facebook
Voltar para a lista

Goiaba: a sua aliada na saúde intestinal e na dose extra de vitamina C

27/03/2018

Curiosidades sobre a goiaba

A goiaba, fruto da goiabeira (espécie Psidium guajava, L.), quando madura é doce e tem textura macia.  Além da fragrância e sabor agradáveis, apresenta alto valor nutricional, algo que pode trazer diversos benefícios à saúde. Essa fruta é originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo todo.

 

Além do alto teor de vitamina C, a goiaba contribui para a melhor saúde intestinal

A goiaba apresenta ótima densidade nutricional, ou seja, baixo valor calórico e diversidade de nutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos).

Mas ela se destaca, principalmente quanto ao teor de vitamina C. Esse fruto apresenta excelente fonte desse micronutriente, uma vez que oferece 70% da sua necessidade diária em uma única porção, que corresponde à metade do fruto

Goiaba vitamina C

Além de possuir propriedades antioxidantes e ajudar o sistema imunológico, a goiaba é uma excelente fonte de fibra, com predomínio da versão insolúvel, mas também com presença da solúvel. Ambas contribuem para a melhora da saúde intestinal, sendo:

Fibra solúvel: torna mais lenta a absorção de carboidratos e gordura, contribuindo, por exemplo, com o melhor controle da glicemia. Sendo assim, a goiaba pode ser indicada para pessoas que estão realizando tratamento de diabetes.

Fibra insolúvel: responsável, principalmente, pela melhora do trânsito intestinal, ajudando na formação do bolo fecal e eliminação das fezes.


SAIBA MAIS:

Goiaba vence a crise e conquista o mercado

Você sabe qual a quantidade ideal de frutas na alimentação? Descubra!


Goiabada, o doce da goiaba que agrada muito o brasileiro

Goiaba-mobileA goiabada é um dos principais produtos da goiaba. Esse doce surgiu no período colonial para substituir a marmelada portuguesa. Hoje, os brasileiros consomem goiabada em diferentes receitas como biscoitos, pães, bolos, ou juntamente a uma fatia de queijo minas.

Além da goiabada, são diversos os produtos que levam a fruta como ingrediente principal, como sucos, geleias, pastas, frutas em calda, purês e hoje existe até mesmo um exótico ketchup que está ganhando o paladar do consumidor.

 

Uso de agrotóxicos na goiaba, devo me preocupar?

Há uma preocupação recente com o uso de agrotóxicos por parte dos consumidores de frutas e hortaliças. Mas, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 99% das amostras analisadas entre os anos de 2013 a 2015 não apresentaram risco agudo dos resíduos encontrados nesse fruto.

Esse programa tem como objetivo indicar a ocorrência de resíduos de agrotóxicos em alimentos e em seu último relatório foi monitorado o risco agudo de resíduos de agrotóxicos para a saúde. Ele está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos.

Para isso, foram avaliados vários vegetais, incluindo frutas e hortaliças, totalizando 744 amostras em supermercados de todas as capitais do País. No montante avaliado, 684 amostras foram consideradas satisfatórias, sendo que, destas, 141 não apresentaram resíduos.

 

ensacamento da goiaba
Ensacamento do fruto para proteção contra insetos

Como é produzida a goiaba no campo?

A goiaba é fruto da goiabeira, uma cultura perene que demanda várias técnicas de plantio para melhorar sua produtividade e atender às demandas do mercado. 

Uma prática bastante interessante utilizada pelos produtores para essa cultura é o ensacamento dos frutos. Esse procedimento tem como objetivo evitar alterações que prejudicam seu aspecto e protegê-los do ataque de algumas pragas que inviabilizariam sua comercialização e consumo. Além desses benefícios, essa prática ajuda a reduzir o uso de defensivos na cultura.

 

Produção de goiaba no Brasil

De acordo com o levantamento Cenário Hortifruti Brasil 2018, os Estados de São Paulo e Pernambuco dominam a produção de goiaba no Brasil. Aproximadamente 96% dos produtores são pequenos, com propriedades abaixo de 10 hectares (ha).

Apenas 1% das propriedades das principais regiões produtoras estão acima de 50 ha, e estas geralmente destinam a produção para a indústria e possuem maior mecanização.

 

Fonte: Redação Hortifruti Saber & Saúde e Revista de Nutrição

3 dicas de fruta para comer no verão

Notícia

No calor, nada melhor do que investir em alimentos leves e saborosos como as frutas, não é mesmo? Confira três opções ideais para consumir nesse início de ano ...

10/01/2018

Frutas tropicais são matéria prima para conrantes

Frutas tropicais podem ser matéria-prima para corantes naturais

Notícia

Pesquisadores da Embrapa mostram que cascas de frutas tropicais podem ser usadas para produzir corantes naturais e trazer benéficos à saúde ...

16/10/2017

Brasil participa de feira internacional de frutas e hortaliças

Notícia

Presença na Fruit Attraction tem como objetivo buscar oportunidades para incrementar comércio internacional desses produtos ...

18/10/2017