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Sueli Longo
Sueli Longo
Nutricionista, especialista em nutrição e esporte e mestre em comunicação social. Sócia do Instituto de Nutrição Harmonie.

A água do cozimento da beterraba retém algum nutriente? Pode ser aproveitada?

A utilização da água de cozimento dos vegetais é perfeitamente possível se houver adequada higienização dos mesmos antes do cozimento. Nutrientes como as vitaminas do complexo B, alguns minerais e compostos bioativos são parcialmente liberados do alimento e tornam a água de cozimento um líquido enriquecido de nutrientes. Pode ser utilizada no preparo de outros alimentos como arroz, feijão, sopas, caldos, entre outros.

Sueli Longo
Sueli Longo
Nutricionista, especialista em nutrição e esporte e mestre em comunicação social. Sócia do Instituto de Nutrição Harmonie.

Existe quantidade recomendada de frutas em função da quantidade de potássio?

A ingestão diária recomendada de potássio é de 4,7g. Portanto, se observarmos na tabela de informação nutricional, quando ingerirmos 5 porções de banana (recomendação diária de fruta) não atingiremos este valor. Importante lembrar que outros alimentos contem potássio. A recomendação diária para consumo de frutas são de 03 a 05 porções ao dia.  Sugere-se a […] ...

Sueli Longo
Sueli Longo
Nutricionista, especialista em nutrição e esporte e mestre em comunicação social. Sócia do Instituto de Nutrição Harmonie.

O suco de abacaxi com água e sem açúcar tem os mesmos valores nutricionais da fruta?

O suco de abacaxi sem adição de açúcar ou adoçante terá um valor calórico condizente com a quantidade de fruto utilizado no preparo do mesmo. Por exemplo, se utilizarmos 150g (2 fatias de médias) teremos  no preparo do suco similaridade de energia à da fruta. A diferença recaí sobre as fibras, pois como coamos o […] ...