facebook
Voltar para a lista

Como ter uma alimentação saudável: saiba o que pode estar te sabotando

26/02/2019

Como ter uma alimentação saudável

Como ter uma alimentação saudável na correria do dia a dia é um dos maiores dilemas da atualidade. Se, afinal, somos o que comemos é urgente e necessário pensar em como resolver essa equação. Para dar um passo rumo a uma vida mais saudável é preciso encontrar algum tempo para pensar no que comemos todos os dias.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a maioria dos brasileiros se alimenta mal e está acima do peso. A mudança de hábito é fundamental para transformar esse cenário, mas existem comportamentos que podem estar dificultando a sua adaptação.

Mas não se preocupe! Para te ajudar a superar esse desafio o Hortifruti Saber & Saúde elaborou uma lista com três comportamentos que podem estar te sabotando na hora de ter uma alimentação mais saudável.


VEJA TAMBÉM

Como ter uma alimentação equilibrada?

400 gramas de FLV. Saiba o que é isso!


Como ter uma alimentação saudável

1. Não exagerar no álcool

Tem como ter uma alimentação saudável sem abrir mão daquela cerveja gelada no final de semana? Claro!

As palavras-chave nesse caso são equilíbrio e moderação. O efeito do álcool no corpo vai além da famosa ressaca do dia seguinte. Ao exagerar no consumo, diversas partes do corpo humano são afetadas.

O corpo leva 1 hora, em média, para metabolizar 1 lata de cerveja. Entenda:

 

2. Preocupar-se com os líquidos

A ingestão de líquidos, na quantidade adequada, é uma das mais importantes regras para uma alimentação mais eficiente.

Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água.Assim, é importante não descuidar da ingestão da quantidade diária aconselhada, que é de 1,5 a 2 litros de água por dia.

A ingestão de líquidos durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado e ajuda o organismo a transportar os nutrientes que precisamos. Além disso, os líquidos têm papel fundamental na regulação da temperatura corporal.

Quando o corpo está bem hidratado, sintomas como cansaço e fadiga são menos intensos. As células se mantêm saudáveis e a aparência e textura da pele melhoram.

A ingestão de líquidos por crianças e idosos requer atenção redobrada. Para as crianças, é importante compensar as perdas de água de atividades físicas mais intensas. Já para idosos, é comum que exista um esquecimento da ingestão de líquidos e, por consequência, desidratação.

A escolha de qual líquido ingerir também é fundamental. Muitas bebidas mascaram em sua composição grandes quantidades de açúcar e sódio e isso não são as ideais. A água aparece, então, como a escolha mais adequada. Sucos de fruta e chás vêm logo na sequência.

 

3. Planejamento

O planejamento é uma das fases mais importantes de quem quer descobrir como ter uma alimentação saudável. Isso porque, com a rotina e a correria do dia a dia, muitas vezes opta-se por comer alimentos mais práticos, mas que podem não ter nada de saudáveis.

Ao se planejar, você consegue avaliar quais são os alimentos que pretende consumir, qual o melhor método de preparo e também quais são as melhores opções caso queira comer na rua.

Se você é responsável pela alimentação de sua família, o planejamento é ainda mais importante. Ao planejar as refeições, você conseguirá perceber o que entra e sai da sua cozinha. Assim, será mais fácil identificar se todos têm consumido a quantidade adequada de frutas, verduras e legumes e se as compras estão sendo assertivas para evitar o desperdício.

Dessa forma, é possível encontrar os melhores dias para, quem sabe, adicionar aquele prato gostoso, mas não tão nutritivo na semana. Afinal, ter uma alimentação saudável não é se privar, mas sim encontrar o equilíbrio. É comer de tudo, mas não tudo o tempo todo!

 

Fonte: Hortifruti, 26 de fevereiro de 2019

Pimentas mais ardidas do mundo

Confira quais são as pimentas mais ardidas do mundo

Notícia

Ardida e saborosa, a pimenta é um caso de amor (ou de ódio). Conheça as cinco pimentas mais ardidas do mundo e se desafie a encará-las ...

03/10/2018

Proteína Vegetal

5 fontes de proteína vegetal

Notícia

Muitas dietas restringem o consumo de produtos de origem animal, como é o caso dos adeptos ao veganismo e ao vegetarianismo. Entretanto, deixar de comer carne é algo que precisa ser feito com planejamento ...

10/01/2019

Brexit vai afetar o valor dos alimentos no Reino Unido

Notícia

Saída da Inglaterra da União Europeia pode afetar a alimentação na terra da rainha ...

08/11/2017