facebook
Voltar para a lista

Exportação de frutas: como o Brasil está posicionado?

exportação de frutas no Brasil

A exportação de frutas brasileiras é uma temática que nem sempre recebe seu devido destaque. Que o Brasil é um grande produtor e exportador de produtos agropecuários todo mundo sabe. Nesse sentido, alimentos como soja e carne logo vem a mente, e realmente são destaques do agro nacional.

Mas e a produção e exportação de frutas pelos produtores brasileiros? Você sabe a origem da fruta que você consome? Conheça mais sobre esse assunto com a leitura abaixo!

Brasil, grande produtor de frutas

frutas exportadas

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, ficando atrás apenas da China e Índia. Por aquiproduz-se cerca de 44 milhões de toneladas de frutas. Ou seja, muito provavelmente a fruta que você consome é brasileira.

Além disso, os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará são os maiores produtores de frutas no país. Aqui, temos destaque para laranja, banana, limão, mamão, abacaxi, uva, maçã, melancia e coco.

Sendo assim, com tantos frutos produzidos pelos produtores brasileiros, é de se esperar que o país busque também promover a exportação de frutas. De fato, as cores e sabores das frutas brasileiras atraem os consumidores estrangeiros. Os países da União Europeia são os que mais se beneficiam da qualidade dos nossos pomares.

No entanto, a exportação de frutas pelo Brasil ainda é tímida perto de todo o potencial agrícola que o país possui. Nesse sentido, apenas 3% é exportado. Mas essa realidade tem tudo para mudar. De 2010 a 2019 houve crescimento de 5,2%, sendo que em 2019 o país bateu recorde ao superar 997 mil toneladas de frutas exportadas.

Exportação de frutas pelo Brasil

Quando falamos em exportação de frutas o cenário entre os estados que merecem destaque muda, porque a região Nordeste é a grande protagonista. Especialmente os produtores dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia que investiram em tecnologias modernas de irrigação e tem superado as dificuldades climáticas. Esses quatro estados, portanto, foram responsáveis por aproximadamente 70% de toda fruta exportada no ano de 2019.

No entanto, para entrar no competitivo mercado internacional de fruticultura, os produtores brasileiros também tiveram que adotar mecanismos de certificação. Para isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o sistema de produção denominado Produção Integrada de Frutas (PIF), visando a alta qualidade das frutas brasileiras.

O PIF, quando implementado, possibilita o rastreamento de toda a cadeia. Assim, assegura a qualidade da fruta e confere um selo de certificação ao agricultor.

A certificação serve para proporcionar segurança alimentar, garantia de qualidade e rastreabilidade. Além disso, também fornece a confiabilidade de que o processo produtivo foi realizado de acordo com os direitos humanos e preservação do meio ambiente.


LEIA TAMBÉM

Rastreabilidade de alimentos contribui para consumo responsável


As frutas mais exportadas no Brasil

Você arriscaria dizer quais frutas são as mais exportadas pelo Brasil? Pois bem, os consumidores brasileiros buscam frequentemente por frutas como banana, maçã, laranja e mamão. Enquanto isso, as frutas mais exportadas e de maior retorno econômico foram, em 2019, as mangas, os melões, as uvas, os limões e as limas.

Além disso, o Brasil é o maior produtor de laranjas e exportador de suco de laranja concentrado. Não por acaso, a citricultura brasileira tem reconhecimento, e somos também referência em ciência e tecnologia para essa cultura. Para se ter uma ideia, a cada cinco copos de laranja bebidos no mundo, três foram produzidos no Brasil.

exportação de frutasAs frutas brasileiras conquistaram a Europa

As frutas brasileiras são de tão excelente qualidade que os Europeus são os maiores compradores do Brasil. Dessa maneira, Holanda e Reino Unido são os que mais compraram em 2019.

Confira na tabela os dez principais países para qual o Brasil realiza exportação de frutas.

Com a exportação de frutas para os países da União Europeia consolidadas, os investimentos e as expectativas são para o crescimento e abertura de novos mercados importadores das frutas brasileiras.

Sendo assim, em setembro de 2020 enviamos a primeira carga de melões brasileiros para a China. Ou seja, novo marco para essa cultura. Essa pode ter sido a porta de entrada para outras frutas no país asiático. Afinal, já é possível observar avanços, como por exemplo, na exportação de abacate para o Japão, Chile e Estados Unidos, de uva para a China e Coreia do Sul e de melão para a África do Sul, Filipinas e Vietnã.

Os produtores brasileiros também estão com expectativa de crescimento das exportações de melão, uva, manga e limão, em 2021, para o Oriente Médio e Emirados Árabes. No entanto, para que essa expansão seja possível, os agricultores precisaram se adaptar a novas certificações, como a Halal. Nesse sentido, o documento é uma certificação que assegura aos muçulmanos uma agricultura que segue as orientações da lei islâmica.

Ainda temos muito a crescer na exportação de frutas

Nossas frutas podem ir mais longeO Brasil pode e deve produzir e exportar cada vez mais. Somos um dos poucos países do mundo com terra, clima e tecnologias para produzir em todas as regiões do país, durante o ano todo.

Em 2020, alcançamos um crescimento de 3,6% no acumulado até outubro.  Perto do que exportamos hoje, a fruticultura brasileira ainda tem muito espaço a conquistar no mercado internacional.

Quer saber ainda mais sobre frutas? Então aprofunde-se no assunto com nosso artigo sobre consumo de frutas no Brasil!

 

Principais fontes:

Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Dados estatísticos. Disponível em: https://abrafrutas.org/dados-estatisticos/. Acesso em 19/11/2020.

Apex-Brasil. Abrafrutas participa na próxima semana da maior feira de frutas do mundo. Disponível em: https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/abrafrutas-participa-na-proxima-semana-da-maior-feira-de-frutas-do-mundo/. Acesso em: 19/11/2020.

Apex-Brasil. Abrafrutas participa de discussões acerca do mercado russo de frutas em webinar: https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/ abrafrutas-participa-de-discussoes-acerca-do-mercado-russo-de-frutas-em-webinar/ Acesso em: 19/11/2020.

FAO. Top 10 Country, Export Quantity of Juice, orange. Disponível em: http://www.fao.org/faostat/en/#rankings /countries_by_commodity_exports. Acesso em: 19/11/2020.

Um brinde à fruticultura da Bahia

Notícia

Com uma produção significativa, a Bahia se destaca como uma das maiores produtoras de frutas do Brasil. Nesse cenário, até mesmo o vinho vem garantindo posição de destaque ...

Qualidade da água

Qualidade da água: para lavar, beber e para produzir todo nosso alimento

Notícia

Água é coisa séria, descubra como é feito o controle do acesso e qualidade desse valioso recurso natural. ...

Conheça os benefícios dos aspargos

Notícia

Estudos relatam que o folato, encontrado em abundância no vegetal, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais ...