facebook
Voltar para a lista

As 10 frutas mais consumidas no Brasil: confira a lista das preferidas

frutas mais consumidas no brasil

Você sabe quais são as frutas mais consumidas no Brasil? O país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e, anualmente, são produzidas mais de 40 milhões de toneladas de frutas, com quase a totalidade direcionada ao mercado interno. A fruticultura também representa 6 milhões de empregos diretos, ou 27% dos empregos gerados pela produção agrícola nacional, ocupando uma área de apenas 2,4 milhões hectares.

O resultado disso é uma enorme diversidade de frutos que saem do solo brasileiro e chega  sua mesa. Mas será que nós aproveitamos toda essa biodiversidade?

Consumo de frutas no Brasil

Segundo a análise do consumo alimentar pessoal no Brasil – POF 2017-2018, o consumo de frutas no Brasil tem diminuído em todas as classes e faixa etária. O impacto dessa redução reflete em uma baixa ingestão de importantes nutrientes para a saúde das pessoas.

Por isso é importante a inclusão de frutas em nossa dieta. Abaixo você conhece 20 opções de frutas produzidas por agricultores brasileiros. Dessas, você sabe quais são as 10 frutas mais consumidas no Brasil?

frutas produzidas no Brasil

Para saber quais são as frutas mais consumidas no Brasil os entrevistados do POF 2017-2018 foram perguntados sobre quais alimentos ingeriram no dia anterior. Nesse caso, a fruta mais vezes mencionada foi a banana. Depois, ela foi seguida por: maçã, laranja, mamão, manga, açaí, melancia, tangerina, abacaxi e uva.

10 frutas mais consumidas no BrasilE você sabia que dessas dez frutas mais consumidas no Brasil apenas o abacaxi e o açaí são nativos do nosso país?


SAIBA MAIS

Plantas nativas do Brasil: quantas você realmente conhece?

Exportação de frutas: como o Brasil está posicionado?


Mas, o mais importante é que essas frutas são fonte de diferentes nutrientes e ao consumi-las (pelo menos 100 g), os brasileiros estão absorvendo energia, fibras, carboidratos. Elas também fornecem Vitamina C (abacaxi, laranja, tangerina, manga, mamão e açaí), Vitamina A (mamão, manga, laranja e melancia), Potássio (banana, manga e uva), cálcio (mamão), lipídios e ácidos graxos (açaí). 

As frutas são um tipo de hortaliça

Pode parecer estranho, mas as frutas também podem ser chamadas de hortaliças.  De fato, o termo “fruta” não existe dentro da botânica e o que chamamos de frutas são aquelas hortaliças-fruto ou frutos de sabor adocicado. O engenheiro agrônomo Francisco Henrique explica:

Francisco Henrique "Tanto a melancia e o abacaxi, como o tomate e a berinjela, são frutos. Isso porque o que comemos são as estruturas desenvolvidas a partir do ovário das plantas. No entanto, chamamos de frutas apenas aquelas que possuem sabor naturalmente agradável."
Francisco Henrique - Doutor em agricultura tropical e Produtor de conteúdo do HF

Com isso, podemos dizer que as frutas são legumes adocicados ou cítricos e que frequentemente fazem parte do nosso café da manhã e café da tarde. Isso mostra como as hortaliças podem e devem estar presentes em todos os momentos do nosso dia a dia, basta querermos. E aí, quantas hortaliças você já consumiu hoje?


LEIA TAMBÉM

Melhorar saúde: a solução para ser saudável está no seu prato

O cultivo de hortaliças e a segurança do que comemos


A produção de frutas no Brasil

O Brasil inteiro produz frutas, no entanto, os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará são os maiores produtores no país. 

