facebook
Voltar para a lista

Frutas de setembro, descubra as frutas que estão amadurecendo pertinho de você

Frutas de setembro

Frutas de setembro, a época das frutas que gostam da transição de umidade e temperatura. Por isso, elas ficam mais produtivas e tem sua safra mais abundante em todas as regiões brasileiras.

Nesse sentido, é no mês de setembro que ocorre a troca entre o inverno e a primavera. Sendo assim, no centro-sul do Brasil, as diferenças de temperatura que ocorrem no período influenciam no encerramento da produção de frutos de algumas espécies. Ademais, é a responsável pelo início a frutificação e colheita de alguns pomares, como é o caso da ameixeira.

Enquanto isso, no Norte e Nordeste, o final da época chuvosa também tem influência na produção das frutas que consumimos. O melão e o abacaxi, por exemplo, trazem condições de compras mais baratas.

Quer saber mais? Então confira as frutas de setembro nas diversas regiões brasileiras com o nosso artigo!

Ameixa não é só no natal

Ameixa mobileDe fato, o pico da colheita da ameixa ocorre nos meses de outubro a dezembro. No entanto, em toda a região sul alguns produtores já estão iniciando as primeiras colheitas desse fruto.

Por isso, se você é morador de alguns dos estados dessa região, não perca tempo e comece desde já a aproveitar os nutrientes e propriedades laxativas da ameixa.

Dessa maneira, a ameixeira mais cultivada no Brasil é a da espécie Prunus salicina. Originária do Extremo Oriente e integrante do grupo das ameixas japonesas, esse tipo não é tão exigente quanto ao frio e também tolera temperaturas elevadas, adaptando-se bem ao clima do país.

Quer saber qual outra espécie de ameixa é cultivada no mundo e quais nutrientes que se destacam? Não deixe de acessar:  Ameixa: fonte de fibras e sabor.

Produção de melancia em alta no Centro Oeste

Frutas legumes e verduras-melanciaAs altas temperaturas no Tocantins beneficiam o desenvolvimento das melancias. Assim, garantem qualidade do fruto e intensificam a sua colheita no mês de setembro.

Todavia, o que você não sabe é que apesar de ser tratada como fruta a melancia é, na verdade, uma hortaliça. Sendo assim, ela pertence à família Cucurbitaceae, a mesma do pepino, chuchu, abóbora, abobrinha e melão.

Isso mesmo, o melão também é uma hortaliça.

As melancias são produzidas a partir de flores que duram apenas um dia. Dessa forma, elas se abrem quando o sol nasce e murcham no final da tarde. Só existe a produção dos frutos com ajuda de insetos polinizadores, como as abelhas. Por isso, é bom ter algumas caixas de abelhas perto da plantação.

Para conhecer melhor a cultura e aprender dicas de compras e consumo acesse: Melancia: de sabor doce e suave, se destaca por ser tão refrescante.

O melão do nordeste

melaoA produção de melão no nordeste brasileiro ganha estabilidade no mês de setembro. A fruta é ideal para os dias mais quentes e sua textura permite o transporte como lanche sem prejuízo às suas características de aroma e sabor.

A cultura do melão, além de entregar um delicioso alimento, é também uma importante atividade que gera renda e emprega muitas pessoas. Em sua maior parte, nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Os produtores brasileiros têm conquistado cada vez mais espaço no mercado internacional. Em 18 de setembro de 2020, a China recebeu a primeira carga de melões brasileiros. Ou seja: um novo marco para essa cultura.

E não é só isso: de acordo com estudos conduzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o melão produzido no Nordeste, tem pegada de carbono 50% menor do que o do exterior.

O abacaxi do Norte

abacaxi é um ótimo alimentoConsumir “frutos da época” é benéfico para a saúde e também para o bolso. Mesmo para o abacaxi, que pode ser colhido o ano inteiro, é no mês de setembro que o seu preço começa a cair e por isso também merece destaque. Nesse sentido, o estado do Pará é um dos maiores produtores da fruta.

O abacaxi é uma fruta cítrica de excelente densidade nutricional, pois em uma porção (02 fatias médias =150g) apresenta em média 74 calorias provenientes predominantemente dos carboidratos (+-15,7g). Fonte de fibra alimentar, o abacaxi contribui com a saciedade, além de fornecer mais de 50% da recomendação de vitamina C diária.

Além disso, a fruta é uma ótima opção para refrescar frente às altas temperaturas que chegam com o fim do inverno. Descubra mais sobre a cultura do abacaxi em: Abacaxi: a fruta tropical que conquistou o mundo.

Mais abacate na região Sudeste

abacateO abacate é uma das dez frutas mais consumidas pelos brasileiros. Os produtores brasileiros chegam a colher mais de 190 mil toneladas de abacate por ano. A região sudeste é a maior produtora e o mês de setembro é caracterizado pela colheita de duas variedades de abacate: a ‘Margarida’, fruto mais redondo e a ‘Breda’ que é uma das mais populares no país.

Além de muito saboroso, o abacate é fonte de gorduras boas, o que faz dele um ótimo integrante na dieta alimentar. Além disso, o abacate faz parte do grupo das frutas cujo valor calórico é maior, em função do nutriente predominante em sua composição ser o lipídio.

Não deixe de ler: Abacate: o queridinho das nutricionistas e, descubra importantes informações sobre esse alimento. Veja, também, a página “Amo abacate!” e encontre muitos outros conteúdos, além de deliciosas receitas com esse fruto.

E aí, o que você achou dessas opções de frutas para setembro? Não deixe de comentar e nos seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Quer saber como está a exportação de frutas brasileiras? Então não deixe de conferir o nosso artigo exclusivo!

Principais fontes:

ABRAFRUTAS. Frutas e hortaliças do mês: o que comprar e plantar em setembro! Disponível em: https://abrafrutas.org/2020/09/04/frutas-e-hortalicas-do-mes-o-que-comprar-e-plantar-em-setembro/. Acesso em: 18/09/2020.

Amo abacate. Variedades do Abacate. Disponível em: https://amoabacate.com.br/sobre/#variedades. Acesso em: 18/09/2020.

HortifrutiBrasil. Análise de mercado. Disponível em: https://www.hfbrasil.org.br/br/revista/acessar/completo/edicao-de-setembro-como-esta-o-bolso-do-produtor-de-hf-na-pandemia.aspx. Acesso em: 18/09/2020.

Sansuy. Confira as datas das colheitas 2020 e como se preparar melhor. Disponível em: https://blog.sansuy.com.br/colheitas-2020/. Acesso em: 18/09/2020

E a cor do Ano Novo é: verde-escuro!

Notícia

Na hora de escolher o look do réveillon ou de montar seu prato, invista no verde-escuro. Roupas dessa cor simbolizam sorte e alimentos possuem nutrientes importantes! ...

Futuro da alimentação

O futuro da alimentação já começou

Notícia

O Futuro da Alimentação é um evento criado para discutir os desafios de se alimentar uma população mundial que não para de crescer ...

Tâmara

Tâmara: tradição e sabor vindos do mundo árabe

Notícia

Apesar de pequena, a tâmara possui um perfil nutricional interessante: é fonte de fibras e de potássio ...