facebook
Voltar para a lista

A berinjela como você nunca viu

01/07/2020

berinjela

Da mesma família do tomate, pimenta, pimentão e batata, a Solanum melongena mais conhecida como berinjela não é uma das queridinhas dos consumidores como suas parentes, mas deveria ser! Afinal é um alimento de valor calórico reduzido, apresenta em sua composição vitaminas do complexo B, vitamina A e E. Além disso, possui minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e selênio.

Quer saber mais sobre as qualidades da berinjela e como esse alimento é produzido até chegar na sua casa? Continue lendo esse texto e você ainda vai descobrir algumas dicas para comprar, armazenar e preparar aquela deliciosa refeição.

Descoberta da berinjela

Vestígios de berinjelas encontrados em vasos de cozinha (um tipo de panela daquela época) na índia, apontam que a berinjela tenha sido incorporada na dieta alimentar dos homens há pelo menos, 4 mil anos. Há 2 mil anos esse alimento já era também, apreciado na China.

A berinjela chegou ao Ocidente pelas mãos dos árabes e dos portugueses no século XIII, e acredita-se que foi trazida para o continente americano pelos espanhóis. É uma planta considerada de fácil cultivo nos trópicos e as plantas selvagens ainda são presentes em toda Ásia tropical e subtropical.

A comparação entre as plantas selvagens e domesticadas mostram que um processo de seleção de plantas de berinjelas com formas mais alongadas, maiores em tamanho e de cores escuras. Além disso, as plantas cultivadas hoje em dia, germinam com maior facilidade e são mais resistentes a pragas e doenças.


As plantas ancestrais da berinjela produziam frutos menores e ovais, com supostos usos culinários diferentes e propriedades nutricionais e químicas bem diferentes das que consumidos hoje.


Hoje está presente na culinária de todo o mundo. Cozida, assada, em conservas ou crua existem várias formas de incluir esse legume em uma receita.

Existe uma grande variedade de berinjelas, que se diferencia pelas cores. As mais comuns são vermelho escuro ou roxo. Em Bangladesh, sul da Ásia já existe até mesmo uma variedade transgênica com resistência a um inseto (Leucinodes orbonalis), principal praga dessa cultura.


SAIBA MAIS

Alimentos transgênicos: o que são e quais suas características?

Conheça o lado bom de alguns alimentos que ninguém gosta


No Brasil, estão disponíveis no mercado algumas variedades desse legume, como a berinjela comum e a japonesa, voltadas mais para o consumidor final, e uma de tamanho menor, mais usada pela indústria de conservas. Existem algumas de cores diferenciadas, como as de casca branca e verde. Entretanto, independente do seu formato ou cor, suas propriedades são praticamente as mesmas.

O consumo de berinjela no Brasil e mundo

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – sigla em inglês) mostram que a berinjela é plantada em uma área superior a 1.8 milhões de hectares distribuídos pelo mundo. A produção total de berinjela ultrapassou os 54 milhões de toneladas no ano de 2018.

Os países que mais produzem essa hortaliça são a China, Índia e Egito com uma produção anual de aproximadamente 34, 12 e 1 milhão de toneladas respectivamente.

produtores de berinjela no BrasilNo Brasil, 71,2 mil toneladas de berinjela são produzidas em mais de 11 mil estabelecimentos agropecuários espalhados pelo país. Aproximadamente 90% dessa produção são comercializadas em centrais de abastecimento (CEASAs) espalhadas pelo País.

A região Sudeste se destaca com 73% da produção. Enquanto a Região Norte participa com apenas 1,3% da produção do País.

Conheça, no gráfico, os principais produtores em cada uma das cinco grandes regiões do Brasil.

A preferência dos consumidores brasileiros é por frutos de formato mais alongado, de coloração roxo-escura e brilhante. Entretanto, o mercado está se diversificando e hoje já existe demanda por frutos de coloração branca e de menor tamanho. Além disso, encontramos frutos denominados “babies”, colhidos precocemente e usados principalmente em conservas.