Francisco Henrique "A produção de frutas é um processo caro, trabalhoso e que envolve muitas etapas como produção, transporte e comercialização"
Francisco Henrique - Doutor em agricultura tropical e Produtor de conteúdo do HF

Os fruticultores têm à sua disposição diversas tecnologias que vão desde sementes geneticamente melhoradas até insumos para melhorar o desenvolvimento da planta. Além do mais, contam com defensivos químicos e biológicos para proteger os frutos contra pragas e doenças, seja no campo, como também durante o transporte e comercialização.

As frutas podem ser cultivadas tanto em campo aberto como em cultivo protegido (estufas), seguindo práticas convencionais, orgânicas e até agroflorestal. O fruticultor é responsável por planejar a estratégia mais sustentável para o seu pomar e isso irá depender de cada cultura, tipo de solo e condições climáticas de cada região.

Por isso, é interessante conhecermos os produtores e como eles cuidam de suas plantas. E para você se sentir no campo vamos apresentar três fruticultores de diferentes regiões do Brasil.

Fruticultores do Brasil

Fernanda Dela Bruna Fruticultora

“A instalação de um vinhedo começa com a escolha do tipo de uva, é para mesa? Vinho? Ou ambas? A ciência já entrega mudas com características específicas para cada tipo, essa é a tecnologia mais importante e vai ditar a qualidade do produto final.”


Alef John Felix da Silva Fruticultor

O desenvolvimento de novas cultivares ajuda o produtor a enfrentar, principalmente, as adversidades climáticas. Por isso, é importante saber escolher a semente/muda correta para cada época de plantio.”


adriana rosso-fruticultora

“A banana é a única cultura que vive em família, a primeira planta a dar cacho é a mãe, depois vem a filha e a neta. E para termos fruta de qualidade precisamos cuidar bem de todas as gerações.”


As frutas mais consumidas no Brasil podem ser extintas?

A biodiversidade é constantemente ameaçada pelas mais diversas ações humanas. Sendo assim, estima-se que mais de 20 mil espécies vegetais são extintas anualmente, entre elas plantas frutíferas – das quais, muitas nem chegaram a ser descobertas pelo ser humano. Por isso, pesquisadores correm contra o tempo para identificar o maior número de espécies e conservar essas plantas em ambientes que chamamos de banco de germoplasmas


SAIBA MAIS

Conheça 5 frutas ameaçadas de extinção

10 frutas brasileiras que você não consome, mas deveria


Mas até mesmo as frutas mais consumidas no Brasil e no mundo correm risco de extinção – a própria banana quase foi extinta na década de 1950. Naquela época, uma doença conhecida como Mal do Panamá, que é causada por um fungo, dizimou os bananais da América Central – região que era a maior produtora do fruto. A salvação das bananas foi a descoberta, na Inglaterra, de uma nova variedade de banana.

No entanto, o cultivo de bananas na América Central nunca mais voltou a ser o que era e o fungo continua sendo uma ameaça global aos produtores de banana. Afinal, o fungo pode evoluir e infectar até mesmo as novas variedades.

Adriana Rosso "Em nosso pomar adquirimos sempre mudas desenvolvidas em laboratório, são matrizes com excelente seleção, qualidade genética, mudas uniformes e livres de doenças. A bananeira leva em média um ano para colocar o primeiro cacho."
Adriana Rosso - Produtora de Banana há 27 anos e empresária

O mamão é outro fruto em constante ameaça, inclusive ele quase foi extinto no Hawaii – Estado de maior produção da fruta nos Estados Unidos. Isso aconteceu devido ao surgimento de um vírus que ficou conhecido como vírus da mancha-anelar do mamoeiro, a doença apareceu também na década de 1950 e reduziu a produção de mamão no Hawaii pela metade.

CTA chuva

A solução entregue aos produtores de mamão foi uma variedade transgênica da planta. O mamão transgênico é resistente ao vírus e permitiu a recuperação da produção do fruto nas ilhas do Hawaii. 

