facebook
Voltar para a lista

Impressora 3D de comida saudável: será esse o futuro da alimentação?

12/12/2018

Impressora 3D de comida saudável

Desde 2014, o uso de impressoras 3D para a produção de alimentos vem sendo testado. Pesquisadores da Nasa, por exemplo, desenvolveram protótipos capazes de imprimir pizzas para os astronautas que estavam em estações espaciais. Já o restaurante Food Ink opera desde 2016 apenas com comidas feitas por meio de impressoras 3D.

 

 

Isso deixa claro que o futuro da tecnologia de alimentos passa pela impressão de comida. Contudo, até agora, a impressão alimentar estava focada apenas em opções calóricas e de baixo valor nutricional. Uma iniciativa de uma pesquisadora holandesa começa a mudar esse cenário.

Pensando em transformar a alimentação humana em algo mais natural, sustentável e saudável, Chloé Rutzerveld desenvolveu o Edible Growth (“Crescimento comestível”). Um projeto que imprime petiscos nutritivos na hora.

 

Conheça o Edible Growth – A impressora 3D de alimentos saudáveis

O Edible Growth “constrói” uma espécie de empada a partir da combinação de uma massa comestível (a esfera que envolve os cogumelos da foto) e camadas de semente, esporos e leveduras. Todos esses “ingredientes” são combinados, impressos e após cinco dias já estão prontos para o consumo. Simples assim.

Impressora 3D de comida saudável pode ser o futuro da alimentação humana
Impressora 3D de comida saudável pode ser o futuro da alimentação humana

Sobre o projeto, a designer explica: “Meu objetivo era usar esta nova tecnologia de maneira a criar alimentos naturais ricos, saudáveis, sustentáveis e nutritivos, que não podem ser feitos com os métodos tradicionais de produção e que contribuem para o nosso bem-estar e para a preservação do meio ambiente. Com o Edible Growth várias etapas desnecessárias da cadeia alimentar desaparecem, resultando na redução do desperdício de alimentos e emissões de CO2. Ao mesmo tempo, o consumidor vai se envolver e ser mais consciente sobre a comida que ele consome”.

Apesar de parecer fácil, o Edible Growth ainda é um protótipo. Atualmente, ele é apresentado em congressos e exposições que tratam sobre o assunto. Além disso, antes de chegar ao mercado, é preciso mais pesquisa. Ainda assim, já é possível vislumbrar um futuro em que alimentos possam ser impressos.


SAIBA MAIS

Produzir sua própria comida tem efeitos positivos até mesmo na escola

Comida 3D ainda não é uma realidade, mas você pode desenvolver uma horta em casa 


As vantagens da comida feita em impressoras 3D

Apesar de não ser possível afirmar quando a tecnologia do Edible Growth vai estar disponível em larga escala, já podemos avaliar os benefícios que essa nova forma de cultivo pode gerar.

Além de garantir o acesso a uma alimentação mais saudável, outros aspectos interessantes acabariam se tornando realidade. Confira abaixo:

  • Menos poluição e uso de plástico

Sem a necessidade do uso de embalagens, o consumo de plástico diminuiria de maneira significativa. Além disso, como o alimento é feito em casa, não seria necessário o transporte, diminuindo a poluição por CO2.

  • Sem desperdício

O uso de impressoras 3D garantiria que os alimentos fossem feitos sob demanda, o que reduziria o desperdício. Algo interessante se levarmos em consideração que somente no Brasil são desperdiçadas mais de 20 milhões de toneladas de alimentos.

Você conhece outros projetos pensados para mudar a forma como vivenciamos a alimentação e a produção de comida? Conte para gente o que você acha dessas iniciativas.

Fonte: Hortifruti, 12 de dezembro de 2018

consumo de frutas

Por que o consumo de frutas e hortaliças é importante?

Notícia

Não é só conversa de mãe: estudo britânico mostra que comer 10 porções de frutas e hortaliças todos os dias pode ajudar a viver mais e melhor ...

16/10/2017

Palmito

Palmito pupunha, juçara e de açaí: você sabe qual a diferença?

Notícia

Existem três principais tipos de palmito. Conheça mais dessa iguaria que domina o mercado brasileiro ...

27/11/2018

Nutrientes

Nutrientes mais encontrados em frutas e hortaliças

Notícia

Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são a prova de que os alimentos fazem muito mais do que saciar o apetite e despertar sensações incríveis no paladar ...

27/12/2018