facebook
Voltar para a lista

Por que o consumo de frutas e hortaliças é importante?

16/10/2017

consumo de frutas

Não é de hoje que ouvimos que o consumo de frutas e hortaliças faz bem à saúde.  Pode ser até repetitivo, mas a verdade é que comer frutas, legumes e verduras todos os dias é fundamental para quem busca uma estilo de vida mais saudável.

As frutas e as hortaliças são alimentos com um perfil nutricional muito interessante. Isso porque, possuem poucas calorias e bom aporte de vitaminas e minerais – nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Quem consome frutas e hortaliças com regularidade apresenta aumento da disposição e a diminuição de riscos de doenças como a hipertensão e a diabetes.

Além disso, esses alimentos são muito versáteis e podem ser consumidos crus, cozidos, em forma de sucos, preparos salgados e doces.

Mesmo com todos esses benefícios, ainda é comum ver algumas pessoas “virarem a cara” para um bom prato de salada. Para mudar isso, diversos estudiosos estão debruçados nas pesquisas sobre o impacto dos vegetais na saúde humana.

 


VEJA TAMBÉM

Agrotóxicos: perigos, riscos e percepções

Hortaliças orgânicas são mais seguras que os alimentos convencionais?


Pesquisa comprova a importância do consumo de frutas e hortaliças

Pesquisadores da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, conduziram um estudo que analisou os hábitos alimentares de mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo e que foi publicado este ano no Journal of Epidemiology.

A descoberta mais impressionante foi a de que o consumo de 10 porções diárias de frutas e hortaliças poderia evitar até 7,8 milhões de mortes prematuras, mas não foi a única. Segundo o estudo:

  • Pequenas quantidades de frutas e verduras todos os dias já trazem benefícios para a saúde, mas é certo que quanto maior a porção diária, melhor;
  • A incidência de câncer é menor em quem consome alimentos verdes, amarelos e as chamadas crucíferas, como couve-flor, repolho e brócolis;
  • As crucíferas também ajudam a evitar doenças cardíacas e derrames, mas maçãs, peras, frutas cítricas e folhas verdes também são amigas do nosso sistema cardiovascular;
  • Frutas e vegetais ajudam a reduzir o colesterol e a pressão arterial, contribuindo também para fortalecer nosso sistema imunológico.

O consumo diário de frutas, legumes e verduras contribui para reduzir em:

  • 24% o risco de doença cardíaca;
  • 33% o risco de derrame;
  • 28% o risco de doença cardiovascular;
  • 13% o risco de câncer;
  • 31% o risco de morte prematura.

 

 

Ainda é baixo o consumo de frutas e hortaliças pelos brasileiros

Mesmo com esses dados – que deixam claro o quanto é importante incluir frutas e hortaliças na dieta – o consumo desses alimentos pelos brasileiros ainda deixa a desejar. De acordo com o Ministério da Saúde,  apenas 24,1% dos brasileiros ingere a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS recomenda o consumo de 400 gramas diários de frutas, legumes e verduras, em cinco ou mais dias da semana.

Entre os homens, o percentual verificado pela pesquisa é ainda menor: apenas 19,3% atendem às recomendações. Entre as mulheres, o consumo atinge 28,3% do total.

 

Por que o brasileiro não consome frutas e hortaliças

Os dados da pesquisa do Ministério da Saúde são preocupantes e tentar entender o que influencia o baixo consumo de frutas e hortaliças pode ser um caminho para melhorar a saúde da população brasileira.

Alguns pesquisadores já estão desenvolvendo pesquisas a esse respeito. Segundo estudos, o aspecto cultural configura-se como uma das principais barreiras para o consumo.

Essa barreira é apontada, principalmente, ao se considerar o dia a dia corrido da população que acaba não tendo tempo para ir ao mercado para comprar produtos frescos. Soma-se a isso, a disponibilidade de alimentos mais práticos, mas que são carregados de conservantes e pobres em nutrientes.

Mudar esse cenário é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.

 

Como mudar esse cenário

Consumir a quantidade recomendada de frutas e hortaliças parece ser um desafio, mas não é bem assim. De acordo com a nutricionista Sueli Longo, esta recomendação pode ser inserida no dia-a-dia: se consumirmos 01 porção de salada (03 folhas de alface, 01 colher de sopa de cenoura crua ralada, 01 colher de sopa de beterraba cura ralada – 105 gramas), 01 maçã pequena (90 gramas), 01 banana média (90 gramas) e 01 laranja (120 gramas) totalizaremos 405 gramas, ou seja, a recomendação é fácil e simples de ser seguida

Outro fator que pode contribuir para uma mudança de hábitos é a variedade de alimentos e preparos.

O Brasil é um país privilegiado nesse quesito. São diversas opções de frutas, legumes e verduras. Do comum ao exótico, do tropical ao temperado, existem diversas possibilidades.

A forma de preparo também não fica atrás, você pode preparar de entradas a sobremesas com a mesma fruta ou hortaliça.

Que tal um incentivo a mais na mudança de hábito? Conheça os dez legumes mais consumidos pelos brasileiros. Leia a lista eleja seu favorito.

 

Fonte: International Journal of Epidemiology

Dona Onete

O jambu de Dona Onete

Notícia

Dona Onete já sabia: o jambu é uma delícia. Conheça mais dessa hortaliça que deixa sua boca com gostinho de quero mais ...

30/05/2018

Jaca

Para enfiar o pé na jaca

Notícia

Conheça cinco curiosidades dessa fruta que é a cara da primavera ...

21/03/2018

Produtores brasileiros mostram que uva pode ser cultivada em clima tropical

Notícia

Com o desenvolvimento de variedades adaptadas às condições tropicais, o País vem ganhado destaque na produção de uvas ...

16/10/2017