Outra cultura que sofre constantes ameaças são as laranjas. O estado da Flórida nos Estados Unidos já foi considerado um dos maiores produtores de laranjas do mundo e atualmente os seus pomares caminham para a extinção, tudo por causa de uma bactéria. A doença conhecida como greening é a maior ameaça para a citricultura mundial e até hoje não possui uma cura efetiva.

A doença também existe no Brasil e tem sido combatida com boas práticas agronômicas e a qualquer sinal da doença, a planta deve ser erradicada e o pomar monitorado. 

 


ENTENDA:

Epidemias na agricultura


O que tem salvado nossas frutas preferidas da extinção são os constantes avanços em ciência e tecnologia agrícola.

Paulo Camargo "A ciência não está presente apenas no seu celular, computador ou televisão. Ela também está presente nos alimentos, pode parecer estranho, mas cada fruta é uma tecnologia diferente. "
Paulo Camargo - Biólogo, mestre e doutor em biologia molecular.

Dicas para conservar e consumir mais frutas

Na hora do consumo, prefira frutas frescas, faça a higienização correta do alimento e retire as manchas e pedaços murchos que possam estar contaminados por microrganismos. Essa prática ajuda a evitar o desperdício de alimentos inteiros. 


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Higienização de hortifruti: como fazer corretamente

Armazenamento de alimentos: como eles podem durar mais tempo?


Na hora de guardar as frutas é importante tomar alguns cuidados. As frutas emitem um gás natural chamado etileno. Esse gás não causa problemas a nossa saúde, mas ele pode acelerar o processo de amadurecimento de outras hortaliças.

Os maiores produtores de etileno e que devem ser armazenados longe de outras frutas são:

  • Abacate;
  • Abacaxi;
  • Banana;
  • Figos;
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Melão;
  • Pera;
  • Pimentão;
  • Tomate;
  • Uvas.

Receitas com frutas 

O saberhortifruti trouxe a Chefe de cozinha Luciana Berry para te ensinar a aproveitar algumas frutas com receitas bem diferentes. O Brasil é um grande produtor e exportador de melão. Inclusive, essa é a fruta mais exportada pelos produtores nordestinos, o que traz benefícios socioeconômicos para a região. Que tal preparar um tartar de melão?

Já o abacate, fruta bastante produzida e exportada, tem a sua produção concentrada na região sudeste e é uma ótima fonte de ácido graxo monoinsaturado, um tipo de gordura benéfica à saúde. Para aumentarmos o consumo do abacate em nossas casas, vamos preparar um abacate frito?

Agora, se você prefere utilizar uma das 10 frutas mais consumidas no Brasil, deixamos uma receita para preparar uma deliciosa salada com manga.

Não deixem de compartilhar com o @saberhortifruti o que você achou desse texto, dúvidas e sua receita preferida utilizando frutas ou outras hortaliças.

 

 

Principais fontes:

Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Dados estatísticos. Disponível em: https://abrafrutas.org/dados-estatisticos/. Acesso em 19/11/2020.

Carvalho, C. et al., Anuário Brasileiro de Horti & Fruti 2020, 2019.

FAO, Fruit and vegetables – your dietary essentials. The International Year of Fruits and Vegetables 2021 Background paper. 2020.

Hortifruti Saber & Saúde, CNA e Abrafrutas, Cenário HortiFruti Brasil, 2018.

IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro, 2020.

MMA. Biodiversidade Brasileira: sabores e aromas. Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade. – Brasília, DF: MMA, 2018.

 

maçã

Maçã: uma das frutas mais apreciadas pela humanidade

Notícia

Conhecida desde a antiguidade, a maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo todo ...

manga

Conheça os quatro tipos de manga mais comuns no Brasil

Notícia

Existe uma infinidade de variedades de manga, mas será possível descobrir qual delas é a mais saborosa? Clique e confira ...

Laranja

Laranja: conheça mais e descubra como potencializar as vitaminas

Notícia

Laranja é uma fruta que quase todo mundo conhece. Que tal aprender mais sobre ela, que é tão querida e saborosa? ...