facebook
Voltar para a lista

Frutas de agosto: quais estão amadurecendo perto de você?

frutas de agosto

Frutas de agosto! Apesar de algumas frutas serem produzidas e consumidas durante todo o ano, as plantas possuem sim um ciclo natural e que está ligado ao clima de cada região.

Nesse sentido, frutas da safra são produzidas utilizando menos insumos, se desenvolvem mais facilmente, costumam ser mais baratas e, ainda, podem ser mais saborosas.

Pensando nisso, e com base na lista de frutas publicada pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), separamos algumas informações sobre cinco frutas de agosto, uma de cada região do país. Confira!

Frutas de agosto: conheça aquelas que estão amadurecendo perto de você

Antes de mais nada, é importante saber que as plantas possuem preferências edafoclimáticas (referentes ao clima e solo) específicas. Nesse sentido, uma fruta que possui um ciclo natural no mês de agosto na região norte não irá apresentar o mesmo desenvolvimento na região sul. É por isso que as “frutas da estação” acabam sendo específicas de cada região.

Ficou curioso para saber qual é a fruta de agosto na sua região? Não deixe de conferir essa lista que vai deixar você com água na boca.

No Norte, é época do açaí

AçaíNa região norte, é época da planta que ganhou o país e o mundo, o açaí. A fruta, que é originária da Amazônia, se tornou uma verdadeira febre, mesmo bem longe de sua região de origem.

Nesse sentido, o açaí ganhou fama quando deixou de ser conhecido apenas como alimento básico das populações ribeirinhas do norte do Brasil e ganhou novos preparos nas demais regiões do País.

Dessa forma, nos estados do Amazonas e do Pará, além dos outros da região amazônica, o açaí aparece principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. Além disso, o pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleia, sorvetes e doces. Nas demais regiões, a fruta faz sucesso quando misturada com granola e guaraná.

Quer saber mais sobre as propriedades do açaí e outras curiosidades? Não deixe de acessar nosso texto sobre essa deliciosa fruta!

É estação da manga no Nordeste

Maga rosa-jorge-tadeuOriginária da Índia, a manga foi trazida ao Brasil pelos portugueses e se adaptou muito bem aos diferentes climas do país e, no Nordeste, o mês de agosto é quando as frutas começam a amadurecer.

A manga é uma fruta de baixa caloria por porção (100 g) e de grande valor nutricional. Nesse sentido, ela apresenta fibras que contribuem para saúde intestinal, minerais como selênio, fósforo, zinco, magnésio e potássio cuja uma porção dessa fruta fornece cerca de 35% da recomendação diária do nutriente.

Além disso, essa fruta possui como ponto forte o conteúdo de Vitamina A e C, que podem contribuir, respectivamente, para saúde dos olhos e na síntese de hormônios.

Essas e muitas outras informações sobre a produção de mangas no Brasil estão em Manga: fruta de muitos benefícios e sabores. Inclusive, temos uma receita de chutney para você aproveitar ainda mais esse alimento.

O Baru do Centro-Oeste

Agosto também é o mês em que uma árvore nativa do cerrado começa a produzir seus frutos, o Baru.

Pouco conhecida de muitos brasileiros, do baru é uma fruta de agosto, do qual se aproveita a amêndoa. Dessa forma, com sabor semelhante ao amendoim e a castanha de caju, geralmente é feita torrada. No entanto, também pode ter consumo in natura. Além do mais, a farinha do baru é rica em proteína e pode ter uso em substituição à farinha branca na panificação.

Se você se interessou pelo baru, que tal conhecer outros alimentos tradicionais e não convencionais? Existe uma grande diversidade de plantas que sua dieta alimentar pode incorporar. Você pode conhecer muitas delas acessando o texto que escrevemos sobre PANCs.

As bananas dominam a região Sudeste

Praticidades da banana
Praticidades da banana

Isso mesmo, o mês de agosto é favorável, na região sudeste, ao desenvolvimento das bananas. Fruta que é uma paixão nacional, com sabor característico e ingrediente habitual em preparações doces e salgadas da nossa culinária.

Você sabia que a ausência de sementes no fruto se dá por conta da forma com que os agricultores ancestrais domesticaram as bananas? Ao selecionarem plantas para cultivo, que apresentavam frutos com mais polpa e menos sementes, eles acabaram priorizando a ausência de sementes no fruto e favorecendo a comestibilidade.

Não por acaso, a banana é uma fruta de muitas facilidades. Em outras palavras: além de saborosa, é fácil de descascar e de consumir, seja qual for o momento e local. Melhor do que isso, só se você for morador de Jaíba/MG ou Sete Barras/SP, cidades que são grandes produtoras de bananas.

No nosso texto Banana é uma fruta de sucesso você vai descobrir a origem, os benefícios e outras curiosidades sobre essa fruta de agosto.

Fim da safra de morango no Sul

De origem europeia, o morango é um pseudofruto delicado, saboroso e versátil que pode fazer parte de saladas, bebidas, sobremesas e até pratos salgados. Além disso, é um alimento de baixo valor calórico, sendo 36kcal por porção, considerando que uma porção equivale a 120g do produto.

A cultura do morango é bastante exigente e necessita um sistema de cultivo bastante tecnificado.

produção de morango
Produção de morango

Sendo assim, para evitar plantas daninhas e diminuir a evaporação da água do solo, os produtores utilizam coberturas mortas de vegetais ou filmes plásticos e assim conseguem melhores condições de cultivo. Além disso, o uso de insumos para controle de pragas e doenças, bem como de sistemas de irrigação controlados, são bastante importantes.

Saiba muito mais sobre as propriedades do morango e porque ela não é considerada, pelos botânicos, uma fruta verdadeira clicando aqui!

Agora que você já sabe quais são as frutas de agosto da sua região, não espere o mês acabar, corra à feira ou ao mercado mais próximo e leve o seu açaí, manga, baru, banana ou morango para casa.

 

Você sabia que a chuva é a maior maior fonte de água da fruticultura? Entenda mais sobre o assunto clicando aqui!

 

Principais fontes:

Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

frutas nativas

Plantas nativas do Brasil: quantas você realmente conhece?

Notícia

Descubra a importância de conhecer quais são as plantas nativas do Brasil e porque você deve incluí-las na sua alimentação. ...

Jaca

Para enfiar o pé na jaca

Notícia

Conheça cinco curiosidades dessa fruta que é a cara da primavera ...

preservação da água

Preservação da água: prática comum de quem produz hortifruti

Notícia

Da semente, até chegar na sua casa, a água é importantíssima na produção de frutas e hortaliças. Uma preocupação diária dos agricultores. Saiba mais! ...