facebook
Voltar para a lista

Exagerou? Confira cinco alimentos que podem curar a ressaca

O cenário é o mesmo. Celebração, alegria, comida e bebida. O resultado também não muda: após exagerar no consumo de álcool e de comidas gordurosas, o organismo sofre as consequências: dor de cabeça, náuseas, fadiga e mau humor. Cientificamente chamada de veisalgia (do norueguês kveis, algo como “desassossego depois do descomedimento”, com a terminação grega “algia”, que significa “dor”), a ressaca é uma das sensações mais desagradáveis de se vivenciar.  Apesar de devastadora, os sintomas da ressaca são relativamente fáceis de serem combatidos. Uma das maneiras de fazer isso é ingerindo alimentos que possuem características e nutrientes que diminuem o mal estar. Confira quais são aqueles que se destacam no combate aos sintomas da ressaca.

Água de coco

Todo mundo sabe que depois da noitada é importante se reidratar. A água de coco é ideal para isso pois, além de um repositor hídrico natural, sua composição contém potássio, sódio e pequena quantidade de carboidratos. Como se não bastasse, ainda é isenta de gordura, para que você se recupere da ressaca e ainda mantenha a forma.

Banana

Por ser rica em potássio, a banana é uma ótima opção para os dias de ressaca. O alto consumo de álcool desidrata o organismo, que acaba perdendo o mineral em grande quantidade. A banana ajuda a reequilibrar a quantidade ideal de potássio no sangue.

Melão

Por ser formado por 90% de água, o melão ajuda na reidratação e na eliminação de toxinas. Além de, assim como a banana, ser rico em potássio.  Adicionalmente, suas fibras auxiliam na recuperação intestinal.

Pera

Rica em açúcares e fibras, a pera ajuda a acelerar o processo da eliminação do álcool do organismo. Além disso, estudo da Agência Científica da Austrália (CSIRO) sugere que a pera não só ajuda a reduzir as consequências desagradáveis que surgem no dia seguinte a uma bebedeira, como também reduz os níveis de álcool no sangue no momento do consumo. Esse benefício, porém, só é obtido se a fruta for ingerida antes do consumo de álcool.

Sucos cítricos

Os alimentos com sabor ácido são nossos melhores amigos quando os sintomas são secura na boca, náuseas, indigestão. Neste sentido o suco de limão e de maracujá se destacam como repositores  hídricos que, ainda por cima, contém potássio e vitamina C em sua composição.

Com essas dicas fica mais fácil se livrar da ressaca. Abasteça a geladeira e modere na ingestão de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas.

Fonte: Redação Hortifruti, 15 de fevereiro de 2018.

manga

Conheça os quatro tipos de manga mais comuns no Brasil

Notícia

Existe uma infinidade de variedades de manga, mas será possível descobrir qual delas é a mais saborosa? Clique e confira ...

Milho

Milho: por que devo colocá-lo na dieta?

Notícia

Se você ainda tem alguma dúvida de que o milho é uma excelente opção para a alimentação da sua família, não deixe de ler esse artigo. Milho é tudo de bom ...

consumo de frutas

Benefícios do consumo de frutas e hortaliças: por que é importante?

Notícia

Não é só conversa de mãe: estudo britânico mostra que comer 10 porções de frutas e hortaliças todos os dias pode ajudar a viver mais e melhor ...