facebook
Voltar para a lista

Higienização de hortifruti: como fazer corretamente

17/01/2019

Higienização de hortifruti

A higienização de hortifruti é um dos passos fundamentais para o consumo de um alimento seguro. Por se tratar de produtos que naturalmente carregam resíduos orgânicos vindos da lavoura ou dos estabelecimentos comerciais, a limpeza das frutas e hortaliças é um pré-preparo que não deve ser esquecido.

Esse cuidado com os alimentos é tão importante que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu uma resolução de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com grande destaque para a higienização de hortifruti.

A limpeza de frutas, legumes e verduras evita que sua família entre em contato com larvas, insetos ou parasitas. Além disso, também elimina bactérias e outros microrganismos prejudiciais ao organismo humano.

Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer o procedimento corretamente. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para cada tipo de vegetal. Confira abaixo.


SAIBA MAIS

Mas afinal, qual a diferença de frutas, verduras e legumes?

Você consome a quantidade recomendada de frutas e hortaliças?


A higienização de hortifruti começa no mercado

Pode parecer estranho, mas a higienização de um vegetal começa antes mesmo de chegar em casa. Ao comprar um hortifruti alguns cuidados fazem toda a diferença.

  1. Verifique se o refrigerador ou congelador do estabelecimento tem um termômetro para controle da temperatura. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.
  2. Siga a ordem correta de compra dos alimentos: primeiro, os produtos não comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; em seguida, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis (carnes e outros produtos conservados sob refrigeração).
  3. Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.

 

Quais produtos utilizar na higienização de hortifruti

Antes de passarmos para o passo a passo de cada vegetal, vale a pena destacar quais produtos você deve ter a mão para realizar a higienização de hortifruti da maneira correta. De acordo com a nutricionista Sueli Longo, CRN3 599, os produtos indicados para a higienização de hortifrúti são:

  • água corrente
  • hipoclorito de sódio – também conhecido como água sanitária
  • papel toalha.

 

ATENÇÃO: Quando utilizar o hipoclorito de sódio para higienização, fazê-lo em forma de solução. Essa solução deve ser de 200ppm (uma colher de sopa para um litro de água).

 

Já o bicarbonato de sódio não é necessário. “O bicarbonato contém propriedades que podem modificar o produto. Uma folha de alface, por exemplo, irá murchar se entrar em contato com o bicarbonato”, explica Sueli.

O vinagre também não é a melhor opção. O ácido acético não tem a capacidade de eliminar bactérias e microrganismos. Além disso, o uso de produtos de limpeza, como alvejante e detergente, por exemplo, não é o ideal. Esses artigos podem deixar resíduos químicos no alimento caso esses não sejam bem enxaguados.

Em relação à água sanitária é importante ler o rótulo. Ela só deve ser usada se for exclusivamente composta de água sanitária. Existem também produtos específicos para esse fim.

Fique atento!

A higienização de frutas é muito importante. Principalmente porque muitas pessoas as comem com casca e tudo.

Lave a fruta em água corrente com o auxílio de uma buchinha específica para este fim. Ao utilizar o mesmo material para fazer a limpeza de frutas e outros tipos de alimento pode acontecer a contaminação cruzada.

Panos de prato tendem a acumular resíduos e bactérias, por isso, o papel toalha é a melhor opção.

As recomendações oficiais e a legislação vigente afirmam que frutas cujas cascas não forem consumidas não precisam ficar de molho em solução com o hipoclorito de sódio.

Sobre as folhas, dê atenção especial para as partes que estão em contato direto com o solo (talos e raízes). Essas partes, geralmente, acumulam terra e pequenos insetos.

 

Quando fazer a higienização de hortifruti

Em todos os casos, independentemente do tipo de vegetal, o ideal é fazer a limpeza pouco antes do consumo ou da utilização. Contudo, nem todas as pessoas dispõem de tempo para realizar o processo várias vezes. Se esse for o seu caso, é preciso um cuidado adicional.

Quem faz a higienização do hortifruti assim que chega em casa deve ter certeza, antes de guardar os alimentos, de que estes estão completamente secos. A umidade acelera o processo de deterioração natural das frutas e hortaliças.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer a higienização de hortifruti? Fale com a gente no Facebook. Assim, ajudaremos você e a sua família a terem um alimento seguro, gostoso e saudável sempre a mão.

 

Fonte: Hortifruti, 17 de janeiro de 2019

Frutas energéticas

Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

Notícia

Conheça 4 excelentes opções de frutas energéticas para incluir no café da manhã e começar seu dia com tudo ...

07/01/2019

Você sabe o que é o picles? Descubra conosco

Notícia

Picles é sempre pepino? Não necessariamente. É possível fazer picles de qualquer vegetal. Conheça mais dessa forma de preparar e consumir alimentos ...

19/09/2018

Consumo de frutas e hortaliças no Brasil está abaixo do recomendado, diz Datafolha

Notícia

Pesquisa inédita revela que apenas 4 de cada 10 brasileiros consome frutas e hortaliças diariamente, OMS recomenda 5 porções diárias ...

16/10/2017