5 benefícios da jabuticaba: fruta com sabor e versatilidade
A jabuticaba possui benefícios diversos. A fruta é 100% brasileira, originária da nossa Mata Atlântica. Nesse sentido, o seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferente. O primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.
Seja qual for a origem do nome, o fato é que a fruta conquista fãs por todo o País. De casca negra e polpa branca, a jabuticaba cresce colada ao tronco da árvore, tem um formato arredondado e um sabor doce muito apreciado. Além disso, a safra ocorre duas vezes ao ano, de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.
Sendo assim, a maioria da produção acontece em pomares domésticos e a fruta pode servir, inclusive, para fazer bebidas alcoólicas. O licor de jabuticaba, por exemplo, é conhecido por ser muito saboroso.
Esse aspecto versátil é uma das características marcantes da fruta. Seu consumo pode ser ao natural, mas também na forma de doces, geleias, licor ou vinho. Dessa maneira, os molhos à base de jabuticaba fazem boa combinação com pratos salgados.
Com todas essas características, falar da jabuticaba, assim como saboreá-la, é uma delícia. E, neste artigo, você vai conhecer:
- As propriedades nutricionais da jabuticaba;
- Como comprar e conservar a fruta;
- 5 benefícios da jabuticaba;
- Uma receita de molho de jabuticaba de lamber os dedos.
Propriedades nutricionais da jabuticaba
Apesar do tamanho pequeno, um dos benefícios da jabuticaba é o destaque no aspecto nutricional. Na fruta também é possível encontrar pequenas quantidades de ferro. Além disso, a quantidade de vitamina C é expressiva. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada 100 gramas de jabuticaba possuem 16,2 miligramas dessa vitamina.
Já segundo um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Florestas), a polpa da jabuticaba cultivada na região sul do país também apresenta boas quantidades de zinco, manganês, magnésio e potássio. Nesse sentido, esses minerais são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Saiba mais abaixo:
- O zinco tem papel importe para as células cerebrais, retina, fígado, rins, próstata, músculos, cabelos e ossos. Ajuda também na defesa imunológica e na cicatrização. Ainda, pode agir como um antioxidante;
- O manganês está associado a formação de ossos e cartilagens, ao crescimento, à reprodução e a metabolização de açúcares e gorduras;
- O magnésio, por sua vez, desempenha papel importante na contração muscular e no crescimento de ossos. Sendo assim, ele converte gorduras, proteínas e carboidratos em energia e contribui para a produção de hormônios corporais;
- Por fim, o potássio estimula as contrações musculares e as transmissões nervosas, agindo no relaxamento muscular. Além disso, atua no balanço e na distribuição de água pelo organismo.
Além do mais, a jabuticaba é um destaque do grupo de alimentos arroxeados e, por isso, apresenta na sua composição flavonoides, elementos que possuem ação antioxidante.
Como comprar e conservar a jabuticaba
Na hora de comprar a fruta in natura, fique atento. Observe se as jabuticabas estão firmes, brilhantes e sem rachaduras. Além disso, todas devem ser bem lavadas em água corrente. Compre apenas a quantidade que for consumir, pois a fruta estraga com muita facilidade. Nesse sentido, dentro da geladeira a fruta pode ser conservada de dois a três dias.
SAIBA MAIS
Saiba como reaproveitar os alimentos.
5 benefícios da jabuticaba
Separamos 5 benefícios dessa frutinha que tem gosto de infância. Confira abaixo:
1. Rainha da versatilidade
A jabuticaba é tão versátil que pode ser considerada a rainha das frutas nesse quesito. Seu consumo se dá tanto in natura, como em preparações doces ou salgadas. Além disso, a indústria de cosméticos também a utiliza sob a forma de insumo para produtos de beleza.
Os produtos mais conhecidos são os molhos, geleias, vinhos e licores.
2. Sua casca apresenta antocianinas
A casca da Jabuticaba apresenta antocianinas – compostos antioxidantes que conferem aos vegetais tons do vermelho ao azulado. Sendo assim, é a mesma substância presente nas uvas escuras e nos vinhos tintos, e estudos indicam que faz bem para a saúde.
Por isso, aproveitar até a casca dessa fruta é uma excelente opção. Portanto hoje, no mercado, já é possível encontrar alimentos que levam a casca da nossa pequena notável como ingrediente. Entre esses produtos estão: barrinha de cereais, casca passa, aguardente, fermentado e vinagres, além dos preparos caseiros tradicionais, como geleias e compotas.
3. Espalha-se facilmente em quintais e pomares
Um dos benefícios da cor arroxeada de sua casca é que ela atrai pássaros e insetos. Dessa forma, esses animais, ao se alimentarem da fruta, acabam espalhando as sementes, o que garante a perpetuação da espécie, por quintas e pomares, de maneira natural.
4. Existem mais de 12 variedades da fruta
A jabuticaba é uma fruta que possui diversas variedades. Já é possível identificar entre 12 a 15 diferentes espécies de jabuticaba. Dessa maneira, a mais comum delas é a Sabará, sendo essa espécie altamente produtiva e a mais apreciada. Ademais, outros tipos muito cultivados são a Paulista, Branca, Rajada e Ponhema. Isso faz com que você possa provar diversos sabores e sempre encontrar grandes quantidades da fruta.
5. Sua madeira é muito utilizada na construção civil
A madeira da jabuticabeira é muito utilizada na construção civil. Mas não fica só nesse ramo. Ela pode ser usada não só para produção de lenha, como também na fabricação de tábuas e móveis de excelente qualidade.
Receita de molho de jabuticaba
Veja abaixo uma receita fácil e saborosa para aproveitar todos os benefícios da jabuticaba:
Ingredientes
1 xícara de jabuticaba
¾ de xícara de água
½ pote de iogurte desnatado
1 colher de sopa de mel
2 colheres de café de sal
Modo de preparo
- Coloque as jabuticabas e a água em uma panela e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos;
- Em seguida, peneire a jabuticaba para retirar os caroços e aproveitar as cascas;
- Por fim, bater no liquidificador a calda com as cascas, o iogurte, o mel e o sal por 1 minuto.
Uma colher de sopa dessa receita (15g) possui 15,71 kcal, 3,43g de carboidrato, 0,45g de proteína, 0,35g de fibra alimentar e 69,60mg de sódio.
Você sabia que frutas tropicais podem ser matéria-prima para corantes naturais?
Confira mais sobre o assunto com o nosso artigo!
Fonte: Hortifruti, 20 de dezembro de 2018
Referências:
- Guia de Alimentos Regionais Brasileiros, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), Embrapa e Embrapa Florestas.

Brasil participa de feira internacional de frutas e hortaliças
Notícia
Presença na Fruit Attraction tem como objetivo buscar oportunidades para incrementar comércio internacional desses produtos ...

Hortaliças para comer em janeiro
Notícia
Saber quais hortaliças e frutas são típicas de janeiro é uma excelente maneira de começar o ano economizando e diversificando o cardápio ...

Quiabo: conheça esse alimento que veio da África e conquistou o Brasil
Notícia
A versatilidade é um dos pontos altos do quiabo, mas está longe de ser a única. Conheça três benefícios incríveis desse vegetal ...