Cebolinha, cebolinha-francesa e cebolinho. É tudo a mesma coisa?
23/10/2018
Se você gosta de se aventurar na cozinha e busca receitas em livros e na Internet, já deve ter se deparado com os ingredientes: cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho. É comum achar que todos esses nomes se referem ao mesmo vegetal, não é mesmo? Mas isso não poderia estar mais errado.
Apesar de serem vegetais similares, a cebolinha (Allium fistulosum) e a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) são espécies diferentes e pedem formas de preparos distintas. Já o “cebolinho” é o nome que a cebolinha-francesa recebe nos estados do Norte e Nordeste do País.
Independente da espécie, a cebolinha é uma das hortaliças mais apreciadas na alimentação humana. É encontrada com facilidade em grandes centros comerciais, em mercados locais e lojas de frutas e legumes. Pode ser consumida fresca ou desidratada.
É fácil de ser cultivada, podendo ser plantada até mesmo em casa e por quem não tem nenhuma experiência.
Mas afinal, o que difere as duas cebolinhas?
Muito parecidas, para identificar corretamente cada espécie, deve-se, primeiramente, se atentar à cor. A cebolinha comum (Allium fistulosum) é originária da Sibéria, possui cor verde-claro e produz pequenos bulbos cônicos esbranquiçados.
Já a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) é originária da Europa e apresenta a coloração verde escura. Suas folhas são bem finas e formam tufos bem fechados.
SAIBA MAIS
Conheça mais da cebola, parente mais conhecido das cebolinhas
Agrotóxicos: perigos, riscos e percepções
Dicas para plantar cebolinhas
Se você pretende iniciar uma pequena horta em sua casa, saiba que a cebolinha é uma ótima opção. O plantio pode ser feito em um jardim ou potinho (caso escolha o potinho, busque um ligeiramente mais largo para que a planta se desenvolva bem).
Faça com que a planta fique em um lugar que receba luz solar, mas sem que a incidência seja direta, dessa forma, as folhas não se queimam.
Por fim, cuide de sua mudinha. Quando perceber que a terra está seca, regue. Corte as folhas com frequência para estimular o crescimento. Se as temperaturas da sua região forem muito baixas, vale a pena investir em uma pequena estufa para obter hortaliças mais bonitas e sadias.
Qual a melhor forma de preparo para cada uma das cebolinhas?
Se elas são tão parecidas, podem ser preparadas da mesma maneira? A resposta é não. Ambas podem servir para diversos tipos de preparos salgados, seja em sopas, omeletes, carnes e, até mesmo para decorar pratos. Contudo, enquanto a cebolinha comum pode ser incluída no preparo com a panela ainda no fogo, a cebolinha francesa é menos resistente ao calor. Por isso, se for utilizar a cebolinha-francesa em pratos quentes, opte por integrá-la no final da cozedura para que ela não perca as características, como a cor e o sabor.
Em relação aos aspectos nutricionais, estudos recentes indicam que ambas também possuem similaridades. Destacam-se a baixa acidez, elevado teor de clorofila e também teor razoável de carotenoides totais, compostos associados a benefícios para a saúde humana.
Você tem o costume de usar cebolinha nos seus preparos? Quais das duas espécies você gosta mais?
Fonte: Hortifruti, 23 de outubro de 2018
Referências:
- Cardoso MO & Berni RF (2012) Índices agronômicos na cebolinha com doses de sulfato de amônio. Horticultura Brasileira, 30:2375-2382.
- DA SILVA, Aline Priscilla Gomes et al. Características físico-químicas de cebolinhas comum e europeia/Physicochemical characteristics of commom and european chives. Brazilian Journal of Food Technology, v. 18, n. 4, p. 293, 2015.

Segurança Alimentar: garantia de acesso a alimentos seguros e saudáveis
Notícia
Muita gente não sabe, mas segurança alimentar, além de ter alimentos seguros, é também assegurar acesso constante a seus nutrientes ...
18/07/2019

Quiabo: conheça esse alimento que veio da África e conquistou o Brasil
Notícia
A versatilidade é um dos pontos altos do quiabo, mas está longe de ser a única. Conheça três benefícios incríveis desse vegetal ...
31/05/2019

Delícias de época: Pinhão invade cardápio do inverno
Notícia
A chegada do inverno traz, além de baixas temperaturas, a abundância do pinhão. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse alimento típico do Paraná? ...
11/07/2018