Você sabe a melhor época para comprar berinjela? Veja como o preço dessa hortaliça oscilou no ano de 2019 na CEAGESP. Essa variação de valor do quilo da berinjela também é vista em outras Ceasas do Brasil.

preço médio da berinjela

Não tem motivos para consumir berinjela?

Nós te damos alguns:

Informação nutricional da berinjela

Dica: para facilitar a compreensão da tabela de informação nutricional utilize como regra: 01 colher de sopa de berinjela crua contém ± 10g do alimento. Se a berinjela estiver cozida, 01 colher de sopa terá aproximadamente 25g. Já na forma grelhada 01 fatia de berinjela pesa em média 20g. É considerado como 01 porção de berinjela a quantidade de 60g.

A fibra alimentar presente na berinjela é um ponto de destaque deste alimento. Presente tanto na forma solúvel, quanto insolúvel contribui com a saúde intestinal. Como parte integrante de um padrão alimentar saudável a fibra alimentar solúvel auxilia na manutenção de níveis adequados de glicose, colesterol e triglicérides no sangue.

Presença de compostos benéficos

Os compostos fenólicos e antocianinas presentes, principalmente na casca da berinjela, são objeto de estudo de diversas pesquisas científicas. Aos flavonoides são atribuídas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana podendo estar associados com efeitos cardioprotetores e anticarcinogênicos.


Vale ressaltar, no entanto, que os polifenóis presentes nos alimentos nem sempre são ativos no organismo em função de sua baixa biodisponibilidade. Sendo assim atribuir propriedades terapêuticas a alimentos isoladamente é uma prática desaconselhada.


Nossa dica é incluir a berinjela, preferencialmente com a casca, em sua alimentação seja na forma crua, grelhada, cozida, assada, gratinada ou em conserva.

A produção de berinjela

A berinjela é uma planta de porte arbustivo, com caule flexível e ereto, podendo atingir 1 a 1,8 metros de altura. A intensa formação de ramos laterais confere à planta o aspecto de arbusto e dependendo da cultivar, pode apresentar espinhos. Diferentemente da abobrinha, a berinjela reproduz-se preferencialmente por autofecundação.

As berinjelas se desenvolvem a partir de sementes, no entanto a plantação de berinjelas é realizada preferencialmente a partir de mudas produzidas por técnicos especializados. Produtores de mudas certificados garantem qualidade das plantas e homogeneidade de produção.


Os agricultores dão preferência ao plantio por mudas, mas as sementes de berinjelas que consumimos em casa podem ser plantadas em copinhos, onde irão germinar. Agora, caso queira que ela continue crescendo e produza frutos, a plantinha precisará ser transplantada para uma área maior.


Regiões de clima quente (temperatura média de 25° C) com umidade elevada são as preferidas dessa hortaliça. Inclusive, temperaturas entre 32° C e 35° C aceleram a maturação dos frutos. No sul do país a produção de berinjelas ocorre nos meses mais quentes, já em outras regiões a produção pode ocorrer durante o ano todo.

produção de berinjelas

 

Os frutos de berinjela vão estar prontos para serem colhidos em aproximadamente três meses após a germinação da planta. O ponto ideal de colheita é determinado visualmente, quando os frutos atingem 16 a 20 cm de comprimento e apresentam coloração roxo-escura uniforme e brilhante. A polpa desse fruto deve estar macia e firme e sementes ainda tenras.

A tesoura de poda é a ferramenta preferida pois evita ferimentos aos frutos e às plantas.

Cuidados garantem a durabilidade da berinjela

Após colhidas essas hortaliças devem ser manipuladas com cuidado porque são bastante sensíveis. Para evitar depreciação do fruto os produtores realizam a limpeza dos frutos e separam os que apresentam padrão adequado daqueles com má formação, passados, murchos, e com sintomas de doenças.

