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Como ter uma alimentação saudável: saiba o que pode estar te sabotando

26/02/2019

Como ter uma alimentação saudável

Como ter uma alimentação saudável na correria do dia a dia? Se somos o que comemos é urgente e necessário pensar em como resolver essa equação. Para dar um passo rumo a uma vida mais saudável é preciso encontrar algum tempo para pensar no que comemos todos os dias.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a maioria dos brasileiros se alimenta mal e está acima do peso. A mudança de hábito é fundamental para transformar esse cenário, mas existem comportamentos que podem estar dificultando a sua adaptação.

Mas não se preocupe! Para te ajudar a superar esse desafio elaboramos uma lista com três comportamentos que podem estar te sabotando na hora de ter uma alimentação mais saudável.


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Como ter uma alimentação saudável

1. Não exagere no álcool

Tem como ter uma alimentação saudável sem abrir mão daquela cerveja gelada?

As palavras-chave nesse caso são equilíbrio e moderação. O efeito do álcool no corpo vai além da famosa ressaca do dia seguinte. Ao exagerar no consumo, diversas partes do corpo humano são afetadas.

O corpo leva 1 hora, em média, para metabolizar 1 lata de cerveja. Entenda:

 

2. Preocupe-se com os líquidos

A ingestão de líquidos, na quantidade adequada, é uma das mais importantes regras para uma alimentação mais eficiente.

Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. Assim, é importante não descuidar da ingestão da quantidade diária aconselhada, que é de 1,5 a 2 litros de água por dia.

A ingestão de líquidos durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado e ajuda o organismo a transportar os nutrientes que precisamos. Além disso, os líquidos têm papel fundamental na regulação da temperatura corporal.

Quando o corpo está bem hidratado, sintomas como cansaço e fadiga são menos intensos. As células se mantêm saudáveis e a aparência e textura da pele melhoram.

A ingestão de líquidos por crianças e idosos requer atenção redobrada. Para as crianças, é importante compensar as perdas de água de atividades físicas mais intensas. Já para idosos, é comum que exista um esquecimento da ingestão de líquidos e, por consequência, desidratação.

A escolha de qual líquido ingerir também é fundamental. Muitas bebidas mascaram sua composição em grandes quantidades de açúcar e sódio. A água aparece, então, como a escolha mais adequada. Sucos de fruta e chás vêm logo na sequência.

 

3. Planeje

O planejamento é uma das fases mais importantes de quem quer descobrir como ter uma alimentação saudável. Isso porque, com a rotina e a correria do dia a dia, muitas vezes optamos por comer alimentos mais práticos, mas que podem não ter nada de saudáveis.

Ao se planejar, você consegue avaliar quais são os alimentos que pretende consumir, qual o melhor método de preparo e também quais são as melhores opções caso queira comer na rua.

Se você é responsável pela alimentação de sua família, o planejamento é ainda mais importante. Ao planejar as refeições, você conseguirá perceber o que entra e sai da sua cozinha. Assim, será mais fácil identificar se todos têm consumido a quantidade adequada de frutas, verduras e legumes e se as compras estão sendo adequadas para evitar o desperdício.

Dessa forma, é possível encontrar os melhores dias para, quem sabe, adicionar aquele prato gostoso, mas não tão nutritivo na semana. Afinal, ter uma alimentação saudável não é se privar, mas sim encontrar o equilíbrio. É comer de tudo, mas não tudo o tempo todo!

 

Fonte: Hortifruti, 26 de fevereiro de 2019

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