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Frutas e Hortaliças são fundamentais para atletas amadores ou profissionais

30/10/2017

O que uma advogada que tenta praticar seu esporte favorito aos fins de semana e um atleta profissional têm em comum? Além da paixão pelo exercício físico ambos compartilham a necessidade de uma alimentação balanceada e rica em hortaliças. A nutricionista Sueli Longo explica que, apesar de serem duas realidades bem distintas, legumes, verduras e frutas são importantes para os dois perfis.  “Não é possível ter rendimento esportivo sem saúde, e as frutas e hortaliças são essenciais para a saúde”.

De acordo com a nutricionista, esses alimentos possuem propriedades nutricionais como fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos (substâncias responsáveis por aroma, cor e sabor) fundamentais para quem busca um estilo de vida saudável. As fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino, as vitaminas e minerais regulam enzimas e hormônios. Já os fitoquímicos têm ação antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e por diversos problemas de saúde.

RADICAIS LIVRES

A necessidade de combater os radicais livres é um dos pontos que diferencia o plano de alimentação ideal para cada um dos perfis apresentados. O organismo de atletas profissionais, por apresentarem rotina de treinamento mais intensa, produz uma quantidade muito maior de radicais livres do que o organismo de “atletas de fim de semana”.

Sueli afirma que passar por uma avaliação nutricional é importante para realizar uma prescrição individualizada e, assim, alcançar quaisquer que sejam seus objetivos: “O método para montar um plano alimentar para esses dois tipos de praticantes de exercício físico pode ser similar, mas a prescrição é muito diferente de acordo com intensidade do treinamento e do que se espera”.

DIETA E SUPLMENTAÇÃO

Uma alimentação balanceada é a base para a prática de exercícios físicos e esporte. Necessidades de nutrientes específicas que não consigam ser atingidas através da alimentação exigem o uso de suplementos alimentares para que a necessidade nutricional seja suprida.

Seja você um atleta de fim de semana ou um profissional, aumentar a ingestão de hortaliças e frutas no dia a dia pode ter um grande impacto na sua saúde.

Hortifruti, 27 de outubro de 2017

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