facebook
Voltar para a lista

Conheça as frutas tropicais tipo exportação

21/02/2019

frutas tropicais

As frutas tropicais estão ficando cada vez mais populares em terras temperadas. Os número confirmam que, a fruticultura é um setor em expansão no Brasil. Só entre janeiro e maio de 2018, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) levantou que houve um crescimento de:

  • 16,41% no valor das exportações (em US$D)
  • 11,86% no volume (em toneladas) das exportações brasileiras de frutas frescas

Nesse contexto, as tropicais ganham destaque. Além da expansão das vendas de frutas tradicionais (como manga, banana, melancia e mamão), são também crescentes as demandas pelo abacate e o abacaxi. Se o mundo inteiro já começa a se render ao sabor tropical, nada mais justo do que conhecermos um pouco mais das frutas tropicais do Brasil.


VEJA TAMBÉM

Qual a diferença entre alimentos convencionais e orgânicos?

A agricultura realmente precisa de agrotóxicos?


Frutas tropicais tipo exportação

1. Manga

Falar de manga é ter história para uma vida inteira. Afinal, são mais de 1600 variedades! Com toda essa fartura, não é difícil presumir que você não conheça todos os sabores dessa fruta que saiu dos trópicos para conquistar o mundo.

A manga é a fruta tropical mais exportada do Brasil. De acordo com o Ministério do Abastecimento e Agricultura (Mapa), só em 2016 foram movimentados mais 180 milhões de dólares.

Se no campo econômico a manga já é um sucesso, no nutricional, então, nem se fala. De uma forma geral, qualquer variedade da fruta é fonte de diversos de nutrientes. Um dos mais fáceis de perceber é o betacaroteno – responsável pela coloração amarela. Esse nutriente, precursor da Vitamina A, pode prevenir males como a cegueira.

A vitamina C também é um grande destaque. A variedade Palmer, por exemplo, apresenta em duas fatias (cerca de 200 gramas) muito mais do que a recomendação diária (ID) para homens adultos (maior necessidade de ingestão de todos os perfis). São 131,2 miligramas, enquanto a ID é de 90 miligramas.

Aprofundando um pouco mais, é importante avaliar qual variedade está no seu prato. A manga Palmer é uma ótima opção de fruta energética. Já a variedade Tommy Atikins se destaca pela quantidade de fibras.  Se considerarmos o consumo médio de duas fatias teremos 4,14 gramas de fibra alimentar. Ou seja, quase 20% da necessidade diária, que é de 25 gramas.

abela Frutas tropicais-mangas

  • Valores para 200 gramas de fruta

 


Conheça mais sobre os tipos de manga comuns no Brasil!


2. Banana

Yes, nós temos bananas. Seria impossível falar de frutas tropicais sem mencionar o sucesso da banana. Famosa e extremamente saborosa, a banana se destaca pela facilidade de transporte. Isso porque sua casca acaba sendo uma proteção e, por ser fácil de removê-la, essa proteção acaba tornando-a ideal para um lanche na escola ou no trabalho.

Apesar de não estar no topo das exportações das frutas tropicais, seu desempenho é excelente. Foram 21 milhões de dólares em movimentações comerciais em 2016. Além disso, no mercado nacional não tem para ninguém: a banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros.

Assim como a manga, a banana também possui muitas variedades – todas elas nutritivas. Fonte de carboidratos, a fruta é uma excelente opção para o pré e o pós treino. A quantidade de potássio também é expressiva e deve ser levada em consideração.

Uma grande curiosidade do alimento é o fato dele ser uma ótima opção para o processo de desidratação. Hoje já é possível encontrar bananas desidratadas em gôndolas de supermercados.


Ao desidratarmos uma fruta, retiramos dela grande quantidade de água. Dessa forma, os nutrientes passam a ficar mais concentrados, assim como as calorias.


As frutas desidratadas têm uma vida útil mais longa, são mais práticas de carregar para o trabalho ou manter na bolsa. No caso da banana, um pacote da fruta desidratada (30 gramas), possui 26 gramas de carboidrato e 447,3 miligramas de potássio. Em contrapartida, são 103,8 calorias – quase a mesma quantidade de 100 gramas de banana maçã in natura.

