facebook
Voltar para a lista

Conheça os benefícios dos aspargos

16/10/2017

Conhecido desde a Roma Antiga, o aspargo é valorizado como iguaria gastronômica e também como medicamento desde, pelo menos, 200 anos antes de Cristo. Pouco calórico e altamente nutritivo, esse vegetal deve ser incluído no cardápio para ajudar a manter a saúde em dia.

Alguns estudos já provaram a ação protetora das substâncias antioxidantes (capazes de atrasar ou inibir a oxidação de substratos que leva ao envelhecimento das células) contra o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. O aspargo apresenta uma série desses compostos, como os fenólicos e os flavonoides, que contribuem diretamente para a saúde. Há também a presença de carotenoides, que têm ação preventiva contra alguns tipos de câncer e diminuem o risco de doenças oculares como catarata e degeneração macular.

No Brasil, o aspargo é colhido de agosto a novembro, razão pela qual adquirir o vegetal fresco se torna mais fácil e barato nesta época do ano. Uma dica importante de preparo é não cozinhá-lo em panela de ferro, uma vez que os taninos presentes reagem com esse metal, e os talos perdem a cor verde característica e suas propriedades nutritivas.

Estudos recentes também relatam que o folato, encontrado em no vegetal, é importante para a produção do material genético humano e previne más-formações fetais durante a gestação. Por isso, o aspargo é indicado para todas as mulheres em idade fértil, principalmente às futuras mamães.

É importante lembrar que, em algumas pessoas, o consumo do aspargo pode provocar um odor característico na urina, causado pela degradação de certas substâncias sulforosas presentes no alimento. Mas essa reação não traz nenhuma consequência à saúde.

Fonte: Redação Hortifruti, 16 de outubro de 2017.

Especialista rebate estudo do Greenpeace sobre agrotóxicos

Notícia

Para Nicholas Vital, a presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos não implica, necessariamente, em risco à saúde ...

09/11/2017

Você sabe o que é o picles? Descubra conosco

Notícia

Picles é sempre pepino? Não necessariamente. É possível fazer picles de qualquer vegetal. Conheça mais dessa forma de preparar e consumir alimentos ...

19/09/2018

Crus ou cozidos? Qual a melhor forma de consumir as hortaliças?

Notícia

A forma como consumimos os alimentos tem um papel fundamental para a absorção de nutrientes? ...

06/12/2017