facebook
Voltar para a lista

Cebolinha, cebolinha-francesa e cebolinho. É tudo a mesma coisa?

23/10/2018

cebolinha-interna

Se você gosta de se aventurar na cozinha e busca receitas em livros e na Internet, já deve ter se deparado com os ingredientes: cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho. É comum achar que todos esses nomes se referem ao mesmo vegetal, não é mesmo? Mas isso não poderia estar mais errado.

Apesar de serem vegetais similares, a cebolinha (Allium fistulosum) e a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) são espécies diferentes e pedem formas de preparos distintas. Já o “cebolinho” é o nome que a cebolinha-francesa recebe nos estados do Norte e Nordeste do País.

Independente da espécie, a cebolinha é uma das hortaliças mais apreciadas na alimentação humana. É encontrada com facilidade em grandes centros comerciais, em mercados locais e lojas de frutas e legumes. Pode ser consumida fresca ou desidratada.

É fácil de ser cultivada, podendo ser plantada até mesmo em casa e por quem não tem nenhuma experiência.

Mas afinal, o que difere as duas cebolinhas?

Muito parecidas, para identificar corretamente cada espécie, deve-se, primeiramente, se atentar à cor. A cebolinha comum (Allium fistulosum) é originária da Sibéria, possui cor verde-claro e produz pequenos bulbos cônicos esbranquiçados.

Já a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) é originária da Europa e apresenta a coloração verde escura. Suas folhas são bem finas e formam tufos bem fechados.


SAIBA MAIS

Conheça mais da cebola, parente mais conhecido das cebolinhas

Agrotóxicos: perigos, riscos e percepções


Dicas para plantar cebolinhas

Se você pretende iniciar uma pequena horta em sua casa, saiba que a cebolinha é uma ótima opção. O plantio pode ser feito em um jardim ou potinho (caso escolha o potinho, busque um ligeiramente mais largo para que a planta se desenvolva bem).

Faça com que a planta fique em um lugar que receba luz solar, mas sem que a incidência seja direta, dessa forma, as folhas não se queimam.

Por fim, cuide de sua mudinha. Quando perceber que a terra está seca, regue. Corte as folhas com frequência para estimular o crescimento. Se as temperaturas da sua região forem muito baixas, vale a pena investir em uma pequena estufa para obter hortaliças mais bonitas e sadias.

Qual a melhor forma de preparo para cada uma das cebolinhas?

Se elas são tão parecidas, podem ser preparadas da mesma maneira? A resposta é não. Ambas podem servir para diversos tipos de preparos salgados, seja em sopas, omeletes, carnes e, até mesmo para decorar pratos. Contudo, enquanto a cebolinha comum pode ser incluída no preparo com a panela ainda no fogo, a cebolinha francesa é menos resistente ao calor.  Por isso, se for utilizar a cebolinha-francesa em pratos quentes, opte por integrá-la no final da cozedura para que ela não perca as características, como a cor e o sabor.

Em relação aos aspectos nutricionais, estudos recentes indicam que ambas também possuem similaridades. Destacam-se a baixa acidez, elevado teor de clorofila e também teor razoável de carotenoides totais, compostos associados a benefícios para a saúde humana.

Você tem o costume de usar cebolinha nos seus preparos? Quais das duas espécies você gosta mais?

 

Fonte: Hortifruti, 23 de outubro de 2018

Referências:

  • Cardoso MO & Berni RF (2012) Índices agronômicos na cebolinha com doses de sulfato de amônio. Horticultura Brasileira, 30:2375-2382.
  • DA SILVA, Aline Priscilla Gomes et al. Características físico-químicas de cebolinhas comum e europeia/Physicochemical characteristics of commom and european chives. Brazilian Journal of Food Technology, v. 18, n. 4, p. 293, 2015.
Queima do Alho

Couve: uma das estrelas da tradicional Queima do Alho

Notícia

A “Queima do Alho” é uma das atrações da Festa de Peão de Barretos. Trata-se de um evento gastronômico do qual a couve é um dos destaques ...

08/08/2018

A agricultura precisa realmente dos agrotóxicos?

Entrevista

O pesquisador da Embrapa Fernando Adegas revela por que a produção agrícola tropical precisa lançar mão de tecnologias para ser competitiva ...

16/10/2017

Temperos naturais: opções para dar mais sabor aos preparos

Notícia

Temperos naturais são uma excelente forma de diminuir a quantidade de sal na comida sem abrir mão do sabor. ...

21/01/2019