facebook
Voltar para a lista

Chuva, principal fonte de água para fruticultura

01/04/2021

fonte de água para fruticultura

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas com cerca de 44 milhões de toneladas ao ano, quase a totalidade é direcionada ao mercado interno. Em 2020 o Brasil bateu recorde ao exportar mais de 1 milhão de toneladas de frutas.

Que precisamos de água para toda essa produção, você já sabe.  Agora, você vai descobrir que a chuva é a maior fonte de água para a agricultura. E quando não chove?  Para entender como os produtores lidam com desafios de excesso ou falta de chuva na produção de frutas, fique com a gente.

O ciclo da água na agricultura

As plantas precisam de água para se desenvolverem, na fruticultura não é diferente. Para que cheguem em nossas casas frutos de cores vibrantes, grandes e saborosos, a água é essencial.

Quando ingerimos esses alimentos, também estamos “comendo água” é por isso que o nosso consumo de água é muito maior do que a quantidade que usamos para cozinhar, beber e para higiene.

Mas, por mais que se use muita água no campo, na produção agrícola ela entra num ciclo fechado, isso significa que ao ser utilizada ela volta para o meio ambiente.


Leia também

Exportação de frutas: como o Brasil está posicionado?

Exportação de frutas brasileiras: elas podem ir mais longe


O pesquisador e doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas Eusímio Felisbino Fraga Júnior, explica que esse retorno acontece preferencialmente de três formas: Evaporação direta da água do solo à atmosfera; pela percolação, definida como o movimento da água no solo, da superfície para as camadas profundas, reabastecendo o lençol freático; e pela evapotranspiração, que é a água absorvida pela planta e que volta à atmosfera na forma de vapor d´água.

Dr. Eusimio Felisbino Fraga Junior "A água utilizada na agricultura retorna ao meio ambiente por meio de evaporação, percolação e evapotranspiração. Dessa forma, a água pode atingir novamente a atmosfera, condensar e retornar ao solo na forma de chuva."
Dr. Eusimio Felisbino Fraga Junior - Professor e pesquisador - Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Ou seja, a água utilizada na agricultura faz parte do próprio ciclo da água na Terra.

A chuva é a maior fonte de água

Está correto dizer que a agricultura é um dos setores que mais utilizam água, mas também é certo que a maior parte dessa água utilizada vem da chuva. Seja de forma direta, quando a chuva cai do céu e molha as plantas, ou pela estocagem da água das chuvas em reservatórios.

irrigação na prática
Pedro Gonçalves, Produtor de hortaliças, em sua Fazenda. | Crédito: Laís Moreira

Isso faz com que muitos agricultores dependam exclusivamente da chuva para molhar seus cultivos. Por isso, a periodicidade e intensidade das chuvas (índices pluviométricos) em cada região é monitorada e consultada por agricultores há muito tempo.

Dessa forma, os produtores adaptaram seus plantios de acordo com os índices pluviométricos, uma vez que a ciência já identificou os períodos de desenvolvimento em que a água é mais importante para cada espécie de planta cultivada.

Ausência de chuvas acarreta problemas

A água, está diretamente relacionada com o desenvolvimento da maioria das frutas, uma vez que o florescimento das plantas se dá após uma certa intensidade de chuva. Ausência de chuvas no período que antecede à colheita pode causar rachaduras, diminuição do tamanho e até mesmo a queda precoce das frutas. Esses fatores elevam o risco de produção e também o risco de mercado.

Por exemplo, na citricultura nos meses de setembro e outubro as plantas demandam mais água, época em que os frutos iniciam a sua formação (para algumas variedades). A escassez de água nesse período também pode ocasionar a queda de flores.


Saiba mais sobre a laranja, limão e tangerina.


Na cultura do pessegueiro, o consumo de água pela planta aumenta na época de floração e começa a diminuir após o fim da polinização. Nesse período, a multiplicação das células vegetais é maior, sendo esse número de células o responsável por determinar o tamanho final dos pêssegos, logo a falta de água afetará diretamente o tamanho dos frutos. Que tal, conhecer os benefícios do pêssego, um fruto milenar.

Na produção de maracujá, caso haja falta de água no início do florescimento o potencial produtivo do maracujazeiro será afetado. Lembre-se: não deixe o maracujá na feira, leve essa saborosa fruta para casa.

Já a biologia das bananeiras e do mamoeiro requer uma grande e constante disponibilidade de água no solo durante o ano todo. O consumo de água por ambas as plantas é elevado e a falta de água, mesmo que por um curto período, pode acarretar a morte de tecidos vegetais da bananeira, fazendo com que a planta morra. No caso do mamoeiro é comum haver queda das folhas o que deixa os frutos expostos a radiação solar, resultando em queima.


Descubra os benefícios dessas frutas em

Banana é uma fruta de sucesso

Mamão e seus benefícios para a saúde


Plantas submetidas a falta de água também irão apresentar folhas amarelas, afetando sua capacidade de realizar fotossíntese (produzir energia) e ficando mais vulneráveis ao ataque de pragas e doenças.

