Como cultivar hortaliças em casa
Saber como cultivar hortaliças é uma excelente forma de incentivar a alimentação saudável.
Neste texto você vai ler:
- Como cultivar hortaliças em casa;
- Onde cultivar as hortaliças;
- Quais as melhores hortaliças para cultivar em casa;
- Como manter as hortaliças em casa;
- Dicas para o pequeno produtor de hortaliças.
Como cultivar hortaliças em casa
Cultivar hortaliças não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Ainda assim, ter um pouco de conhecimento a respeito pode facilitar muito a execução dessa tarefa.
Para começar é importante seguir um passo a passo simples, para que todas as espécies possam se desenvolver de maneira satisfatória.
- Escolha o local onde vai cultivar as hortaliças. O ideal é que, independentemente da sua escolha, a área conte com um bom espaço para o crescimento das raízes e espaço entre as plantas.
- Se o plantio não for realizado direto na terra, é importante que o recipiente escolhido seja capaz de drenar corretamente o excesso de água. Para isso, faça orifícios de 1 centímetro de diâmetro na parte inferior (2 ou 3 buracos é o suficiente).
- Os recipientes e ferramentas a serem utilizados devem ser bem lavados. Se possível utilizando uma solução com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água). Isso garante que bactérias e fungos que podem contaminar a plantação sejam eliminados
- Utilize terra própria para o cultivo de hortaliças
- Utilize fertilizantes para ajudar no crescimento das plantas
- Monte seu recipiente de seguinte maneira: um pouco de cascalho no fundo, terra fofa, semente, terra fofa.
- No caso da plantação direto na terra, prepare o espaço e não deixe de utilizar a terra adequada.
FIQUE POR DENTRO
Você consome a quantidade ideal diária de frutas, legumes e verduras?
O que você sabe sobre índice glicêmico?
Onde cultivar hortaliças
Engana-se quem pensa que para cultivar hortaliças é necessário grandes espaços ou de um quintal à disposição. Sem dúvida, com luz e água suficiente é possível plantar uma horta em qualquer lugar.
Espaços como a área de serviço, sacadas, janelas e a varanda podem ser adaptados para receber o cultivo. Todavia, caso você disponha de um quintal, a tarefa certamente se torna ainda mais fácil. Para determinar onde cultivar as hortaliças avalie, primeiramente, o espaço disponível e a espécie que deseja plantar.
Confira algumas formas de cultivar hortaliças e veja qual se adapta melhor a sua moradia.
Direto na terra
Quem tem um quintal ou mesmo um terreiro na varanda pode fazer o cultivo direto na terra. A vantagem dessa forma é que não será necessário pratinho para recolher o excesso de água.
Em jardineiras
A jardineira pode ser usada tanto na varanda, como na área de serviço ou janelas. Elas são compactas e permitem que as plantas possam ser mudadas de localização de acordo com o que for mais interessante.
Escolha hortaliças de pequeno porte para esses recipientes
Em vasos
Os vasos são tradicionais e permitem uma maior flexibilidade, já que podem vir em diferentes tamanhos e estilos. Quem opta por essa forma de cultivar hortaliças deve ficar atento com os pratinhos para recolher o excesso de água. Deixar a água parada nesses recipientes é um convite para insetos que podem ser prejudiciais à saúde, a exemplo do mosquito da Dengue.
Para quem vive se esquecendo de regar as plantas uma boa opção são os vasos autoirrigáveis.
Em embalagens recicladas
Uma opção rápida e barata de plantio é utilizar materiais, que antes iriam direto para o lixo, como base para sua mini horta. Nesse caso é só abusar da criatividade. Você pode optar por garrafas pets, latas de alumínio, potes de vidro, caixas de madeira e até mesmo blocos de concreto.
Seja qual for sua opção, tente otimizar ao máximo o espaço. Escolha um local que seja de fácil acesso e que não fique à altura de animais de estimação. Se sua casa for pequena, invista em montagens de hortas verticais.
