facebook
Voltar para a lista

Fruta tipo exportação: melão brasileiro

18/04/2018

melao

Com uma produção de 500 mil toneladas, o melão ocupa posição de destaque na produção de frutas no Brasil. A fruta é considerada a cara do verão pelo seu alto teor de água em sua composição (cerca de 90%). Essa característica tipicamente tropical conquista apreciadores não apenas no Brasil, mas em mercados além da fronteira, como Espanha e Inglaterra.

Refrescante, o melão é fonte de potássio, um dos nutrientes responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico (porcentagem de líquido no corpo humano). Além disso, a fruta se destaca pela baixa quantidade de calorias. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), 100 gramas de melão possuem apenas 29 quilocalorias (kcal).

A dica então é incluir o melão cada vez mais na sua alimentação, seja in natura, na forma de sucos, ou mesmo como elemento da salada. Um bom jeito de consumir a fruta é leva-la para lanches na hora do trabalho, escola ou faculdade. Diferente da maçã e da banana, quando descascamos e picamos o melão, ele não escurece.

 

Tipos de melão

Existem diversos tipos de melão. No Brasil, as frutas produzidas com fins comerciais pertencem a três gêneros: Cucumis melo inodorus (sem aroma), Cucumis melo reticulatus e Cucumis melo cantaloupensis (aromáticos).

Os melões do gênero inodoro apresentam frutos de casca lisa ou levemente enrugada, coloração amarela, branca ou verde-escuro, elevada resistência ao transporte e durabilidade pós-colheita. A polpa é espessa, com coloração que varia de branco a verde-claro. Como exemplo de inodoros temos os melões Amarelos e Pele de Sapo.

Já os aromáticos possuem fragrância agradável e casca de coloração que varia de amarelada a esverdeada. A polpa é espessa e a coloração vai do amarelo ao salmão. São exemplos desse gênero os melões Cantaloupe, Galia, e Orange Flesh.

 

Nordeste e Melão: um caso de amor

Falar de melão é quase como falar do Nordeste. Isso porque, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), os estados nordestinos do Rio Grande do Norte e do Ceará são responsáveis por 90% de toda a produção da fruta no país. Dentre os produtores da região, cabe destacar a Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora brasileira de melão. A empresa conta hoje com quase 9.000 colaboradores nos períodos de safra e com uma área total de mais de 30.000 hectares. Mas nem sempre foi assim.

Criada em 1995 por Luiz Roberto Barcelos e Carlo Porro, a agrícola começou quando os dois sócios receberam uma fazenda no semiárido nordestino como forma de pagamento de uma dívida. Eles resolveram apostar as fichas na produção do melão e hoje são considerados campeões nacionais de exportação. A escolha do melão não foi ao acaso: “a produção dessa fruta era ideal para quem tinha pouco capital de giro, pois o retorno era rápido: apenas 60 dias entre o plantio e a colheita” explica o sócio fundador, Luiz Roberto Barcelos.

Barcelos conta que o início foi difícil. “Começamos plantando somente três hectares por semana e nós mesmos distribuíamos as frutas no Ceasa de São Paulo”. Essa rotina intensa de trabalho se manteve até o ano 2000, quando os sócios começaram a exportar a produção. No primeiro ano, a Famosa exportou 200 containers. O acesso ao mercado externo ajudou a propriedade a prosperar e se transformar em um caso de sucesso. Hoje eles produzem 1 milhão de melões por dia.

 

Como não errar na hora de escolher o melão

Comprar um bom melão requer alguns cuidados. Mas não se preocupe, a gente ajuda. Para saber se o fruto está maduro, pressione levemente o lado oposto ao caule. Se estiver bom para o consumo, ele vai ceder um pouco. Caso ainda esteja muito firme, a fruta pode estar um pouco verde. Agora, atenção: se a extremidade puder ser pressionada com muita facilidade, em uma área superior a uns 5 cm de raio, a fruta provavelmente está passada.

Observe também se a casca está firme, de cor forte e se não apresenta rachaduras, partes moles ou machucados.

Prontinho! Agora aproveite o restinho de período de calor e coloque o melão na sua próxima lista de compras.

 

Fonte: Hortifruti, 18 de abril de 2018

Sustentabilidade e hortaliças: uma combinação possível

Notícia

Livro da Embrapa prioriza a ciência em discussão sobre a sustentabilidade da horticultura no Brasil ...

23/10/2017

índice glicêmico

Índice Glicêmico: descubra se você precisa se preocupar com ele

Notícia

Na busca por uma alimentação saudável, muitas vezes somos bombardeados por termos que não conhecemos. Aqui você fica sabendo o que é o índice glicêmico ...

15/03/2019

Temperos naturais: opções para dar mais sabor aos preparos

Notícia

Temperos naturais são uma excelente forma de diminuir a quantidade de sal na comida sem abrir mão do sabor. ...

21/01/2019