facebook
Voltar para a lista

Frutas tropicais podem ser matéria-prima para corantes naturais

16/10/2017

Frutas tropicais são matéria prima para conrantes

Um estudo da Embrapa Agroindústria de Alimentos mostrou que é possível utilizar frutas tropicais para produzir corantes naturais. Esse corantes seriam utilizados nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

Isso não é exatamente uma novidade para a atividade econômica no Brasil. Desde a chegada dos portugueses, em 1500, plantas nativas do território brasileiro são usadas para a fabricação de diversos produtos. O pau-brasil, por exemplo, chamou a atenção dos europeus logo de cara. Por conter, na madeira, uma tinta rubra que logo se descobriu ser um excelente corante para tecidos e móveis.

Hoje, a exploração dessa árvore não é mais permitida. A extração desenfreada da madeira do pau-brasil terminou por praticamente extingui-lo da flora brasileira. Mas o uso de plantas, frutas ou hortaliças como matéria-prima, desde que feito de forma consciente, pode ser muito benéfico não só para a economia, mas também para a saúde das pessoas.

Frutas tropicais podem produzir corantes

A Embrapa iniciou as pesquisas sobre corantes naturais em 2012. De acordo com esse estudo cascas de frutas encontradas com facilidade na natureza podem ser usadas para substituir corantes artificiais. Os corantes artificiais até produzem efeitos semelhantes, mas por terem níveis elevados de toxicidade não podem ser incorporados à dieta.

A Embrapa percebeu que a utilização de frutas tropicais não convencionais, e por isso pouco exploradas na indústria, pode ajudar na prevenção de doenças e a reduzir efeitos não desejados que produtos sintéticos causam à saúde das pessoas – há registros de casos de alergias, hiperatividade e até câncer decorrentes do consumo desses produtos.

Jabuticaba, jambo e jamelão, para citar alguns exemplos, são frutas com altos índices de antocianinas — um tipo de pigmento vegetal que dá cor às plantas e que ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

Graças à sua ação antioxidante (capaz de atrasar ou inibir a oxidação de substratos que leva ao envelhecimento das células), as antocianinas presentes nas frutas podem ser aproveitadas para colocar o Brasil na rota mundial de adoção de corantes naturais na indústria alimentícia – coisa que ainda não tem acontecido por aqui.

__________________________________________________________________

SAIBA MAIS

Corante natural também pode ser usado em cirurgias oculares

__________________________________________________________________

A Suécia, por exemplo, proibiu os corantes artificiais. Diversos grupos de defesa do consumidor dos Estados Unidos pressionam para a indústria substituir esses produtos também. A expectativa é de que o estudo da Embrapa incentive novas pesquisas semelhantes e ajude a incorporar a exploração consciente de frutas tropicais para fins alimentícios.

Além disso, pesa a favor dos corantes naturais o fato de que o processo tecnológico para obtê-los é simples e de baixo custo. Entretanto, o processo ainda é mais caro que o usado para produzir corantes sintéticos.

 

Entenda como os corantes naturais são produzidos

Ele funciona assim: as cascas dos frutos são submetidas primeiramente a um processo de secagem. Depois, passam por procedimentos que as transformam em pó, para então serem feitos testes de solubilidade e homogeneidade. Ao final do processo, obtêm-se produtos solúveis em água. Os corantes apresentam um espectro de cor que vai do vermelho vivo ao azul, chegando a tons de púrpura/violeta.

O estudo da Embrapa ainda prevê que, se houver incentivos e maior demanda da sociedade, o custo da produção dos corantes feitos a partir de frutas tropicais pode cair a ponto de ser acessível até mesmo para a pequena indústria.

Fonte: Embrapa, 16 de outubro de 2017.

Especialista rebate estudo do Greenpeace sobre agrotóxicos

Notícia

Para Nicholas Vital, a presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos não implica, necessariamente, em risco à saúde ...

09/11/2017

Curiosidades sobre a goiaba

Goiaba: conheça 5 curiosidades incríveis

Notícia

A Goiaba é perfumada e muito saborosa. Conheça cinco curiosidades dessa fruta e tenha mais motivos para colocá-la na sua dieta ...

27/03/2018

Nutrientes

Nutrientes mais encontrados em frutas e hortaliças

Notícia

Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são a prova de que os alimentos fazem muito mais do que saciar o apetite e despertar sensações incríveis no paladar ...

27/12/2018