, bater no liquidificador a calda com as cascas, o iogurte, o mel e o sal por 1 minuto.

 

Uma colher de sopa dessa receita (15g) possui 15,71 kcal, 3,43g de carboidrato, 0,45g de proteína, 0,35g de fibra alimentar e 69,60mg de sódio.

 

Fonte: Hortifruti, 20 de dezembro de 2018

Referências:

  • Guia de Alimentos Regionais Brasileiros, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), Embrapa e Embrapa Florestas.
Pinhão

Delícias de época: Pinhão invade cardápio do inverno

Notícia

A chegada do inverno traz, além de baixas temperaturas, a abundância do pinhão. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse alimento típico do Paraná? ...

11/07/2018

Cogumelos Venenosos

Cogumelos venenosos: saiba como identificar

Notícia

Os brasileiros estão tomando gosto pelo consumo de cogumelos. Mas é preciso cuidado, existem diversos tipos de cogumelos venenosos. Saiba como identificá-los ...

21/03/2019

Comidas típicas de festa junina

Comidas típicas de festa junina: conheça e se delicie!

Notícia

Pula fogueira iaiá! É tempo de festa junina. Conheça 3 ingredientes indispensáveis para os preparos típicos do evento ...

11/06/2018