facebook
Voltar para a lista

Conhece o cambuci? Seja o bairro ou a fruta, você vai se surpreender!

01/08/2018

Cambuci

Pergunte a um paulista sobre o Cambuci. Se ele for da capital, com certeza, indicará um bairro. Se for do interior, é possível que se lembre de uma cachaça ou uma geleia. O que pouca gente sabe é que tanto o nome do bairro quanto o dos produtos gastronômicos têm a mesma origem: uma fruta chamada cambuci.

Nativo da Mata Atlântica, o cambuci é um fruto verde com gosto que lembra o do limão. Já seu formato é um caso à parte: arredondado e com uma crista no meio, há quem dia que ele lembra a forma de um disco voador ou um pote de água indígena. Estudiosos, inclusive, defendem que o nome atual da fruta deriva do termo tupi-guarani kãmu-si, que significa pote d’água.

Nos tempos da colonização, o cambuci era abundante na Serra do Mar e por toda São Paulo, principalmente pelo bairro que leva seu nome. Hoje em dia, entretanto, a tarefa de encontrar uma das árvores de cambuci é bastante difícil. Quem acha, se delicia com uma fruta de aroma adocicado e sabor marcante.

O cambuci é muito utilizado na fabricação de sorvetes, sucos e, principalmente, em doces em caldas ou gelados. Para a sua polpa seja aproveitada ao máximo, os frutos utilizados devem estar levemente arredondados. Assim, contarão com alto teor de umidade, garantindo o máximo de aproveitamento na fabricação dos seus derivados.

 

Características do cambuci

O cambuci é fruto do cambucizeiro, uma árvore típica da Mata Atlântica.  Seu nome científico é Campomanesia phaea. O cambucizeiro tem entre 3 e 5 metros de altura. Possui floração branca e vistosa nos meses de agosto a novembro. Sua frutificação é abundante e ocorre durante os meses de janeiro e fevereiro. Seus frutos, quando maduros, são amarelados a alaranjados, dando à árvore um aspecto de grande beleza, sendo uma excelente opção para a arborização de praças e jardins.

Por causa de sua acidez, a forma in natura do fruto nem sempre agrada aos paladares mais sensíveis. Entretanto, a fruta tem um grande potencial para a industrialização, devido ao alto rendimento em polpa, elevada acidez e razoáveis concentrações de ácido ascórbico, minerais e fibras alimentares.

De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Fruticultura sobre o Cambuci, cada fruto tem, em média, 4,00 % de fibra alimentar. Apresenta, também, valores baixos de proteína (0,44%), carboidratos totais (5,00%), lipídios (1,53%) e valores razoáveis de ácido ascórbico (33,37 mg 100 g).  Em relação aos minerais, destacaram-se: o sódio, o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio.

Ademais, vale destacar que outras partes da cambucizeiro são utilizadas. Suas folhas, por exemplo, contém uma grande quantidade de óleo essencial. Esse óleo oferece tem valor comercial para as indústrias de cosméticos e remédios.

 

Rota gastronômica do Cambuci

Criada em 2009, a rota gastronômica do cambuci surgiu da necessidade da criação de um roteiro gastronômico, turístico e cultural, dentro e nas redondezas do Parque Estadual da Serra do Mar Paulista, para divulgar, promover e fomentar as potencialidades deste fruto.


GASTRONOMIA E TURISMO

Conheça o Circuito das Frutas de São Paulo

Brasil prova que país tropical também pode produzir bons vinhos


Desde a sua criação, diversas cidades paulistas se reúnem para realizar o evento. Aliada à gastronomia, a rota conta com uma série de atividades culturais, turísticas e de lazer, em cada uma das regiões.

Além disso, a iniciativa reúne os produtores do fruto em torno de um Arranjo Produtivo Sustentável, que envolve processamento e comercialização dos produtos de Cambuci. Os mesmos parceiros participam ainda de um Roteiro Turístico de trabalho de forma integrada.

 

Cambuci corre risco de extinção

Mais frequentemente associada a animais, a extinção também pode acontecer com plantas. Contudo, os alimentos também têm uma lista daqueles que podem desaparecer. A Arca do Gosto, catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção já apontou mais de 750 desses alimentos. Dentre os representantes brasileiros está o cambuci.

Mas nem tudo são más notícias. Um movimento de cerca de 60 produtores vem conseguindo resgatar o cultivo de frutas nativas da Mata Atlântica. Eles estão reunidos na Rota Gastronômica do Cambuci, em pequenas propriedades do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Além do Cambuci, os produtores investem em espécies como Uvaia, Araçá e Grumixama.

 


Você sabia? Bairro Cambuci é um dos mais antigos de São Paulo

O bairro Cambuci é um dos mais antigos de São Paulo. Desde o século XVI a região já era um importantíssimo ponto de passagem e parada dos tropeiros paulistas que subiam a Serra do Mar rumo à capital e ao interior do estado.

Berço de anarquistas, artistas, músicos, operários, industriais, comerciantes, boêmios e outros tantos mais, o bairro do Cambuci é uma amostra da biodiversidade humana. Um verdadeiro retrato da grande São Paulo.


Gostou de encontrar mais detalhes sobre o Cambuci? Conhece alguma outra fruta regional? Conte para a gente no Facebook e acesse também nossas matérias sobre os alimentos típicos de Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Hortifruti, 1º de agosto de 2018

Referência:

  • AHPCE. Cambuci: O Fruto, O Bairro, A Rota, Instituto Aua;
  • VALLILO, Maria Isabel et al. Características físicas e químicas dos frutos do cambucizeiro (Campomanesia phaea). Revista Brasileira de Fruticultura, v. 27, n. 2, p. 241-244, 2005.

Brexit vai afetar o valor dos alimentos no Reino Unido

Notícia

Saída da Inglaterra da União Europeia pode afetar a alimentação na terra da rainha ...

08/11/2017

Cogumelos Venenosos

Cogumelos venenosos: saiba como identificar

Notícia

Os brasileiros estão tomando gosto pelo consumo de cogumelos. Mas é preciso cuidado, existem diversos tipos de cogumelos venenosos. Saiba como identificá-los ...

21/03/2019

Cupuaçu

Versátil e saboroso, Cupuaçu vem do Norte e conquista todo o País

Notícia

De aroma marcante e sabor exótico, o cupuaçu conquista admiradores por onde passa. Conheça mais sobre esse tesouro amazônico ...

15/08/2018