facebook
Voltar para a lista

Como cultivar hortaliças em casa

15/02/2019

Como-cultivar-hortalicas

Saber como cultivar hortaliças é uma excelente forma de incentivar a alimentação saudável.

Neste texto você vai ler:

  • Como cultivar hortaliças em casa;
  • Onde cultivar as hortaliças;
  • Quais as melhores hortaliças para cultivar em casa;
  • Como manter as hortaliças em casa;
  • Dicas para o pequeno produtor de hortaliças.

Como cultivar hortaliças em casa

Cultivar hortaliças não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Ainda assim, ter um pouco de conhecimento a respeito pode facilitar muito a execução dessa tarefa.

Para começar é importante seguir um passo a passo simples, para que todas as espécies possam se desenvolver de maneira satisfatória.

  1. Escolha o local onde vai cultivar as hortaliças. O ideal é que, independentemente da sua escolha, a área conte com um bom espaço para o crescimento das raízes e espaço entre as plantas.
  2. Se o plantio não for realizado direto na terra, é importante que o recipiente escolhido seja capaz de drenar corretamente o excesso de água. Para isso, faça orifícios de 1 centímetro de diâmetro na parte inferior (2 ou 3 buracos é o suficiente).
  3. Os recipientes e ferramentas a serem utilizados devem ser bem lavados. Se possível utilizando uma solução com água sanitária. Isso garante que bactérias e fungos que podem contaminar a plantação sejam eliminados
  4. Utilize terra própria para o cultivo de hortaliças
  5. Utilize fertilizantes para ajudar no crescimento das plantas
  6. Monte seu recipiente de seguinte maneira: um pouco de cascalho no fundo, terra fofa, semente, terra fofa.
  7. No caso da plantação direto na terra, prepare o espaço e não deixe de utilizar a terra adequada.

Onde cultivar hortaliças

Engana-se quem pensa que para cultivar hortaliças é necessário grandes espaços ou de um quintal à disposição. Sem dúvida, com luz e água suficiente é possível plantar uma horta em qualquer lugar.

Espaços como a área de serviço, sacadas, janelas e a varanda podem ser adaptados para receber o cultivo. Todavia, caso você disponha de um quintal, a tarefa certamente se torna ainda mais fácil. Para determinar onde cultivar as hortaliças avalie, primeiramente, o espaço disponível e a espécie que deseja plantar.

Confira algumas formas de cultivar hortaliças e veja qual se adapta melhor a sua moradia.

 

Direto na terra

Quem tem um quintal ou mesmo um terreiro na varanda pode fazer o cultivo direto na terra. A vantagem dessa forma é que não será necessário pratinho para recolher o excesso de água.

 

Em jardineiras

A jardineira pode ser usada tanto na varanda, como na área de serviço ou janelas. Elas são compactas e permitem que as plantas possam ser mudadas de localização de acordo com o que for mais interessante.

Escolha hortaliças de pequeno porte para esses recipientes

Em vasos

Os vasos são tradicionais e permitem uma maior flexibilidade, já que podem vir em diferentes tamanhos e estilos. Quem opta por essa forma de cultivar hortaliças deve ficar atento com os pratinhos para recolher o excesso de água. Deixar a água parada nesses recipientes é um convite para insetos que podem ser prejudiciais à saúde, a exemplo do mosquito da Dengue.

 

Para quem vive se esquecendo de regar as plantas uma boa opção são os vasos autoirrigáveis.

 

Em embalagens recicladas

Uma opção rápida e barata de plantio é utilizar materiais, que antes iriam direto para o lixo, como base para sua mini horta. Nesse caso é só abusar da criatividade. Você pode optar por garrafas pets, latas de alumínio, potes de vidro, caixas de madeira e até mesmo blocos de concreto.

Seja qual for sua opção, tente otimizar ao máximo o espaço. Escolha um local que seja de fácil acesso e que não fique à altura de animais de estimação. Se sua casa for pequena, invista em montagens de hortas verticais.

 

Quais as melhores hortaliças para cultivar em casa

Depois de escolhido o local e forma mais adequada do plantio, o próximo passo é escolher qual hortaliça se adaptará melhor à sua rotina. Existe uma infinidade de opções que vão desde vegetais folhosos até legumes.

