facebook
Voltar para a lista
Jorge Souza
Jorge Souza
Agrônomo, especialista em gestão estratégica de negócios. É produtor rural e diretor técnico da Abrafrutas.

O Brasil é um grande exportador de frutas?

Respondido em 16/10/2017

Os estados que mais produzem frutas não são, necessariamente, os que mais exportam. Em 2016, o Ceará foi o maior exportador em valor de frutas frescas, secas e elaboradas, além de nozes e castanhas. As vendas externas dos cearenses totalizaram mais de 200 milhões de dólares e 162 mil toneladas. O segundo melhor resultado foi obtido pelo Rio Grande do Norte, com saldos de 142 milhões de dólares e 188 mil toneladas. Em volume, portanto, os potiguares superaram seus vizinhos do Ceará. Na sequência, os maiores envios foram de São Paulo (US$ 132 milhões) e Pernambuco (US$ 121 milhões).

As frutas brasileiras fazem sucesso entre os consumidores internacionais. Em 2016, o País exportou 26 tipos de frutas frescas ou secas, além de conservas e preparados. As exportações resultaram em aproximadamente 790 mil tonedas e 702 milhões de dólares, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), elaborados a partir dos números do sistema Agrostat, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Jorge Souza
Jorge Souza
Agrônomo, especialista em gestão estratégica de negócios. É produtor rural e diretor técnico da Abrafrutas.

O Brasil é um grande produtor de frutas?

Sim. O Brasil ocupa o lugar de terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e da Índia, com um volume anual de cerca de 42 milhões de toneladas de frutas. Com dimensões continentais, o País conta com variados tipos de solo e clima que permitem o cultivo de praticamente todo tipo […] ...

Respondido em 16/10/2017