Para manter a qualidade dos frutos de berinjela a partir da colheita até o produto chegar ao consumidor, os frutos são então colocados em caixas leves, de plásticos e forradas internamente com papel e assim são transportadas.

O valor das berinjelas é dado com base na qualidade e tamanho dos frutos, além de levar em conta a demanda do mercado.

Os frutos de berinjela normalmente são vendidos a granel, em bancas, sendo manipulados e selecionados diretamente pelo consumidor, nessas condições a vida útil da hortaliça fica abaixo de três dias. No entanto, quando embaladas individualmente podem ter sua durabilidade aumentada, se refrigeradas de forma adequada (8 a 12° C). Aprenda a armazenar corretamente os alimentos quando chegam na sua casa.

Escolha bem sua berinjela

Por ser vegetal delicado fique atento na hora da compra com o frescor, integridade e brilho da casca e cálice.

As berinjelas devem ser escolhidas com muito cuidado, pois são delicadas e se amassam com facilidade. Berinjelas muito grandes o passadas irão apresentar sementes mais amargas.

As berinjelas devem ser escolhidas com muito cuidado, pois são delicadas e se amassam com facilidade.

Em casa, guarde a berinjela dentro de um saco plástico furado, na parte mais baixa da geladeira. Nessas condições a hortaliça pode durar até duas semanas. A higienização do fruto e retirada do cálice, deve ser feita apenas quando for consumi-la. Saiba mais sobre higienização de hortifruti!

Inclua a berinjela na sua refeição

Não tem costume de comer berinjela? saiba que essa hortaliça é muito apreciada no mundo. É ingrediente de pratos tradicionais da culinária internacional como Ratatouille (francês), Baba ghanoush e Moussaka (árabe), Caponata, Carpaccio e Napolitana (italiano), entre outros.


Curiosidade:

O processamento da berinjela em forma de farinha é uma maneira de evitar perdas e aproveitar suas características nutricionais. A farinha de berinjela é empregada na elaboração de produtos de panificação (biscoitos, pães e massas alimentícias) visando melhorar o aporte de fibra alimentar destes produtos.


receita com berinjela

Você vai precisar de:

2 berinjelas médias, descascadas, cortadas em cubinhos

½ cebola picada

2 colheres de sopa de suco de limão

2 dentes de alho amassados

3 colheres de sopa de azeite

¼ de pimentão picado bem miúdo

½ xícara (chá) de cheiro verde

Sal e pimenta a gosto

Após preparar os ingredientes, ferva a berinjela até cozinhá-la, escorra e reserve. Frite a cebola e o alho no azeite, então junte o pimentão e a nossa hortaliça destaque.

Acrescente o limão, o sal e a pimenta, refogue bem. Por fim, acrescente o cheiro verde e misture tudo.

Está pronta a sua pasta de berinjela, ideal para acompanhar pães e torradas. Aprenda aqui a fazer macarrão de abobrinha também!

 

 

 

Principais fontes:

Companhia Nacional de abastecimento (CONAB)

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO)

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Page, A. et al. Eggplant Domestication: Pervasive Gene Flow, Feralization, and Transcriptomic Divergence. Molecular Biology Evolution, 2019.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.0. São Paulo, 2019. [Acesso em: 21 de maio de 2020]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca.

índice glicêmico

Índice Glicêmico: descubra se você precisa se preocupar com ele

Notícia

Na busca por uma alimentação saudável, muitas vezes somos bombardeados por termos que não conhecemos. Aqui você fica sabendo o que é o índice glicêmico ...

15/03/2019

Nutrientes

Nutrientes: o que são e qual a importância para o organismo

Notícia

Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são a prova de que os alimentos fazem muito mais do que saciar o apetite e despertar sensações incríveis no paladar ...

27/12/2018

Turismo e saúde: conheça o Circuito das Frutas de São Paulo

Notícia

Quem mora na capital paulista tem uma opção de turismo saudável e saborosa a poucos quilômetros da metrópole ...

27/10/2017