Você pode cultivar em casa, por exemplo: alface, brócolis, rúcula, pepino e tomate.

 


SAIBA MAIS

Nutrientes mais encontrados em frutas e hortaliças

Temperos também são ótimas opções para plantar em casa. Saiba como cultivá-los!

Tudo sobre cebola: conheça uma das hortaliças mais consumidas no mundo


 

Conheça algumas dicas para as hortaliças mencionadas anteriormente.

 

Alface

Para cultivar a alface é necessário bastante exposição solar (cerca de cinco horas diárias de sol). A profundidade de terra deve ser de um palmo. Não se esqueça de adubar a terra.

Para regar, use dias alternados. Colheita a partir de 60 até 90 dias.

 

Brócolis

O brócolis se adapta bem a espaços pequenos, por isso é ideal para apartamentos. Prefere climas amenos, mas também pode ser plantado durante o ano todo.

O tempo para colheita é de 60 e 110 dias, dependendo da espécie.

 

Rúcula

É ideal para ambientes fechados, pois necessita de temperaturas altas. Não precisa de vasos muito profundos, uma vez que suas raízes são pequenas (20 centímetros de terra são o suficiente).

Com quatro semanas já possível utilizá-la.

 

Pepino

Precisa de temperaturas altas e profundidade de terra. Ideal para quem tem um quintal à disposição. O vegetal deve ser colhido um pouco antes do amadurecimento completo, ou seja, de 30 a 70 dias após o plantio.

Com o pepino em mãos aproveite para fazer picles.

 

Tomate

Apesar de ser um fruto, o tomate muitas vezes é confundido com uma hortaliça. Deve ser plantado em local arejado e com exposição ao sol (cerca de quatro horas diárias). Precisa de 40 centímetros de solo e de podas constantes. É indicado a utilização de uma estaca para auxiliar que o caule da planta se mantenha firme.

 

Como manter as hortaliças em casa

Depois de escolhido o local e a espécie, o ponto que merece destaque é a atenção sobre como cuidar das hortaliças. Regar é imprescindível para o bom desenvolvimento das plantas. Ademais, é importante retirar todas as folhas secas e amareladas.

Em relação ao solo, deve-se revolver a terra a cada três meses, além de adubar pelo menos duas vezes por ano.

Fique atento às pragas. Quando descobertas cedo, o controle pode ser feito de forma manual. Para isso, verifique se existe uma planta doente em sua horta e, caso positivo, retire a planta para evitar que ela contamine toda a plantação.

Outro ponto importantíssimo é não matar os insetos que fazem o controle natural das pragas. Alguns animais, como abelhasminhocas joaninhas podem ser de grande valia tanto na adubação quanto no controle de infestações.

 

Dicas para o pequeno produtor de hortaliças

Para quem deseja ir mais a fundo e passar a cultivar hortaliças como atividade econômica, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sebrae elaboraram um guia sobre como cultivar hortaliças comercialmente.

Fora essa publicação, foi desenvolvido um site que aborda as 50 hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. O material é super indicado para o pequeno produtor, seja ele experiente ou não, e para quem quer diversificar os cultivos.

Você pode acessar o guia completo clicando aqui e o site neste link.

 

Fonte: Hortifruti, 15 de fevereiro de 2019

Cenário Hortifruti Brasil 2018

Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018 mostra que geração de empregos é destaque

Notícia

Estudo inédito revela que o cultivo de frutas e hortaliças gera, em média, 25 postos de trabalho a cada 10 hectares (ha). Para a cultura da soja, um emprego é gerado a cada 10 ha ...

31/10/2018

Curiosidades sobre a goiaba

Goiaba: a sua aliada na saúde intestinal e na dose extra de vitamina C

Notícia

A goiaba, além de rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento, possui alto teor de fibras que contribuem para saúde do intestino. ...

27/03/2018

jilo

Jiló: rejeitado por muitos, mas adorado por alguns

Notícia

Muitas vezes considerado um patinho-feio na culinária, o jiló também tem defensores que ressaltam seus nutrientes e apreciam seu sabor amargo ...

25/04/2018