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Hortaliças – por que devo incluí-las na dieta?

19/02/2019

Hortaliças

As hortaliças nem sempre são a preferência das pessoas na hora da alimentação. Entretanto, seus benefícios e possibilidades as classificam como uma excelente opção para quem deseja um estilo de vida mais saudável.

Para começar a comer mais desses alimentos duas palavras são fundamentais: disponibilidade e curiosidade. A curiosidade nos faz conhecer novos sabores e combinações. Afinal, uma boa verdura vai além da famosa alface. Existem uma incrível variedade de hortaliças, cada uma delas com cores e sabores diferentes. As cores podem variar do verde, passando pelo amarelo, até chegar ao roxo. Além disso, também são versáteis na forma de preparo. Você pode comer uma salada de vegetais crus, uma boa couve à mineira e quem sabe um repolho refogado. O céu é o limite e tudo que você precisa e se desafiar a conhecer novos alimentos e preparos.

A disponibilidade entre em cena para nos garantir que o preço e o aspecto nutricional da hortaliça escolhida seja o melhor possível. Assim como todas as plantas do planeta, as hortaliças possuem um ciclo de vida. A época da colheita varia e isso pode ter grande impacto na sua alimentação. Por isso, conheça a disponibilidade das hortaliças e faça suas compras de acordo com a época de cada vegetal. Dessa forma, você garante alimentos cores mais vivas, sabor mais marcante e nutrientes em suas doses máximas.

Neste link, você confere 50 opções de hortaliças disponíveis nos mercados brasileiros.


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Qual a quantidade de hortaliças que devo consumir?

Não existe uma quantidade certa de hortaliças que devemos comer. Contudo, existe uma recomendação da quantidade mínima de frutas, legumes e verduras que devemos ingerir por dia.

Essa quantidade mínima foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e leva em consideração as necessidades do organismo humano para seu bom funcionamento. De acordo com a organização, todas as pessoas precisam ingerir pelo menos 400 gramas/dia desse tipo de alimento.

O número pode assustar, mas basta colocá-lo no prato para ver que a quantidade não é nenhum bicho de sete cabeças. Se consumirmos 01 porção de salada (03 folhas de alface, 01 colher de sopa de cenoura crua ralada, 01 colher de sopa de beterraba cura ralada – 105g), 01 maçã pequena (90 gramas), 01 banana média (90 gramas) e 01 laranja (120 gramas) totalizaremos 405 gramas.

Para saber mais sobre a recomendação diária, acesse nosso FAQ e fique por dentro.

 

Três motivos para aumentar o consumo de hortaliças

Se você ainda precisa de uma forcinha para aumentar o consumo de hortaliças, confira 3 motivos para colocar de vez esse tipo de alimento no dia a dia da sua família.

 

Fonte de fibras insolúveis

As verduras são consideradas ótimas fontes de fibras insolúveis. Esse nutriente, como o próprio nome já diz, não é solúvel em água. É fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Esse tipo de fibra atua principalmente no aumento do volume fecal e consequentemente melhora do funcionamento do intestino. Por isso, elas estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de intestino. As fibras insolúveis também conferem maior saciedade contribuindo assim no tratamento da obesidade.


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Alta densidade de nutrientes

Alimentos de alta densidade de nutrientes são aqueles que possuem grande quantidade de nutrientes levando em consideração seu valor energético. Ou seja, são aqueles que apresentam em sua composição vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos poli-insaturados e outros nutrientes essenciais, mas que contam com poucas calorias.

Levando esse conceito em consideração, as hortaliças se destacam já que seu valor calórico é baixo e a quantidade nutrientes muito alta. Vale destacar que cada verdura tem um tipo de composição nutricional.

Grande quantidade de compostos bioativos

Compostos bioativos são aqueles que possuem feito sobre um organismo vivo, tecido ou célula. Os compostos não são essenciais à vida, mas apresentam grande influência na saúde humana. Alguns exemplos de compostos bioativos presentes nos vegetais são o flavonoides e os carotenoides

Quais hortaliças você pretende incluir na sua dieta? Conte para gente no nosso Facebook. Não se esqueça de fazer suas perguntas, vamos adorar responder suas dúvidas.

 

Fonte: Hortifruti, 19 de fevereiro de 2019

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