facebook
Voltar para a lista

Cenoura: a raiz comestível que é grande aliada da nossa saúde

27/11/2019

cenoura

A cenoura, conhecida cientificamente como Daucus carota L, é uma hortaliça que tem a raiz como sua principal parte comestível.  Apreciada para o consumo in natura, crua ou cozida, é um alimento utilizado também no preparo de saladas, sopas, sucos, aperitivos, conservas, bolos e massas, entre outros. Hoje já é possível encontrar até mesmo macarrão feito do vegetal.

Espaguete de cenoura

No aspecto nutricional, o que destaca na cenoura é a quantidade de betacaroteno e de fibras alimentares. O betacaroteno é um antioxidante que o corpo utiliza para produzir vitamina A. Esse nutriente é também responsável pela cor alaranjada dos alimentos. Da mesma forma que a beterraba, a cenoura também é um excelente corante natural.


             SAIBA MAIS:

Raízes comestíveis: você sabia que elas existem?

Hortaliças – por que devo incluí-las na dieta?


Os nutrientes da cenoura são essenciais para a saúde 

A cenoura é um alimento rico em carotenoides (pró vitamina A) e apresenta em sua composição baixo valor calórico além de conter fibras alimentares, sais minerais e outros compostos antioxidantes. A vitamina A é essencial para a visão, essa é a função mais conhecida dessa vitamina no funcionamento do nosso corpo. 

Além disso, é necessária para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, assim como para a estrutura da nossa pele. A deficiência de vitamina A torna o indivíduo mais suscetível a doenças causadas por bactérias, vírus e outros parasitas.


VOCÊ SABIA: A deficiência de vitamina A é uma das carências nutricionais que mais prevalece no mundo todo. Atinge grande parte da população infantil em países em desenvolvimento, principalmente crianças menores de cinco anos de idade. No Brasil é considerado como um problema moderado de saúde pública (prevalência de 10 a 20%).

Em casos mais avançados, a deficiência de vitamina A pode levar à cegueira parcial ou total. É uma doença que aparece principalmente entre os grupos de baixo nível socioeconômico, que se alimentam mal e vivem em condições sanitárias pouco satisfatórias. Ações de intervenção para modificar este cenário envolvem a criação de hábitos alimentares mais saudáveis nas famílias, acrescentando na dieta alimentos ricos em vitamina A e incentivando o aleitamento materno.

 SAIBA MAIS:  Tipos de vitaminas – saiba quais são e onde encontrá-las


Informação nutricional da cenouraAssim como a cenoura crua, a versão cozida também pode ser considerada uma boa fonte de fibra. A versão crua possui 3,2 gramas de fibra alimentar a cada 100 gramas, e a cozida apresenta 2,6 gramas do nutriente.

Lembrando que:

04 colheres de sopa cenoura cozida (=100g)

06 colheres de sopa cenoura crua (=100g)

 

Da cenoura tudo se aproveita! Experimente consumir suas folhas

Não é só a raiz da cenoura que pode ser aproveitada, sua folha também pode ser consumida. A folha da cenoura é fonte de fibras alimentares, além de conter vitamina A, C e minerais. 

Indicada como ingrediente em preparações salgadas e doces, faz parte das chamadas plantas alimentícias não convencionais (PANCS). Para melhor aproveitamento e absorção desses nutrientes pelo nosso corpo recomenda-se o cozimento dessa parte da planta. 

Dica para escolher a cenoura na hora de comprá-laaprenda a escolher cenoura

Ao comprar cenoura, é importante ficar atento a alguns aspectos. Normalmente, as raízes menores são mais macias e mais saborosas. Já raízes muito grossas têm menor qualidade, pois são mais fibrosas e menos saborosas. 

Pequenas tortuosidades não prejudicam a qualidade da raiz. Também é importante observar se as raízes estão firmes e com cor laranja intensa, preferencialmente sem pigmentação verde ou roxa na parte superior.


VEJA TAMBÉM:

Feios, mas com os mesmos nutrientes: conheça os alimentos imperfeitos

Pequenas, mas notáveis: mini-hortaliças ganham destaque na mesa do consumidor


produção de cenouraDesafios enfrentados por produtores de cenoura no Brasil

Pode não parecer, mas os produtores enfrentam vários desafios no campo para conseguir que essa importante hortaliça chegue às nossas mesas. São necessárias diversas práticas de manejo para controlar pragas e melhorar a produtividade e a qualidade da cenoura produzida.

Das práticas e técnicas utilizadas, podemos destacar:

  •       Escolha de variedades melhores adaptadas à região;
  •       Uso de sementes sadias;
  •       Preparo do solo;
  •       Adubação;
  •       Irrigação;
  •       Manejos integrado de pragas, doenças e plantas daninhas; entre outras.

Produção de cenoura no Brasil

A cenoura está entre as 10 hortaliças mais plantadas e também entre as mais consumidas no País. Ocupa uma área de aproximadamente 15 mil hectares, sendo que a produção se concentra nos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul.  

Sendo assim, possui grande importância socioeconômica para o agronegócio brasileiro. Essa importância se dá, principalmente, por apresentar elevada capacidade de geração de emprego e renda em todos os segmentos de sua cadeia produtiva durante todo o ano.

Fonte: Cenário Hortifruti Brasil, EMBRAPA.

Tudo sobre cebola

Tudo sobre cebola: conheça uma das hortaliças mais consumidas no mundo

Notícia

Com mais de 50 variedades produzidas no Brasil, a cebola tem lugar de destaque no prato dos brasileiros e na economia do País! ...

12/12/2017

banana

O que é que a banana tem?

Notícia

Preferência nacional, 99% da produção da fruta no Brasil é direcionada ao mercado interno ...

24/10/2017

Produtores brasileiros mostram que uva pode ser cultivada em clima tropical

Notícia

Com o desenvolvimento de variedades adaptadas às condições tropicais, o País vem ganhado destaque na produção de uvas ...

16/10/2017