facebook
Voltar para a lista

Descascando o abacaxi: além de alimento, fruta ganha espaço como decoração

17/10/2017

Rico em vitamina C, o abacaxi ganhou o coração e preferência de quem busca, nas frutas, um estilo de vida mais saudável.  Mas engana-se quem pensa que alimentação é a única categoria em que esse fruto se destaca.

Presente em estampas de almofadas, toalhas, roupas e quadros, os abacaxis dominam a decoração e deixaram de ser bregas há muito tempo. Se antes, somente uma jarra com seu formato era vista de forma caricata, o abacaxi deu a volta por cima e já é o queridinho de designers e floristas.

E não para por aí! Esse símbolo das regiões tropicais ultrapassou a barreira das representações e começa a aparecer com frequência nos arranjos florais de quem quer dar um ar pop ao ambiente.

A versão da fruta como planta de corte é conhecida popularmente como abacaxi-de-jardim. Diferente da sua versão comestível, essa espécie é conhecida pelo seu tamanho reduzido. Sua haste não passa de 1,20 cm e sua coroa cabe na palma da sua mão. De fácil cultivo, os abacaxis em miniatura têm vida longa, podendo “durar” cerca de 20 dias e, apesar de parecerem apetitosos, não devem ser consumidos: são exclusivamente ornamentais.

É justamente seu caráter ornamental que vem conquistando adeptos. Versátil, os abacaxis em miniatura podem ser usados em arranjos de mesa e compor áreas externas, como jardins e canteiros.

CULTIVO

Seja na versão decorativa ou comestível, o abacaxi é uma fruta extremamente comum nas terras brasileiras. Nativo das Américas do Sul e Central, sete, das oito espécies que existem do abacaxi, são cultivadas no país. O Estado do Rio Grande do Norte, inclusive, lidera a produção nacional e o Brasil é o segundo maior produtor de abacaxis do mundo, perdendo apenas para a Costa Rica.

Fonte: Hortifruti, 17 de outubro de 2017

Brexit vai afetar o valor dos alimentos no Reino Unido

Notícia

Saída da Inglaterra da União Europeia pode afetar a alimentação na terra da rainha ...

08/11/2017

Curiosidades sobre a goiaba

Goiaba: a sua aliada na saúde intestinal e na dose extra de vitamina C

Notícia

A goiaba, além de rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento, possui alto teor de fibras que contribuem para saúde do intestino. ...

27/03/2018

manga

Conheça os quatro tipos de manga mais comuns no Brasil

Notícia

Existe uma infinidade de variedades de manga, mas será possível descobrir qual delas é a mais saborosa? Clique e confira ...

04/04/2018