facebook
Voltar para a lista

Exagerou? Confira cinco alimentos que podem curar a ressaca

15/02/2018

O cenário é o mesmo. Celebração, alegria, comida e bebida. O resultado também não muda: após exagerar no consumo de álcool e de comidas gordurosas, o organismo sofre as consequências: dor de cabeça, náuseas, fadiga e mau humor. Cientificamente chamada de veisalgia (do norueguês kveis, algo como “desassossego depois do descomedimento”, com a terminação grega “algia”, que significa “dor”), a ressaca é uma das sensações mais desagradáveis de se vivenciar.  Apesar de devastadora, os sintomas da ressaca são relativamente fáceis de serem combatidos. Uma das maneiras de fazer isso é ingerindo alimentos que possuem características e nutrientes que diminuem o mal estar. Confira quais são aqueles que se destacam no combate aos sintomas da ressaca.

Água de coco

Todo mundo sabe que depois da noitada é importante se reidratar. A água de coco é ideal para isso pois, além de um repositor hídrico natural, sua composição contém potássio, sódio e pequena quantidade de carboidratos. Como se não bastasse, ainda é isenta de gordura, para que você se recupere da ressaca e ainda mantenha a forma.

Banana

Por ser rica em potássio, a banana é uma ótima opção para os dias de ressaca. O alto consumo de álcool desidrata o organismo, que acaba perdendo o mineral em grande quantidade. A banana ajuda a reequilibrar a quantidade ideal de potássio no sangue.

Melão

Por ser formado por 90% de água, o melão ajuda na reidratação e na eliminação de toxinas. Além de, assim como a banana, ser rico em potássio.  Adicionalmente, suas fibras auxiliam na recuperação intestinal.

Pera

Rica em açúcares e fibras, a pera ajuda a acelerar o processo da eliminação do álcool do organismo. Além disso, estudo da Agência Científica da Austrália (CSIRO) sugere que a pera não só ajuda a reduzir as consequências desagradáveis que surgem no dia seguinte a uma bebedeira, como também reduz os níveis de álcool no sangue no momento do consumo. Esse benefício, porém, só é obtido se a fruta for ingerida antes do consumo de álcool.

Sucos cítricos

Os alimentos com sabor ácido são nossos melhores amigos quando os sintomas são secura na boca, náuseas, indigestão. Neste sentido o suco de limão e de maracujá se destacam como repositores  hídricos que, ainda por cima, contém potássio e vitamina C em sua composição.

Com essas dicas fica mais fácil se livrar da ressaca. Abasteça a geladeira e modere na ingestão de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas.

Fonte: Redação Hortifruti, 15 de fevereiro de 2018.

Cenário Hortifruti Brasil 2018

Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018 mostra que geração de empregos é destaque

Notícia

Estudo inédito revela que o cultivo de frutas e hortaliças gera, em média, 25 postos de trabalho a cada 10 hectares (ha). Para a cultura da soja, um emprego é gerado a cada 10 ha ...

31/10/2018

Alimentos da Rússia

Alimentos da Rússia: conheça o país sede da Copa do Mundo pela comida

Notícia

Que tal saber mais sobre a cultura do país sede da Copa do Mundo? Para isso, nada melhor do que conhecer os alimentos da Rússia ...

14/06/2018

Florestas e agricultura de frutas e hortaliças: uma combinação possível

Notícia

As chamadas agroflorestas mostram que o cultivo de frutas e hortaliças não impacta necessariamente no meio ambiente ...

16/10/2017