Tabela Frutas tropicais-bananas

3. Abacate

Uma fruta que agrada quem gosta tanto de doces quanto de salgados. Assim é o abacate. O número de exportações ainda não deixa que a fruta seja incluída entre aquelas que apresentam maior impacto econômico na fruticultura brasileira. Ainda assim, seu desempenho vem impressionando. O consumo vem aumentando e os produtores já estão se preparando para entrar de vez nesse mercado

Seja aqui no Brasil ou em outros países do mundo, uma coisa é certa: quem consome abacate tem em mãos uma das frutas mais versáteis que existem. Por aqui, a fruta é utilizada em vitaminas e até mesmo como ingrediente para sobremesas.

Já outros países da América e da Europa, o abacate é consumido em preparos salgados. Um dos pratos mais famosos tem origem mexicana: Guacamole. Uma espécie de purê de abacate temperado com sal, limão, azeite, cebola, tomate e pimenta.

O abacate faz parte do grupo de frutas com maior teor de gordura – possui 8,4g para cada 100g do alimento. Mas não se preocupe, mais da metade (51%) desse total são gorduras monoinsaturadas e aproximadamente 17% poli-insaturadas. Ou seja, gorduras benéficas e essenciais para a saúde em geral e em especial para o coração.

Esse tipo de gordura é o mesmo presente no azeite de oliva e, por isso, o óleo de abacate já surge como uma possibilidade de substituição. O óleo de abacate então seria uma opção de produto nacional que agregaria o mesmo benefício que o azeite.

Confira um comparativo dos óleos mais usados atualmente.

Tabela ácidos graxos óleos

4. Mamão

Queridinho do café da manhã, o mamão é uma fruta maravilhosa para quem quer aumentar a quantidade FLV na dieta. Isso porque o fruto é rico em nutrientes que ajudam o organismo a trabalhar de forma correta e equilibrada.

Bem posicionado no ranking de frutas tropicais brasileira mais exportadas, os mamões (sim, mais uma fruta que possui muitas variedades) movimentaram cerca de 43 milhões de dólares em 2016. Os três tipos de mamões mais comuns no Brasil são:

  • Comum: encontrado majoritariamente em “fundo de quintal” e/ou feiras de pequenas cidades.
  • Formosa: alongado e de casca espessa.
  • Papaia: pequeno, de formato ovalado e levemente mais adocicado.

Em relação aos aspectos nutricionais, tanto o papaia quanto o formosa apresentam características semelhantes, sendo uma ótima opção para quem busca vitamina C e boa concentração de fibra alimentar. Outro nutriente que se destaca no mamão é o betacaroteno (o mesmo da manga, sobre o qual falamos lá no começo).

Confira um comparativo das duas variedades.Tabela nutricional-mamão

Confira agora uma fruta tropical que não é campeã de exportações, mas deveria

5. Graviola

Integrante do seleto grupo de frutas brasileiras que você deveria conhecer, a graviola é muito interessante. A começar pela sua aparência: grande, tem forma ovalada e casca verde-pálida com espinhas. Possui polpa branca de sabor agridoce.


Curiosidade: em alguns estados nordestinos, a graviola também é chamada de fruta-pão, gerando certa confusão.


A graviola é uma fruta que se destaca pela quantidade de vitamina C. Apesar da Taco apontar que a fruta possui 19,1 miligramas/100 gramas, alguns estudos fazem a diferenciação de cultivares e encontraram apresentam 37,25mg/100g

Além disso, a graviola conta com 1,9 gramas de fibra alimentar. Também apresenta em sua composição cálcio, magnésio, manganês, potássio e vitaminas B1, B2, B6.

Da raiz até as flores, toda a gravioleira (árvore da graviola) pode ser utilizada. É possível encontrar receitas de chás, doces e até mesmo produtos de beleza.

 

E você? Tem uma fruta tropical favorita? Conte para gente no Facebook.

 

Fonte: Hortifruti, 21 de fevereiro de 2019

Curiosidades sobre a goiaba

Goiaba: conheça 5 curiosidades incríveis

Notícia

A Goiaba é perfumada e muito saborosa. Conheça cinco curiosidades dessa fruta e tenha mais motivos para colocá-la na sua dieta ...

27/03/2018

Pesquisas destacam a importância da horta escolar para a educação

Notícia

Por meio de atividades externas, é possível discutir temas como produção de alimentos e métodos para controle de pragas e plantas indesejadas ...

15/12/2017

Priprioca

Priprioca: o delicioso aroma do Pará

Notícia

A priprioca exala um perfume maravilhoso e característico da Amazônia. Conheça mais dessa raiz que está entrando de vez no mundo culinário ...

27/11/2018