facebook
Voltar para a lista
Jorge Souza
Jorge Souza
Agrônomo, especialista em gestão estratégica de negócios. É produtor rural e diretor técnico da Abrafrutas.

O Brasil é um grande produtor de frutas?

Respondido em 16/10/2017

Sim. O Brasil ocupa o lugar de terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e da Índia, com um volume anual de cerca de 42 milhões de toneladas de frutas. Com dimensões continentais, o País conta com variados tipos de solo e clima que permitem o cultivo de praticamente todo tipo de fruta. Temos, por exemplo, pêssegos produzidos no extremo sul, maçãs em Santa Catarina, mamões no Espírito Santo, mangas e uvas no Vale do São Francisco, melões, melancias e abacaxis no Nordeste e açaí no Pará.

São Paulo segue no alto como o maior produtor nacional de frutas, tendo colhido 15,6 milhões de toneladas em 2015 de acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As espécies mais colhidas no Estado foram laranja, banana, limão, tangerina e melancia. O segundo Estado produtor foi a Bahia, com 4,9 milhões de toneladas. Minas Gerais está na terceira posição, com produção de 3,17 milhões de toneladas seguida pelo Rio Grande do Sul (2,7 milhões de toneladas) e pelo Paraná (1,6 milhão de toneladas).

 

Jorge Souza
Jorge Souza
Agrônomo, especialista em gestão estratégica de negócios. É produtor rural e diretor técnico da Abrafrutas.

O Brasil é um grande exportador de frutas?

Os estados que mais produzem frutas não são, necessariamente, os que mais exportam. Em 2016, o Ceará foi o maior exportador em valor de frutas frescas, secas e elaboradas, além de nozes e castanhas. As vendas externas dos cearenses totalizaram mais de 200 milhões de dólares e 162 mil toneladas. O segundo melhor resultado foi […] ...

Respondido em 16/10/2017