facebook
Voltar para a lista

Benefícios do melão vão muito além da dieta

18/04/2018

Benefícios do melão

Dentre os principais benefícios do melão para a alimentação, devemos destacar sua refrescância e durabilidade. A fruta é ideal para os dias mais quentes e sua textura permite o transporte como lanche sem prejuízo às suas características de aroma e sabor. Além disso, diferente de alguns frutos como a banana e a maçã, o melão não escurece após ser picado.

Comer um melão geladinho pode ser tão refrescante quanto beber um copo d’água quando se está com sede. Aproveite os dias mais quentes para fazer sorvetes, sucos e sobremesas geladas com a fruta. Fica delicioso!


SAIBA MAIS:

Melão brasileiro é destaque no mercado internacional


Benefícios do melão: aspectos nutricionais 

Em relação aos aspectos nutricionais, podemos destacar como benefícios do melão sua ótima densidade nutricional. Ou seja, baixo valor de energia e alta diversidade de nutrientes. 

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), 100 gramas de melão possuem apenas 29 quilocalorias (kcal). Sendo assim, o melão torna-se um alimento que pode compor diversas dietas, seja in natura, na forma de sucos ou mesmo junto às refeições.

Benefícios da casca do melão

Benefícios do melão vão muito além da nutrição

Além dos aspectos nutricionais, o melão também tem vantagens associadas a aspectos socioeconômicos e ambientais. Dentre esses, podemos destacar:

Benefícios socioeconômicos  

Cultivar melão é uma atividade que gera renda e emprega muitas pessoas. São milhares de empregos diretos nas regiões menos desenvolvidas do País. Segundo o levantamento Cenário Hortifruti Brasil 2018, a atividade se concentra, em sua maior parte, em quatro Estados do Nordeste brasileiro: Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Pernambuco.


SAIBA MAIS:

Rio Grande do Norte é destaque na produção de melão


Benefícios ambientais

O Brasil se destaca como um dos maiores exportadores de melão do mundo. De acordo com estudos conduzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o melão brasileiro é ecologicamente sustentável. De acordo com a análise, o melão brasileiro possui uma pegada de carbono mais baixa quando comparado a outros países do mundo. Essa característica é importante, principalmente para desacelerar o aquecimento global e melhorar a qualidade de vida do planeta.

 

A cultura do melão

Cultivo do melãoO melão (Cucumis spp.) é uma hortaliça que se adapta melhor aos climas quentes e secos. A época de plantio mais favorável ao meloeiro vai de agosto a fevereiro, podendo ser cultivado o ano todo, em locais com temperaturas favoráveis. Por isso, no Brasil, a maior parte de sua maior produção concentra-se no semiárido.

O melhor desempenho agronômico da cultura é obtido pelo aprimoramento de técnicas de cultivo e introdução de novas tecnologias.  Dentre técnicas de cultivo e práticas de manejo utilizadas pelos produtores, destacam-se: 

  •         Cultivo protegido;
  •         Cultivo a campo aberto;
  •         Irrigação;
  •         Calagem;
  •         Poda;
  •         Adubação e;
  •   Aplicação de defensivos para controlar pragas e doenças que afetam o cultivo, entre outras.

 

Mitos relacionados ao melão

Algumas fontes apontam o melão como uma fruta com propriedades nutricionais milagrosa, especialmente no que se refere a emagrecimento e a aspectos nutricionais. Isso, entretanto, não é verdade. 

Um dos benefícios do melão é ser um componente de uma dieta saudável, mas essa característica é comum a diversas outras frutas. Nem o melão nem outras frutas são capazes de fazer alguém perder peso se toda a dieta da pessoa não for ajustada. Além disso, ele não deve ser consumido como substituto de medicamentos. 

Alguns sugerem até mesmo o consumo de suas sementes como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. No entanto, essa forma de consumo, além de  não ser usual, requer uma análise sobre o aproveitamento desses nutrientes pelo organismo.

 

Fonte: Hortifruti

 

Cenário Hortifruti Brasil 2018

Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018 mostra que geração de empregos é destaque

Notícia

Estudo inédito revela que o cultivo de frutas e hortaliças gera, em média, 25 postos de trabalho a cada 10 hectares (ha). Para a cultura da soja, um emprego é gerado a cada 10 ha ...

31/10/2018

banana

O que é que a banana tem?

Notícia

Preferência nacional, 99% da produção da fruta no Brasil é direcionada ao mercado interno ...

24/10/2017

Mini-hortaliças

Pequenas, mas notáveis: mini-hortaliças ganham destaque na mesa do consumidor

Notícia

Além de atraentes visualmente, as mini-hortaliças apresentam mesmo valor nutritivo que as hortaliças tradicionais ...

19/01/2018