Guilherme Coelho "A água é colocada nas plantas a partir de técnicas comprovadas pelos agrônomos. Colocar mais ou menos água faz com que ocorra um desequilíbrio e pode causar prejuízos para a produção das frutas. Tudo é feito observando a necessidade das plantas."
Guilherme Coelho - Presidente da ABRAFRUTAS.

No entanto, o excesso de água também pode ser prejudicial, uma vez que alta umidade aumenta o aparecimento de doenças causadas por microrganismos. Por isso, o ideal mesmo é contar com a chuva em períodos em que a planta precisa de mais água e complementar a sua necessidade hídrica com tecnologia de irrigação. Para isso, é importante que o produtor saiba armazenar água.

consumidor de frutas

Escassez de água no campo afeta o seu bolso

Tanto o atraso no desenvolvimento dos mais diversos frutos como a baixa produção vão acarretar numa falta desses alimentos e seus derivados, além da elevação de seu preço. Além disso, a falta de água diminui a qualidade dos frutos, ou seja, você pode acabar pagando mais por um produto diferente do que você está acostumada a consumir.

Tecnologia no armazenamento de água de chuva

As condições climáticas não são fixas e com isso a intensidade e períodos de chuva podem mudar de um ano para outro, o que afeta negativamente a produção e qualidade das frutas e também das hortaliças.

Por isso, foram desenvolvidas tecnologias para o armazenamento de água de chuva. Tudo feito para aumentar a disponibilidade de água em períodos de escassez. Como por exemplo as cisternas, onde podem ser estocados grandes volumes de água.

Pedro Gonçalves "Água da chuva é muito importante para encher os açudes que servem de reservatório de água para as hortaliças da fazenda em períodos menos chuvosos."
Pedro Gonçalves - Produtor de hortaliças há 14 anos, dono da fazenda Passagem - Divinópolis/MG.

Em algumas regiões é a adoção dessas técnicas que permitem a produção de hortifruti fora de sua época.

Políticas públicas como o programa Uma Terra e Duas Águas (P1 +2) e o Um Milhão de Cisternas (P1MC), tem por objetivo entregar cisternas com a capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e assim reduzir os riscos de produção.

Cisterna
Um Milhão de Cisternas | Crédito: Articulação Semiárido (ASA)

Outra tecnologia utilizada pelos agricultores para guardar água da chuva é o “Sistema Barraginha” que consiste em abrir miniaçudes (buracos) em pontos estratégicos do relevo de modo que cada um colete volumes significativos de água de enxurrada.

mini açude
Miniaçude | Crédito: Luciano Cordoval

Os miniaçudes disponibilizam água para lavouras próximas, conservam o solo e também funcionam como eficientes repositórios de água para o lençol freático.

barragem subterrânea
Barragem subterrânea | Crédito: Veramilles Aparecida

Existe também a barragem subterrânea, uma tecnologia de captação e armazenamento de água de chuva milenar. Esse sistema impede que a água da chuva escorra, segurando-a e fazendo com que ocorra acúmulo e elevação do nível da água dentro do solo. Adotando esse tipo de tecnologia é possível manter o solo úmido por até 5 meses depois da época chuvosa.

Ainda pensando sobre o armazenamento e melhor uso de água, o melhoramento genético de plantas pode ser utilizado para selecionar genes que levam às características de tolerância à seca. Nesse caso, é a planta que “aprende” a fazer o uso mais eficiente da água, diminuindo o consumo durante o seu desenvolvimento. Essas novas cultivares podem ser plantadas em regiões com limitações de água, principalmente onde se pratica agricultura de sequeiro, ou seja, sem irrigação.

Por fim, a disponibilidade adequada de água para as plantas proporciona um crescimento igual para todo o pomar, fazendo com que os frutos também se desenvolvam de forma sincronizada. O produtor produzirá mais, terá mais facilidade durante o processo de colheita, armazenamento e transporte, e o consumidor receberá frutos de melhor qualidade.

 

 

 

Principais fontes

Abrafrutas. Dados de exportação 2020. Disponível em: https://abrafrutas.org/2021/02/dados-de-exportacao-2020/. Acesso em 10/03/2020.

Embrapa. Ciência que transforma – Frutas e hortaliças. Disponível em: https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/frutas-e-hortalicas. Acesso em 10/03/2021.

Embrapa. Coleção 500 perguntas, 500 respostas. Disponível em: https://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/index.php. Acesso em: 10/03/2021.

Embrapa. Desafios da Produção de Frutas e Hortaliças Frente aos Extremos Climáticos. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/170421/1/Parte-2-cap-1-Desafios-da-producao-de-frutas….pdf. Acesso em: 10/03/2021.

Você sabe o que é o picles? Descubra conosco

Notícia

Picles é sempre pepino? Não necessariamente. É possível fazer picles de qualquer vegetal. Conheça mais dessa forma de preparar e consumir alimentos ...

19/09/2018

Fruta-pão

Você conhece a fruta-pão?

Notícia

Diferente de tudo que você já viu, a fruta-pão surpreende. Saiba mais aqui ...

07/02/2019

índice glicêmico

Índice Glicêmico: descubra se você precisa se preocupar com ele

Notícia

Na busca por uma alimentação saudável, muitas vezes somos bombardeados por termos que não conhecemos. Aqui você fica sabendo o que é o índice glicêmico ...

15/03/2019