facebook
Voltar para a lista

Crucíferas: você sabe o que são?

08/12/2017

Crucíferas são hortaliças que fazem vem a saúde

Sabe o que o repolho, a couve-flor, o brócolis e o rábano têm em comum? Se você respondeu “eles são do mesmo tipo”, talvez não tenha percebido, mas já conhece a família das crucíferas. Este grupo de plantas, também conhecido como brássicas, reúne numerosos gêneros de herbáceas, várias delas com grande importância para alimentação.

Para ir mais a fundo no assunto é necessário saber como as hortaliças são divididas entre si. Elas são categorizadas de acordo com características em comum, como folhas, hábitos de crescimento e tipo de flor. Por isso, as hortaliças citadas no primeiro parágrafo são variedades dessa família. A mostarda, o nabo, o agrião, a rúcula e o rabanete também fazem parte desse grupo.

__________________________________________________________________

SAIBA MAIS

Conheça os alimentos que ninguém gosta.

__________________________________________________________________

Benefícios das Crucíferas

As crucíferas fazem muito bem à saúde. De acordo com um estudo, publicado na revista científica Science Translation Medicine, esses alimentos possuem um composto antioxidante (capaz de atrasar ou inibir a oxidação de substratos que leva ao envelhecimento das células) que pode atuar no tratamento do diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores da Universidade de Gothenburg, na Suécia, a glucorofanina, presente nesses alimentos, quando ingerida, se transforma em sulforafano, que controla a produção de glicose.

No estudo, a equipe de pesquisa observou como pacientes obesos e com diabetes tipo 2 reagiam à ingestão de uma cápsula diária com extrato de broto de brócolis concentrado – quantidade cerca de 100 vezes superior à encontrada no brócolis in natura -, durante 12 semanas. Os resultados mostraram que os participantes obesos que receberam a cápsula – também havia um grupo de controle que recebeu apenas um placebo –  houve redução de 10% nos níveis de açúcar no sangue enquanto estavam em jejum, em comparação com os controles.

 

Sulforafano no tratamento do autismo

O sulforano não tem papel importante apenas no controle na glicoses. Estudos anteriores já haviam mostrado a eficácia do sulforafano na prevenção de outros problemas de saúde, como câncer de intestino.

Além disso, uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital Geral de Massachusetts e pela escola de medicina da universidade Johns Hopkins mostrou que  a substância pode melhorar os sintomas dos transtornos do espectro do autismo. O relatório foi publicado no PNAS  e descreve os resultados positivos. De acordo com os pesquisadores, em 4 semanas de tratamento foi possível perceber melhorias comportamentais e na capacidade de comunicação.

 

Incluas as crucíferas no seu dia a dia

Se você se interessou e quer incluir mais dessas hortaliças no seu dia a dia, separamos algumas dicas para o preparo desses alimentos.

  • Comece o pré-preparo o mais próximo possível da hora de cozinhá-las ou servi-las.
  • Tente não dividir as hortaliças antes de prepará-las, preservando assim as vitaminas e minerais.
  • Quando for cozinhar, use apenas água suficiente para cobrir as hortaliças. Dessa forma, as substâncias solúveis (proteínas, glicídios, sais minerais, vitaminas, pigmentos, ácidos e taninos) não se perdem.
  • Não utilize bicarbonato de sódio para cozinhar.
  • Cozinhe a couve-flor e o brócolis com o talo voltado para baixo.
  • Use a água de cocção das hortaliças para sopas, molhos e ensopados.

 

Agora você já pode dizer que não só conhece, mas consome as crucíferas!

Fonte: Hortifruti, 08 de dezembro de 2017

Como-cultivar-hortalicas

Como cultivar hortaliças em casa

Notícia

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cultivar hortaliças. Pensando nisso, o Saber & Saúde preparou um passo a passo para quem deseja plantar em casa ...

15/02/2019

Cupuaçu

Versátil e saboroso, Cupuaçu vem do Norte e conquista todo o País

Notícia

De aroma marcante e sabor exótico, o cupuaçu conquista admiradores por onde passa. Conheça mais sobre esse tesouro amazônico ...

15/08/2018

Agrotóxicos

Agrotóxicos: saiba o que é mito e o que é verdade

Notícia

Você provavelmente ouviu histórias assustadoras sobre o uso excessivo de agrotóxicos na agricultura. Mas qual é o nível de preocupação que você, consumidor, deve destinar a esse assunto? ...

08/03/2019