Goiaba: aliada na saúde intestinal e na dose extra de vitamina C
A goiaba, fruto da goiabeira (espécie Psidium guajava, L.), quando madura é doce e tem textura macia. Além da fragrância e sabor agradáveis, apresenta alto valor nutricional, algo que pode trazer diversos benefícios à saúde. Essa fruta é originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo todo.
Além do alto teor de vitamina C, a goiaba contribui para a melhor saúde intestinal
A goiaba apresenta ótima densidade nutricional, ou seja, baixo valor calórico e diversidade de nutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos).
Todavia, ela se destaca principalmente quanto ao teor de vitamina C. Neste sentido, o fruto apresenta excelente fonte desse micronutriente, uma vez que oferece 70% da sua necessidade diária em uma única porção. Em outras palavras, esse valor corresponde à metade do fruto.
Além de possuir propriedades antioxidantes e ajudar o sistema imunológico, a goiaba é uma excelente fonte de fibra, com predomínio da versão insolúvel, mas também com presença da solúvel. Desta forma, ambas contribuem para a melhora da saúde intestinal. Saiba mais sobre os tipos de fibra abaixo:
Fibra solúvel: torna mais lenta a absorção de carboidratos e gordura, contribuindo, por exemplo, com o melhor controle da glicemia. Sendo assim, especialistas indicam a goiaba para pessoas que realizam tratamento de diabetes.
Fibra insolúvel: responsável, principalmente, pela melhora do trânsito intestinal. Neste sentido, ela ajuda na formação do bolo fecal e eliminação das fezes.
SAIBA MAIS:
Goiaba vence a crise e conquista o mercado
Você sabe qual a quantidade ideal de frutas na alimentação? Descubra!
Goiabada, o doce que agrada o brasileiro
A goiabada é um dos principais produtos da goiaba. Esse doce surgiu no período colonial para substituir a marmelada portuguesa. Porém, hoje em dia, os brasileiros consomem goiabada em diferentes receitas, como biscoitos, pães e bolos ou juntamente a uma fatia de queijo minas.
Além da goiabada, são diversos os produtos que levam a fruta como ingrediente principal. Exemplos disso são sucos, geleias, pastas, frutas em calda e purês. Além disso, existe até mesmo um exótico ketchup de goiaba que está ganhando o paladar do consumidor.
Uso de agrotóxicos na goiaba: devo me preocupar?
Há uma preocupação recente com o uso de agrotóxicos por parte dos consumidores de frutas e hortaliças. Todavia, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 99% das amostras analisadas entre os anos de 2013 a 2015 não apresentaram risco agudo dos resíduos encontrados no fruto.
O programa tem como objetivo, portanto, indicar a ocorrência de resíduos de agrotóxicos em alimentos, e em seu último relatório foi monitorado o risco agudo de resíduos de agrotóxicos para a saúde. Neste sentido, ele está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos.
Para isso, foram avaliados vários vegetais, incluindo frutas e hortaliças, totalizando 744 amostras em supermercados de todas as capitais do País. No montante avaliado, 684 amostras foram consideradas satisfatórias, sendo que, destas, 141 não apresentaram resíduos.

Como a goiaba é produzida no campo?
A goiaba é fruto da goiabeira, uma cultura perene que demanda várias técnicas de plantio para melhorar sua produtividade e atender às demandas do mercado.
Por isso, uma prática bastante interessante utilizada pelos produtores para essa cultura é o ensacamento dos frutos. Tal procedimento tem como objetivo evitar alterações que prejudicam seu aspecto e protegê-los do ataque de algumas pragas que inviabilizariam sua comercialização e consumo. Além desses benefícios, essa prática ajuda a reduzir o uso de defensivos na cultura.
Produção de goiaba no Brasil
De acordo com o levantamento Cenário Hortifruti Brasil 2018, os Estados de São Paulo e Pernambuco dominam a produção de goiaba no Brasil. Aproximadamente 96% dos produtores são pequenos, com propriedades abaixo de 10 hectares (ha).
Ainda, apenas 1% das propriedades das principais regiões produtoras estão acima de 50 ha. Portanto, elas geralmente destinam a produção para a indústria e possuem maior mecanização.
Fonte: Redação Hortifruti Saber & Saúde e Revista de Nutrição
Gosta de frutas cítricas, como a goiaba?
Então confira o nosso artigo sobre os benefícios das frutas cítricas!

Alimentos orgânicos e alimentos convencionais: o que são?
Notícia
Alimentos orgânicos não apresentam diferenças nutricionais quando comparados aos alimentos convencionais. ...

Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018 mostra que geração de empregos é destaque
Notícia
Estudo inédito revela que o cultivo de frutas e hortaliças gera, em média, 25 postos de trabalho a cada 10 hectares (ha). Para a cultura da soja, um emprego é gerado a cada 10 ha ...

Dendê: conheça a palmeira que conquistou o mundo com seus óleos
Notícia
Que soja que nada! É do dendê o óleo mais produzido e consumido do mundo. Descubra o porquê desse protagonismo! ...