facebook
Voltar para a lista

Kiwi, a fruta chinesa que foi adotada pelo mundo

02/04/2020

kiwi

O kiwi pode ser considerado um “millennial” entre as frutas. Isso porque, ao contrário de outras frutas como tangerinas, bananas, abacaxismelancias, que são cultivadas e consumidas há milhares de anos, o kiwi só foi introduzido na nossa dieta por volta de 1900.

Além disso, o kiwizeiro é uma planta trepadeira de tronco único, folhas grandes e verdes. Suas flores são brancas e perfumadas. Nesse sentido, o fruto só se desenvolve em plantas com mais de 3 anos de idade, sendo necessário o cultivo de variedades femininas e masculinas para que ocorra a fecundação das flores. No Brasil, a colheita da fruta tem início em abril e se estende até maio.

kiwizeiro

Por fim, o pomar de kiwi é bastante exigente e deve ser cultivado com meia-sombra, em solo fértil e irrigado periodicamente. Para isso é necessário realizar podas para conduzir a trepadeira sobre o suporte e, no inverno, para encurtar os ramos que irão florescer na próxima estação.

O kiwi é característico pela casca marrom, presença de pelos e uma polpa verde, suculenta e de sabor agridoce. Conheça a história desse fruto exótico abaixo.

Domesticação da fruta pelo mundo

Os kiwis são originários do sul da China, local onde receberam os nomes “chinese gooseberry” ou “monkey peach”. Portanto, antes de 1900 essa fruta só era consumida quando coletada diretamente da natureza, ou seja, apenas a população local tinha acesso.

Durante os primeiros anos do século XX ocorreram as primeiras tentativas de cultivo em larga escala do kiwi. Sendo assim, plantas e sementes foram enviadas para outros países que, infelizmente, não tiveram muito sucesso em desenvolver a cultura em nível comercial. A exceção foi a Nova Zelândia, que passou a dominar o cultivo de kiwi.

Nesse sentido, o primeiro pomar comercial de kiwi estabeleceu-se na década de 1930, enquanto as exportações do fruto começaram em 1953. Atualmente, o kiwi está disponível para os consumidores de muitos países.


O nome “kiwifruit”, que é adotado pelos neozelandeses, faz referência a uma ave de mesmo nome, símbolo da Nova Zelândia. O kiwi apresenta o corpo coberto por penugem amarronzada e põe ovos grandes, características que lembram a fruta.


O sucesso da indústria de Kiwi na Nova Zelândia incentivou agricultores de outros países, que importaram não só as mudas mas, também, o conhecimento e técnicas de como produzir um pomar desse fruto. Atualmente a China é o maior produtor de Kiwi, seguido pela Itália, Nova Zelândia, Iran, Grécia e Chile.

Produção do kiwi no Brasil

A introdução do kiwi no Brasil ocorreu em 1971. Tudo começou com as sementes oriundas da França, introduzidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e, posteriormente, por sementes e mudas provenientes da Nova Zelândia.

No entanto, a cultura do kiwi despertou maior interesse no final da década de 1980, devido aos bons preços alcançados pela fruta nos mercados. Assim, a primeira colheita de kiwi ocorreu em Farroupilha no Rio Grande do Sul, em 1989.

proutores de kiwi no brasilPor ser uma planta típica de clima temperado, sua produção ocorre principalmente na região Sul. Contudo, também existem produtores em algumas cidades de Minas Gerais e São Paulo.

Em 2019, comercializou-se mais de 26 mil toneladas de kiwi nas principais centrais de abastecimento do país. As principais regiões produtoras foram o estado de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Saiba algumas das principais cidades que produzem a fruta com a imagem ao lado.

A produção de Farroupilha, cidade já considerada como a capital do kiwi no Brasil, tem diminuído devido a uma doença ocasionada por um fungo, ainda sem controle. O Ceratocystis fimbriata (nome científico do fungo) apareceu de maneira discreta e rapidamente avançou pelos pomares, diminuindo consideravelmente a produção de frutos.


CONHEÇA TAMBÉM  as principais produtoras de beterraba no Brasil

VEJA COMO os agricultores usam a tecnologia a favor da produção de alimentos


Saboroso, pouco calórico e saudável

O kiwi é uma fruta cujos benefícios nutricionais vão muito além do baixo valor calórico de 53kcal por porção (01 unidade = ±90g). Além disso, ele é uma boa fonte de fibra alimentar, contribuindo com a saúde intestinal.

Destaca-se, também, sua fonte de vitamina k, conhecida por participar no processo de coagulação sanguínea e formação dos ossos. Em uma porção obtemos 30% da ingestão adequada do nutriente para homens e 40% para mulheres.

