facebook
Voltar para a lista

E a cor do Ano Novo é: verde-escuro!

27/12/2017

O Ano Novo está chegando e, com ele, também o momento de decidir o look do réveillon 2018 para que o próximo ano seja repleto daquilo que a cor representa. Se você está em dúvida, saiba que o verde simboliza sorte, além de também significar equilíbrio e saúde. Mas, se para as roupas a decisão sobre a cor pode soar supérflua, para os alimentos, não.

Você com certeza já ouviu falar que quanto mais cor em sua refeição, melhor. Nesse prato colorido, o verde não pode faltar, ainda mais se for verde-escuro. As hortaliças dessa cor são ricas em vitaminas e minerais, principalmente o cálcio. Esse é um nutriente importante para muitas funções do nosso organismo, como a contração dos músculos e a coagulação sanguínea. Além disso, uma ingestão adequada (a recomendação é 1 g por dia) ajuda a formar uma estrutura óssea forte. A deficiência de cálcio pode contribuir para o desenvolvimento da osteoporose, principalmente em idosos.

Viu só!? Para esse réveillon, o verde-escuro representa saúde não só na roupa, mas também no prato.  Veja abaixo algumas dicas de alimentos fáceis de encontrar, preparar e que garantem todos os benefícios dos alimentos verde-escuros.

Almeirão

Conhecido como chicória amarga em alguns lugares, o almeirão é natural da Europa e possui vitaminas A, C e do complexo B, além de ser fonte de fósforo e ferro.  Nele também é possível encontrar fibras, que facilitam a regulação intestinal. Pode ser consumido cru ou cozido.

Catalonha

Nem sempre popular em razão do sabor amargo, a catalonha é fonte de diversos nutrientes e deve ser levada a sério. Boa para dietas devido a seu baixo teor calórico (63 kcal para cada 100 g do alimento, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) a hortaliça também possui potássio (452mg/100 g) e fibras (3,7g/ 100 g), grandes aliadas no funcionamento intestinal.

Couve

Uma das mais populares folhas verde-escuras, pode ser consumida na forma de sucos, refogada, crua, como acompanhamento ou prato principal. Além de cálcio, contém ferro, vitaminas A, C, K e B5. As duas primeiras são substâncias chamadas de antioxidantes (capazes de atrasar ou inibir a oxidação de substratos que leva ao envelhecimento das células).

Espinafre

Além do cálcio, a famosa hortaliça do Marinheiro Popeye, contém ferro e vitaminas A e B2. Além disso, fornece fósforo, potássio e magnésio.

Redação: Hortifruti, 27 de dezembro de 2017

Um brinde à fruticultura da Bahia

Notícia

Com uma produção significativa, a Bahia se destaca como uma das maiores produtoras de frutas do Brasil. Nesse cenário, até mesmo o vinho vem garantindo posição de destaque ...

23/11/2017

Pequenas notáveis: mini-hortaliças ganham destaque na mesa do consumidor

Notícia

Técnica para produção de mini-repolhos desenvolvida pelo Incaper promete menor custo e maior rentabilidade ...

19/01/2018

3 dicas de fruta para comer no verão

Notícia

No calor, nada melhor do que investir em alimentos leves e saborosos como as frutas, não é mesmo? Confira três opções ideais para consumir nesse início de ano ...

10/01/2018