facebook
Voltar para a lista

Fresh Brasil: conheça a marca que reúne os setores de frutas, hortaliças e flores

27/06/2019

Fresh Brasil

Na última quarta-feira, 26 de junho, os setores de frutas, hortaliças e flores do Brasil anunciaram criação da Fresh Brasil, marca que representará os três segmentos em esforços institucionais e de comunicação. O lançamento aconteceu durante a 26ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), em Holambra. O Programa Hortifrúti Saber & Saúde marcou presença no evento. 

O objetivo da iniciativa é desenvolver um modelo de colaboração entre a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) e o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Os três setores apresentam algumas características semelhantes, a exemplo de produção, logística, comercialização e consumo, daí a ideia de reuni-los sob uma única marca para ter mais força ao enfrentar os desafios. 

Para o diretor-executivo do Ibrahort, Luciano Vilela, as três áreas dispõem de mesmos compradores, mesmos fornecedores de insumos e equipamentos. “Além disso, todos são produtos frescos, característica que os reúne na mesma categoria de durabilidade e inspira o nome da marca”. 

Luciano Vilela, Diretor Executivo do Ibrahort. "A marca Fresh Brasil vai unir cada vez mais os setores de hortaliças, flores e frutas em torno de suas similaridades e, assim, potencializar esforços e recursos."
Luciano Vilela, Diretor Executivo do Ibrahort.

Segundo o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, não dá para entender como não começamos a tratar esse assunto de maneira conjunta antes. Eduardo Brandão, diretor executivo da Abrafrutas, concorda com a avaliação de Schoenmaker. “Essas áreas possuem mesmos objetivos de mercado e produtores altamente tecnificados, por isso devem trabalhar juntas, para divulgar o Fresh Brasil”, afirma Brandão. 

O evento contou também com a participação do presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Joe Carlo Viana Valle. 

 

Fresh Brasil e a importância desses setores no Brasil

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Somente em 2018 foram produzidas 44,7 milhões de toneladas, ficando atrás apenas da China e da Índia. Segundo o Relatório Cenário Hortifruti Brasil, o setor emprega 6 milhões de pessoas de maneira direta. “Se considerarmos os trabalhadores de hortaliças e flores, teremos um número muito maior e muito mais representativo”, acrescenta Brandão.

Os segmentos apresentam características bastante peculiares devido ao clima tropical do Brasil. No País, muitas dessas flores, frutas e hortaliças são produzidas o ano todo, o que nos torna únicos quando comparados a outros países. Isso garante continuidade no fornecimento desses produtos aos consumidores ao longo de todo ano, aumentando nossa competitividade no mercado internacional. 

 

Outras iniciativas de união dos setores de frutas, hortaliças e flores

A Hortitec também foi palco do lançamento da Super Câmara Setorial de São Paulo (SP) de Flores, Frutas, Legumes e Verduras. O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira. Essa Super Câmara também tem vai unificar esses segmentos, em nível estadual, visando ganhar eficiência e evitar a competição entre eles. O Secretário também manifestou seu apoio ao Fresh Brasil. “Essa iniciativa ajudará a vender não apenas o produto final, mas também a compartilhar conhecimentos e a transferir de tecnologia, inclusive para outros países”, revelou Junqueira. 

Fresh Brasil iniciativas

A Hortitec é considerada a maior feira de negócios do setor de horticultura na América do Sul e a 5ª maior do mundo. Anualmente, são apresentadas soluções capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de frutas, flores e hortaliças brasileiras. 

 

Fonte: Hortifruti, 27 de junho de 2019

Alimentos da Rússia

Alimentos da Rússia: conheça o país sede da Copa do Mundo pela comida

Notícia

Que tal saber mais sobre a cultura do país sede da Copa do Mundo? Para isso, nada melhor do que conhecer os alimentos da Rússia ...

14/06/2018

Produtores brasileiros mostram que uva pode ser cultivada em clima tropical

Notícia

Com o desenvolvimento de variedades adaptadas às condições tropicais, o País vem ganhado destaque na produção de uvas ...

16/10/2017

Pitaya

Conheça a Pitaya, a fruta do dragão

Notícia

Ainda disponível em poucas regiões do Brasil, a pitaya é uma fruta de sabor suave e baixo teor calórico. Conheça mais sobre ela ...

27/03/2019