A característica “cítrica” está relacionada com o sabor azedo resultante principalmente da produção de ácido cítrico e ascórbico, que estão presentes no kiwi. Quer saber mais sobre frutas cítricas? Clique aqui!

Entre as substâncias bioativas presentes nos alimentos podemos destacar os compostos fenólicos, que influenciam no valor nutricional e a qualidade sensorial. Eles conferem atributos como cor, textura, amargor e adstringência.

Além disso, os compostos fenólicos apresentam atividade antioxidante, desempenhando papel importante nos processos de inibição do risco de doenças cardiovasculares. Também atuam sobre o estresse oxidativo, relacionado com diversas patologias crônico-degenerativas, como o diabetes, o câncer e processos inflamatórios.

informações nutricionais do kiwiO kiwi, ainda, é considerado uma excelente fonte de vitamina C. O consumo de uma porção fornece respectivamente 70% e 85% da recomendação nutricional do nutriente para homens e mulheres. O teor de vitamina C, vitamina E e compostos fenólicos no fruto contribuem igualmente com a atividade antioxidante.

É importante reconhecer que muitos fatores diferentes, como variedade, formas de produção e formas de consumo podem afetar a composição dos frutos.  Já em relação ao consumo, ele ocorre mais com a fruta in natura, mas também figura em preparação de sucos, sobremesas, sorvete e geleia.

Qual é a melhor época para comprar Kiwi?

O mês em que a fruta está mais acessível coincide com o início de sua colheita no Brasil, que é maio. Todavia, o país não é autossuficiente na produção de kiwi. Nesse sentido, mais da metade do fruto comercializado advém de outros países, como a Nova Zelândia, o que faz com que seu preço seja alto.preço médio do kiwi

Apesar do gráfico ser referente ao preço médio do quilo de kiwis com venda em São Paulo, essa variação também ocorre em outros estados.

Você já experimentou o kiwi amarelo?

Recentemente é possível encontrar nas feiras e mercados um kiwi de polpa amarela que é, inclusive, mais doce do que o de polpa verde. A produção desse novo kiwi estabeleceu-se na China nos últimos 40 anos e só recentemente se tornou disponível para outros países. Nesse sentido, a chegada dessa nova variedade tem agradado os consumidores.

kiwi amareloO fruto de polpa amarela tem a mesma origem do kiwi comum e, apesar de terem nomes científicos diferentes, Actinidia chinensis e Actinidia deliciosa, os cientistas ainda divergem sobre serem espécies ou variedades distintas.

Tal “atraso” da comercialização mundial do kiwi amarelo acontece porque a variedade é mais sensível a doenças. Isso ocorre em função da bactéria conhecida como Pseudomonas syringae pv. actinídios, que causa o cancro bacteriano, ainda sem tratamento.

Todavia, a expectativa para os próximos anos é de que aconteça o desenvolvimento de novas cultivares de polpa amarelo. Dessa maneira, a disponibilidade dessa variedade aumenta para os consumidores brasileiros.

A casca do kiwi é comestível?

Embora muitas pessoas não saibam, é possível comer o kiwi com casca. A presença de pelos não impede o consumo, pois é fácil retirar tais pelos com uma escova. Além disso, não há maiores problemas se sobrar alguns ao final da operação.


APRENDA A HIGIENIZAR OS ALIMENTOS

APRENDA A ARMAZENAR OS ALIMENTOS


No entanto, para eliminar possíveis resíduos químicos e microbiológicos, é importante lavar as frutas antes do seu consumo in natura, da mesma forma quando se consome maçã e uva.

Gosta de frutas diferenciadas? Então saiba mais sobre a pitaya, conhecida como a fruta do dragão!

Principais fontes:

Ferguson, A. R. Kiwifruit: The Wild and the Cultivated Plants. Advances in Food and Nutrition Research, 2013.

Silveira, S. V., et al. Aspectos Técnicos da Produção de Quivi. Documentos EMBRAPA, 2012.

 

Frutas energéticas

Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

Notícia

Conheça 4 excelentes opções de frutas energéticas para incluir no café da manhã e começar seu dia com tudo ...

07/01/2019

Benefícios do melão

Melão: seus benefícios vão muito além da dieta

Notícia

Para entender os benefícios do melão, vamos além dos seus aspectos nutricionais. Sua produção envolve benefícios socioeconômicos e ambientais. ...

18/04/2018

Milho alimento

Milho: alimento de mil cores

Notícia

Conheça a origem do colorido do milho, alimento que é o astro das festas juninas. ...

04/06/2020