facebook
Voltar para a lista
Adriana Brondani
Adriana Brondani
Bióloga e doutora em ciências biológicas pela UFRGS. Diretora científica do Hortifruti Saber & Saúde.

Frutas, legumes e hortaliças orgânicas são mais seguras que os alimentos convencionais?

Respondido em 16/10/2017

Não há evidências científicas que comprovem que alimentos orgânicos são mais seguros que os convencionais. Os cultivos orgânicos, assim como outros modos de produção de alimentos, são seguros apenas se cumprirem as recomendações que dizem respeito ao manejo desses produtos, desde a lavoura até os supermercados. Lavouras orgânicas também usam defensivos agrícolas (agrotóxicos) para controlar pragas. Os defensivos e insumos autorizados para utilização nos cultivos orgânicos, se não forem manejados de maneira adequada, podem oferecer risco à saúde humana.

Além disso, nos cultivos orgânicos, o risco de contaminação microbiológica é maior do que nas culturas convencionais em virtude da utilização de adubo orgânico (esterco). Essa prática aumenta a probabilidade de contaminação por bactérias presentes nas fezes, como mostra uma pesquisa do Centro de Saúde da Korea.

Adriana Brondani
Adriana Brondani
Bióloga e doutora em ciências biológicas pela UFRGS. Diretora científica do Hortifruti Saber & Saúde.

Frutas, legumes e hortaliças orgânicas são mais nutritivas que as convencionais?

Não. A produção orgânica não agrega valor nutricional aos alimentos, ela apenas preconiza uma produção sem o uso defensivos agrícolas (agrotóxicos) e transgênicos. Alimentos orgânicos, convencionais ou transgênicos têm o mesmo valor nutricional. Diversos estudos chegaram a esta mesma conclusão, entre eles o trabalho de 2012 da Universidade de Stanford (EUA). Essa pesquisa revela que […] ...

Respondido em 16/10/2017