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Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

07/01/2019

Frutas energéticas

As frutas energéticas estão no grupo de alimentos responsáveis por nos garantir a quantidade necessária de energia para enfrentar o dia a dia. Ter disposição, vencer o cansaço e estar preparado para os desafios da rotina fica muito mais fácil quando nos atentamos à nossa alimentação.

Incluir frutas energéticas no café da manhã pode fazer toda a diferença. Por ser a primeira refeição após um longo período de jejum, é preciso que os alimentos consumidos possam fornecer a quantidade de energia necessária e, ao mesmo tempo, sejam repletos de nutrientes.

Levando isso em consideração, nada melhor do que começar o dia com o consumo de frutas. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, por exemplo.), diferentes fibras alimentares e compostos protetores que ajudam a regular o organismo.

Além disso, incluir porções de fruta no café da manha é uma excelente forma de conseguir ingerir a quantidade recomendada desse tipo de alimento estabelecida pela Organização Mundial da Saúde.

 

Frutas energéticas são ainda melhores para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes necessitam de uma alimentação balanceada e saudável. Consumir frutas, legumes e verduras, atreladas a uma alimentação saudável, contribui para o crescimento e o desenvolvimento. Ademais, pode ajudar a prevenir problemas como a obesidade, por exemplo.

No longo prazo os benefícios são ainda maiores. Pessoas que fazem o consumo de uma alimentação saudável tem menos chance de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dentre outras.

Apesar disso, o consumo de frutas entre pessoas dessa faixa etária ainda é muito baixo. De acordo com a dissertação de Mestrado de Beatriz del Fiol, “Diferenças nos fatores associados ao consumo de frutas e de hortaliças entre os adolescentes brasileiros”, desenvolvida pela Comissão de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (Pronut) e publicada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), apenas 3% dos jovens consomem frutas diariamente.

Esse dado é corroborado pela pesquisa “Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes” que revelou que as frutas não têm lugar no prato dos brasileiros em fase de crescimento. O alimento não figura entre os 20 mais consumidos.


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Confira 4 excelente opções de fruas energéticas.

Mudar esse cenário é fundamental. Você pode começar incluindo as frutas energéticas na primeira refeição do dia de sua família. Conheça abaixo 5 excelentes opções para começar seu dia com mais energia e muito mais saúde.

 

  • Abacate

AbacateO abacate é uma excelente fruta para começar o dia. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 gramas da fruta possuem 96 calorias, sendo uma ótima fonte de energia.

O abacate também faz parte do grupo de frutas com maior teor de gordura – possui 8,4g para cada 100g do alimento. Mas não se preocupe, mais da metade (51%) desse total são gorduras monoinsaturadas e aproximadamente 17% poli-insaturadas. Ou seja, gorduras benéficas e essenciais para a saúde em geral e em especial para o coração.

 

  • Manga

mangaQuando falamos de manga, o tipo mais energético é a Palmer. De acordo com a Taco, a fruta não apenas contém 72 calorias a cada 100 gramas, como também é uma excelente fonte de vitamina C e boa fonte vitamina A.

Muito versátil, a manga pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e vitaminas. Para fazer uma boa vitamina, primeiramente corte a fruta em pedaços médios. Logo em seguida,  bata no liquidificador com leite.

 

  • Banana

bananaA banana tem fama de energética até entre os atletas. A banana prata, por exemplo, é muito consumida por causa da quantidade de carboidrato (cerca 25 gramas do nutriente a cada 100 gramas da fruta). A banana ainda apresenta magnésio e potássio. Tem vitaminas do complexo B e cálcio, que participam da contração muscular.

Ótima opção para o pré ou o pós-treino.

 

 


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  • Caqui

caquiO caqui chocolate é outra fruta que pode ser o combustível para enfrentar o dia a dia. Com 71 calorias em 100 gramas da fruta, o caqui ainda é uma excelente opção para quem deseja incluir mais fibras na alimentação (de acordo com a Taco, são 6 gramas do nutriente). As fibras são nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do sistema digestivo e garante a sensação de saciedade após uma refeição.

Além disso, contém vitaminas A, C e do complexo B.

 

Gostou da nossa lista? Qual outra fruta você tem o hábito de consumir no café da manhã? Conte para gente no Facebook!

 

Fonte: Hortifruti, 7 de janeiro de 2019

Referências:

  • BLOCH, Katia Vergetti et al. ERICA: prevalências de hipertensão arterial e obesidade em adolescentes brasileiros. Rev Saúde Pública, v. 50, n. 1, p. 9s, 2016.
  • FIOL, Beatriz Del. Diferenças nos fatores associados ao consumo de frutas e de hortaliças entre os adolescentes brasileiros. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.
  • TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS / NEPA – UNICAMP. – 4. ed. rev. e ampl, 161 p., 2011.

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