facebook
Voltar para a lista

Lentilha: muito além do grão da sorte

03/05/2018

Lentilha

Assim como no Brasil, países como o Chile e a Venezuela têm a tradição de associar a ingestão de lentilha à atração de “boa sorte”. Essa superstição é especialmente difundida na virada do ano, quando o grão se torna um clássico na ceia de Réveillon. Existem lentilhas de diversas cores, como as variedades esverdeadas e amareladas. No Brasil, a mais comum tem coloração castanha. Mas você sabe de onde vem a associação dela com fortuna? Existem algumas hipóteses:

  • Religiosa: o alimento é mencionado na Bíblia
  • Formato: o grão tem formato achatado, parecido com o de uma moeda
  • Características: quando cozida a lentilha se expande, e pouca quantidade já é garantia de fartura

 

A lentilha no Antigo Testamento

Segundo a tradição cristã, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, abre mão de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha. De acordo a Bíblia, um dia, Esaú chega em casa faminto e encontra o irmão cozinhando a leguminosa. “Dê-me dessa comida”, implorou ele. “Vende-me (então) o teu direito de primogênito e eu te darei um prato dela” respondeu Jacó. Esaú topou: “Estou morrendo de fome e não faço questão desse direito”. Jacó teve sorte na vida e se tornou um homem rico. Não se sabe se a tradição de comer lentilha no ano novo surgiu a partir dessa história, mas o fato é que o grão está na alimentação humana há muito tempo.

 

Origem da lentilha

A lentilha é um dos grãos cultivados há mais tempo pelos seres humanos e está presente em nossa dieta desde o período Neolítico ou Período da Pedra Polida. Isso foi praticamente ao mesmo tempo em que deixamos de ser nômades, há aproximadamente 9.500 e 13.000 anos. Foi plantada no Oriente Médio, nas áreas que hoje correspondem à Síria e ao Egito. Alastrou-se pela Pérsia (atual Irã), Índia, Europa e África.  Na Grécia antiga, textos de revelam que era considerada um alimento de classes desprivilegiadas. já no século XVIII, os franceses a ressignificam e a lentilha passa a ser ingrediente para diversos pratos, inclusive os mais sofisticados.

 

Como preparar a lentilha 

É fácil de preparar, absorve o sabor dos temperos com facilidade e o preparo não exige grandes conhecimentos culinários. Versátil, a lentilha pode ser utilizada em saladas e em sopas. O grão é comprado seco e, ao contrário de outras leguminosas, não precisa ser deixado de molho. Harmoniza bem com carnes e vai bem em purês, antepastos, molhos e recheios de massas.

Vale destacar que a forma mais comum de consumir a lentilha é cozida. Para isso, comece lavando em água corrente por 30 segundos. Escorra e a coloque em uma panela com o dobro da quantidade de água. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que a textura fique macia. Escorra e só então tempere. Quando adicionados às receitas antes ou durante o cozimento, os grãos podem ficar duros e crocantes.

 

Propriedades nutricionais

Assim como outras leguminosas, a lentilha é rica em proteína de origem vegetal. Por isso, é uma alternativa em dietas em que existe a restrição de proteínas de origem animal, como as vegetarianas e veganas. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), 100 gramas do grão cozido contêm 6,3 gramas de proteína.

Além disso, por ser uma fonte de fibras (7,9 gramas a cada 100 gramas de grão cozido), a lentilha auxilia na sensação de saciedade. Também contém ferro (1,5 miligramas a cada 100 gramas do grão cozido), um nutriente que auxilia no combate à anemia.

Por causa de suas propriedades nutricionais, o mercado internacional e, mais recentemente, o mercado brasileiro estão produzindo suplementos proteicos à base de lentilha. Já é possível encontrar versões vegetarianas no composto conhecido como Whey Protein, que tem na sua composição proteínas vegetais. Outros alimentos utilizados para esse fim são a ervilha e o arroz.

Com tantos benefícios, você não precisa deixar a lentilha apenas para o final do ano, não é verdade? Coloque o grão na sua alimentação diária e tenha sorte o ano todo.

 

Fonte: Hortifruti, 03 de maio de 2018

Jabuticaba

Benefícios da Jabuticaba – conheça 5 deles

Notícia

Conheça 5 benefícios da jabuticaba, essa fruta tipicamente brasileira que tem gostinho de infância e faz muito bem para a saúde ...

20/12/2018

Caju

Caju: delícia tropical

Notícia

Uma das frutas símbolos da tropicalidade brasileira, o caju ainda guarda curiosidades e benefícios incríveis. Conheça ...

31/01/2018

Recomendação diária de FLV

Recomendação diária de FLV – fique por dentro

Notícia

Você sabe a quantidade de frutas, legumes e verduras (FLV) que deve consumir todos os dias? Descubra aqui a recomendação diária de FLV ...

17/05/2019