facebook
Voltar para a lista

Florestas e agricultura de frutas e hortaliças: uma combinação possível

16/10/2017

Muitos dizem que o cultivo de frutas e hortaliças e até mesmo a criação de animais impactam negativamente na preservação das florestas. Isso, porém, não é verdade. Os Sistemas Agroflorestais, também chamados popularmente de agroflorestas, são modelos que preveem justamente a coexistência de um ou mais cultivos em um mesmo espaço, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

São três os sistemas agroflorestais (SAFs): o agrissilvicultural, o silvipastoril e o agrossilvipastoril. O primeiro consiste na ocupação do solo por espécies florestais e agrícolas. O segundo, por sua vez, integra o plantio de árvores à criação de animais, e o terceiro é uma junção de ambos: relaciona o cultivo de frutas e hortaliças, espécies florestais e criação de animais em uma mesma área.

Ao mesmo tempo, também existem os sistemas agroflorestais simples e complexos: os simples são aqueles que utilizam apenas duas espécies, e os complexos envolvem o manejo de três ou mais espécies num mesmo local.

Também é possível dispor as espécies cultivadas de forma irregular, isto é, sem seguir uma ordem dentro do espaço de cultivo; de forma uniforme, quando a distribuição das culturas é feita de maneira sistemática e organizada; e até de forma mista, quando há características tanto irregulares quanto uniformes na disposição das espécies.

Em suma, os SAFs foram pensados para que o cultivo de frutas, hortaliças e de outras espécies agrícolas e a criação de animais não causem impactos negativos na preservação das florestas e dos ecossistemas.

A ideia é integrar culturas de ciclos distintos para que o uso do solo seja feito da forma mais inteligente possível – e sempre pensando em otimizar ao máximo as áreas produtivas, mas sem esquecer do meio ambiente.

Fonte: Redação Hortifruti Saber & Saúde, 16 de outubro de 2017.

Consumo de frutas e hortaliças no Brasil está abaixo do recomendado, diz Datafolha

Notícia

Pesquisa inédita revela que apenas 4 de cada 10 brasileiros consome frutas e hortaliças diariamente, OMS recomenda 5 porções diárias ...

16/10/2017

Hortaliças para comer em janeiro

Notícia

Saber quais hortaliças e frutas são típicas de janeiro é uma excelente maneira de começar o ano economizando e diversificando o cardápio ...

05/01/2018

Cenário Hortifruti Brasil 2018

Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018 mostra que geração de empregos é destaque

Notícia

Estudo inédito revela que o cultivo de frutas e hortaliças gera, em média, 25 postos de trabalho a cada 10 hectares (ha). Para a cultura da soja, um emprego é gerado a cada 10 ha ...

31/10/2018