facebook
Voltar para a lista

Cebolinha, cebolinha-francesa e cebolinho. É tudo a mesma coisa?

23/10/2018

cebolinha-interna

Se você gosta de se aventurar na cozinha e busca receitas em livros e na Internet, já deve ter se deparado com os ingredientes: cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho. É comum achar que todos esses nomes se referem ao mesmo vegetal, não é mesmo? Mas isso não poderia estar mais errado.

Apesar de serem vegetais similares, a cebolinha (Allium fistulosum) e a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) são espécies diferentes e pedem formas de preparos distintas. Já o “cebolinho” é o nome que a cebolinha-francesa recebe nos estados do Norte e Nordeste do País.

Independente da espécie, a cebolinha é uma das hortaliças mais apreciadas na alimentação humana. É encontrada com facilidade em grandes centros comerciais, em mercados locais e lojas de frutas e legumes. Pode ser consumida fresca ou desidratada.

É fácil de ser cultivada, podendo ser plantada até mesmo em casa e por quem não tem nenhuma experiência.

Mas afinal, o que difere as duas cebolinhas?

Muito parecidas, para identificar corretamente cada espécie, deve-se, primeiramente, se atentar à cor. A cebolinha comum (Allium fistulosum) é originária da Sibéria, possui cor verde-claro e produz pequenos bulbos cônicos esbranquiçados.

Já a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) é originária da Europa e apresenta a coloração verde escura. Suas folhas são bem finas e formam tufos bem fechados.


SAIBA MAIS

Conheça mais da cebola, parente mais conhecido das cebolinhas

Agrotóxicos: perigos, riscos e percepções


Dicas para plantar cebolinhas

Se você pretende iniciar uma pequena horta em sua casa, saiba que a cebolinha é uma ótima opção. O plantio pode ser feito em um jardim ou potinho (caso escolha o potinho, busque um ligeiramente mais largo para que a planta se desenvolva bem).

Faça com que a planta fique em um lugar que receba luz solar, mas sem que a incidência seja direta, dessa forma, as folhas não se queimam.

Por fim, cuide de sua mudinha. Quando perceber que a terra está seca, regue. Corte as folhas com frequência para estimular o crescimento. Se as temperaturas da sua região forem muito baixas, vale a pena investir em uma pequena estufa para obter hortaliças mais bonitas e sadias.

Qual a melhor forma de preparo para cada uma das cebolinhas?

Se elas são tão parecidas, podem ser preparadas da mesma maneira? A resposta é não. Ambas podem servir para diversos tipos de preparos salgados, seja em sopas, omeletes, carnes e, até mesmo para decorar pratos. Contudo, enquanto a cebolinha comum pode ser incluída no preparo com a panela ainda no fogo, a cebolinha francesa é menos resistente ao calor.  Por isso, se for utilizar a cebolinha-francesa em pratos quentes, opte por integrá-la no final da cozedura para que ela não perca as características, como a cor e o sabor.

Em relação aos aspectos nutricionais, estudos recentes indicam que ambas também possuem similaridades. Destacam-se a baixa acidez, elevado teor de clorofila e também teor razoável de carotenoides totais, compostos associados a benefícios para a saúde humana.

Você tem o costume de usar cebolinha nos seus preparos? Quais das duas espécies você gosta mais?

 

Fonte: Hortifruti, 23 de outubro de 2018

Referências:

  • Cardoso MO & Berni RF (2012) Índices agronômicos na cebolinha com doses de sulfato de amônio. Horticultura Brasileira, 30:2375-2382.
  • DA SILVA, Aline Priscilla Gomes et al. Características físico-químicas de cebolinhas comum e europeia/Physicochemical characteristics of commom and european chives. Brazilian Journal of Food Technology, v. 18, n. 4, p. 293, 2015.
Cenário Hortifruti Brasil 2018

Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018 mostra que geração de empregos é destaque

Notícia

Estudo inédito revela que o cultivo de frutas e hortaliças gera, em média, 25 postos de trabalho a cada 10 hectares (ha). Para a cultura da soja, um emprego é gerado a cada 10 ha ...

31/10/2018

Lentilha

Lentilha: muito além do grão da sorte

Notícia

Muita lembrada no final do ano para as tradicionais simpatias de Réveillon, a lentilha pode ser útil o ano inteiro! ...

03/05/2018

Um brinde à fruticultura da Bahia

Notícia

Com uma produção significativa, a Bahia se destaca como uma das maiores produtoras de frutas do Brasil. Nesse cenário, até mesmo o vinho vem garantindo posição de destaque ...

23/11/2017