Quais as melhores hortaliças para cultivar em casa
Depois de escolhido o local e forma mais adequada do plantio, o próximo passo é escolher qual hortaliça se adaptará melhor à sua rotina. Existe uma infinidade de opções que vão desde vegetais folhosos até legumes.
Você pode cultivar em casa, por exemplo: alface, brócolis, rúcula, pepino e tomate.
LEIA TAMBÉM
Nutrientes mais encontrados em frutas e hortaliças
Temperos também são ótimas opções para plantar em casa. Saiba como cultivá-los!
Conheça algumas dicas para as hortaliças mencionadas anteriormente.
Alface
Para cultivar a alface é necessário bastante exposição solar (cerca de cinco horas diárias de sol). A profundidade de terra deve ser de um palmo. Não se esqueça de adubar a terra.
Para regar, use dias alternados. Colheita a partir de 60 até 90 dias.
Brócolis
O brócolis se adapta bem a espaços pequenos, por isso é ideal para apartamentos. Prefere climas amenos, mas também pode ser plantado durante o ano todo.
O tempo para colheita é de 60 e 110 dias, dependendo da espécie.
Rúcula
É ideal para ambientes fechados, pois necessita de temperaturas altas. Não precisa de vasos muito profundos, uma vez que suas raízes são pequenas (20 centímetros de terra são o suficiente).
Com quatro semanas já possível utilizá-la.
Pepino
Precisa de temperaturas altas e profundidade de terra. Ideal para quem tem um quintal à disposição. O vegetal deve ser colhido um pouco antes do amadurecimento completo, ou seja, de 30 a 70 dias após o plantio.
Com o pepino em mãos aproveite para fazer picles.
Tomate
O tomate deve ser plantado em local arejado e com exposição ao sol (cerca de quatro horas diárias). Precisa de 40 centímetros de solo e de podas constantes. É indicado a utilização de uma estaca para auxiliar que o caule da planta se mantenha firme.
Como manter as hortaliças em casa
Depois de escolhido o local e a espécie, o ponto que merece destaque é a atenção sobre como cuidar das hortaliças. Regar é imprescindível para o bom desenvolvimento das plantas. Ademais, é importante retirar todas as folhas secas e amareladas.
Em relação ao solo, deve-se revolver a terra a cada três meses, além de adubar pelo menos duas vezes por ano.
Fique atento às pragas. Quando descobertas cedo, o controle pode ser feito de forma manual. Para isso, verifique se existe uma planta doente em sua horta e, caso positivo, retire a planta para evitar que ela contamine toda a plantação.
Outro ponto importantíssimo é não matar os insetos que fazem o controle natural das pragas. Alguns animais, como abelhas, minhocas e joaninhas podem ser de grande valia tanto na adubação quanto no controle de infestações.
Dicas para o pequeno produtor de hortaliças
Para quem deseja ir mais a fundo e passar a cultivar hortaliças como atividade econômica, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sebrae elaboraram um guia sobre como cultivar hortaliças comercialmente.
Fora essa publicação, foi desenvolvido um site que aborda as 50 hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. O material é super indicado para o pequeno produtor, seja ele experiente ou não, e para quem quer diversificar os cultivos.
Você pode acessar o guia completo clicando aqui e o site neste link.
Fonte: Hortifruti

Maçã: uma das frutas mais apreciadas pela humanidade
Notícia
Conhecida desde a antiguidade, a maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo todo ...

Pesquisas destacam a importância da horta escolar para a educação
Notícia
Por meio de atividades externas, é possível discutir temas como produção de alimentos e métodos para controle de pragas e plantas indesejadas ...

Saiba por que o Durian é uma fruta proibida da Ásia
Notícia
Mesmo sendo famosa pelo odor forte e desagradável, a Durian ainda é muito consumida em países asiáticos ...