facebook
Voltar para a lista

Couve: uma das estrelas da tradicional Queima do Alho

08/08/2018

Queima do Alho

Agosto é o mês de tirar o chapéu e a bota com espora do armário, afinal é na sua última quinzena que acontece a tradicional Festa de Peão de Barretos. Criado na década de 1950, o evento celebra a tradição caipira e homenageia o trabalhador da pecuária responsável pelo cuidado e transporte de animais como cavalos e bois. Dentre as diversas atividades da celebração, destaca-se a Queima do Alho, atração culinária que é considerada o coração da Festa e que atrai competidores e turistas.

A Queima do Alho é uma tradição gastronômica em que é realizado um concurso culinário do qual sai vencedor o cozinheiro que prepara a melhor refeição no menor tempo. O cardápio está alinhado com o gosto dos tropeiros e é composto por arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne, churrasco e o acompanhamento que dá um toque extra de sabor: a couve.

 

Couve: mais do que um acompanhamento na Queima do Alho

Apesar de ser considerada um acompanhamento, a couve tem um papel fundamental na Queima do Alho. Além de ser servida refogada, ela também é um ingrediente fundamental do Feijão Tropeiro. Por ser um alimento nutritivo, a couve se destaca entre aqueles disponíveis na Festa. Representante da família das brássicas, a couve possui folhas longas, de formato ondulado, que podem ser encontradas em tons de verde-claro, verde-escuro e até mesmo verde-azulado.

É fácil fazer uma boa compra de couve. Primeiramente, verifique a cor das folhas. Elas devem ter tom verde vivo e não apresentar marcas de picadas de insetos. Folhas amareladas indicam que a hortaliça está velha. Em relação ao armazenamento, a couve pode ficar na geladeira por até uma semana.

De sabor suave, ela tem na versatilidade uma de suas principais características. Pode ser consumida crua ou refogada, com outros ingredientes ou sozinha. Além disso, possui um perfil nutricional muito interessante. Portanto, é uma ótima opção mesmo fora da Queima do Alho.

 

Propriedades nutricionais da couve

A mais popular variedade de couve impressiona quando o assunto é nutrição. A couve manteiga é boa escolha para quem busca uma alimentação saudável sem abrir mão do prazer de comer. Como toda hortaliça, a couve manteiga tem baixo valor energético. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada porção do alimento cru (um pegador com cerca de 50 gramas) possui 13,5 calorias. Portanto, uma alternativa viável para quem deseja restringir a quantidade de calorias ingeridas.

Poucas calorias, mas muitos nutrientes. A couve também é uma fonte de fibras, com 1,5 gramas do nutriente por porção. Outro nutriente que merece destaque é o cálcio. Cada porção de couve contém 65,4 miligramas do mineral. Entretanto, é preciso destacar que a hortaliça também possui ácido oxálico, substância química que interfere na absorção desse cálcio pelo organismo.

Tipos de couve

A couve utilizada na Queima do Alho é a manteiga, a mais comum no Brasil. Mas você sabia que existem outros tipos dessa hortaliça? Existem cultivares crespas, estreitas, verde-escuras, verde-claras, roxas, rosadas, brancas ou esbranquiçadas. Conheça abaixo algumas delas.

couve manteigaCouve Manteiga

A mais conhecida dentre as couves, essa variedade é facilmente encontrada em mercados do Brasil. Tem folhas lisas, levemente onduladas e grandes. Apresenta tom de verde bem escuro.

 

Couve Galega

Muito parecida com a couve manteiga, suas folhas são mais largas e rijas. Também apresenta a coloração verde-escuro.

 

couve bruxeasCouve-de-Bruxelas

Parecendo um repolho pequeno, a Couve-de-Bruxelas tem sabor amargo e um tom de verde mais claro do que as outras.

 

Couve Coração de Boi

Seu nome foi dado em função de seu formato que lembra o de um coração bovino. É uma variedade de couve rústica e semi-precoce.

 

couve roxaCouve Roxa

Como o próprio nome sugere, essa variedade possui folhas arroxeadas. Muitas vezes é confundida com o repolho.

 

couve florCouve-flor

Pode parecer que não, mas a couve-flor também é uma variedade de couve. Tem a cor branca e seu formato lembra um buquê de flores. Hoje em dia, já é possível encontrar versões mini dessa hortaliça.

 

Fonte: Hortifruti, 08 de agosto de 2018

Referência:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl. Campinas: NEPA – UNICAMP, 2011. 161 p.

Rio Grande do Norte é destaque na produção de melão

Notícia

Estado contribuiu significativamente para salto que o Brasil deu na produção da fruta nos últimos anos ...

25/10/2017

Florestas e agricultura de frutas e hortaliças: uma combinação possível

Notícia

As chamadas agroflorestas mostram que o cultivo de frutas e hortaliças não impacta necessariamente no meio ambiente ...

16/10/2017

pequi

Pequi: o ouro do cerrado

Notícia

Tradicional nos pratos e receitas do centro-oeste brasileiro, o Pequi mostra que tem potencial para conquistar todas as regiões do País ...

09/05/2018