facebook
Voltar para a lista

Flores comestíveis: 10 opções para deixar suas refeições mais bonitas

07/11/2018

Flores comestíveis

As flores comestíveis garantem sabor e muita beleza aos pratos. Consideradas integrantes das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), muitas pessoas desconhecem seus usos culinários. Elas podem ser usadas como enfeite de pratos, chás, vinhos, geleias, doces e até mesmo em saladas e sopas.

Elas já estão presentes na nossa culinária de maneira corriqueira: brócolis, alcachofra e couve-flor, por exemplo, são flores comestíveis. Você sabia? Além delas, existem inúmeras outras que podem ser usadas na alimentação.


SAIBA MAIS

Conheça outras PANC: Ora-pro-nóbis

Também é PANC – Conheça a Guavira


As flores comestíveis podem ser encontradas em diversos tamanhos, aromas e sabores, variando de acordo com a forma que são cultivadas e a região. Dessa forma, existe uma infinidade de combinações interessantes para fazermos com elas.

Se você se interessou e quer começar a usar flores comestíveis na cozinha, fique atento. Antes de consumir qualquer flor são necessários alguns cuidados.

  • Conheça a espécie que vai para a mesa: antes de qualquer coisa, é necessário saber se a espécie que você tem a mão é, de fato, comestível. Algumas flores podem ser tóxicas e causar danos a quem as consume.
  • Não use flores compradas em floriculturas: as flores que são usadas na alimentação devem ser cultivadas com adubo livre de componentes químicos e regadas com água filtrada. Portanto, as flores comestíveis devem ser adquiridas com produtores específicos.
  • Se você for alérgico, atenção redobrada: o pólen presente nas flores comestíveis pode desencadear reações fortes.
  • Lave antes de consumir: para retirar todas as impurezas e bichinhos comuns nesse alimento, lave sempre em água corrente.

Flores comestíveis para incluir na sua alimentação

Separamos 10 flores que você pode incluir na sua alimentação:

1. Alfazema

Alfazema
Alfazema

Alfazema e lavanda muitas vezes são consideradas a mesma flor, o que não é verdade. Ambas são do mesmo gênero, o Lavandula sp, mas a alfazema é uma das espécies de lavandas, a Lavandula officinalis. A alfazema apresenta flores mais largas que as demais, além de uma floração mais tardia e um odor mais canforado.

Na culinária, pode ser usada em sobremesas, chás, saladas e refogados.

2. Amor-Perfeito

Com sabor levemente adocicado, o amor-perfeito é muito utilizado em tortas, doces e saladas de fruta. Seu potencial também é explorado na indústria da beleza, sendo matéria-prima para fabricação de cremes e perfumes.

3. Áster da China

Umas das mais bonitas flores comestíveis, a áster da china foi por muito tempo utilizada como planta ornamental. Hoje sua beleza e sabor podem ser incorporados em saladas diversas, basta retirar seu miolo.

Capuchina
A flor alaranjada é a Capuchina

4. Capuchina

Também chamada de nastúrcio, a capuchina tem um sabor levemente picante. É utilizada para compor saladas.

5. Dente-de-leão

Seu sabor lembra o do mel, podendo ser usada em refogados e doces. Recomenda-se servir logo após a colheita.

6. Flor de Ipê

É comum o uso culinário do ipê branco (Tabebuia roseoalba), do amarelo (Handroanthus chrysotichus) e do roxo (Tabebuia impetigosa). Suas flores são consumidas empanadas, em farofas, saladas ou refogados.

7. Hibisco

Usado principalmente em chás, sucos e bebidas alcóolicas, o hibisco tem sabor suave, cítrico e adocicado. Entretanto, por ser muito ácido, vale a pena consumir com moderação.

Cravina
Cravina

8. Cravina

Assim como seu nome, seu sabor remete ao do cravo-da-índia. É ingrediente para preparos de bolos. Seu aroma é marcante e característico.

9. Rosa

O sabor das pétalas de rosa varia de acordo com a espécie, podendo ser doce ou amargo. É muito utilizada em doces e a geleia de pétalas de rosa não costuma ser difícil de se encontrar nos mercados.

10. Violeta

Existem uma imensa variedade de espécies de violeta. Contudo, para o uso culinário, o ideal é utilizar a Viola odorata. Com ela podem ser feitos pães, doces, bolo, xarope, dentre outras opções.

Você já usou flores comestíveis em seus preparos? O que achou? Conte para gente em nosso Facebook.

Fonte: Hortifruti, 07 de novembro de 2018

Frutas tropicais são matéria prima para conrantes

Frutas tropicais podem ser matéria-prima para corantes naturais

Notícia

Pesquisadores da Embrapa mostram que cascas de frutas tropicais podem ser usadas para produzir corantes naturais e trazer benéficos à saúde ...

16/10/2017

Feijão

Feijão: uma mania nacional

Notícia

Quando combinado com o arroz, o feijão fornece todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo ...

23/05/2018

Impressora 3D de comida saudável

Impressora 3D de comida saudável: será esse o futuro da alimentação?

Notícia

Uma impressora 3D de comida saudável. Essa é a proposta de uma designer de alimentos para mudar a produção de alimentos. Conheça mais dessa tecnologia ...

12/12/2018