facebook
Voltar para a lista

Limão: um azedinho que não pode faltar

14/11/2019

limão

O limão é um alimento bastante utilizado em todo o mundo. Muito versátil, pode ser empregado em pratos doces e salgados. É um dos temperos mais usados para preparar carnes, saladas, molhos e porções. Como ingrediente de doces e sobremesas é muito apreciado em sorvetes, tortas, bolos, mousses, caldas, compotas e coberturas.

E não podemos esquecer sua utilização no preparo de sucos refrescantes e drinks deliciosos, sendo um ingrediente essencial da brasileiríssima caipirinha. E você sabia que o limão mais conhecido pelos brasileiros não é um limão verdadeiro?


            SAIBA MAIS:                    

Frutas Cítricas – você sabe o que são?


Tipos de limão

Estima-se que existam cerca de 100 espécies de limão no mundo. No entanto, o Galego e o Tahiti, os mais populares do Brasil, não fazem parte dessa lista, pois esses dois frutos não são considerados limões, mas sim limas ácidas. Confira os principais tipos de limão consumidos no País: 

limão tahitiLimão Tahiti

A lima ácida Tahiti, espécie Citrus latifolia, mais conhecida como limão, se destaca como um dos frutos cítricos de maior importância comercial no Brasil. Com casca lisa ou ligeiramente rugosa, de coloração verde, este fruto não possui sementes, uma das características que faz o diferencial da espécie. É excelente para fazer suco e bastante usado em receitas de sorvetes, doces e tortas. 

limão Limão Galego

Também é uma lima ácida, Citrus aurantifolia, em formato arredondado, mas em um tamanho menor que a Tahiti e de casca fina e amarelada quando madura. Pequeno e saboroso, o galego está sumindo do mercado por causa de doenças que atacam as plantações desde a década de 70. Mas, por ser considerado o melhor fruto para fazer caipirinha, a variedade ainda frequenta a mesa e o copo dos brasileiros.

limão cravoLimão Cravo

O limão cravo, Citrus limonia é muito uma mistura de limão e tangerina, a parte interna do fruto é cor de laranja, por isso, é muito fácil confundi-lo com uma laranja. A maioria das plantações dessa variedade é afetada por uma doença chamada verrugose, que, apesar de ser inofensiva para os seres humanos, deixa a casca com aparência desagradável. Mas o aroma e sabor marcantes fazem desse limão o melhor para temperos para carnes e saladas.

limão sicilianoLimão siciliano

De todos os tipos de limão utilizados no País, o siciliano, Citrus limon, é o “legítimo”. Apresenta formato alongado, com uma casca amarelada e grossa. Diferentemente dos outros tipos, ele não é suculento. Tem um sabor ácido mais concentrado, sendo mais indicado para fazer molhos, licores ou doces.

Limão: rico e sensível                                                                                                                                  

O limão é um alimento do grupo das frutas com alto teor de vitamina C (ácido ascórbico). Assim, como os demais alimentos vegetais que possuem essa vitamina, apresentam maior disponibilidade desse nutriente quando consumidos in natura. 

Por ser muito sensível, principalmente à exposição ao calor, há uma perda da vitamina C durante os processos de cozimento, processamento e armazenamento dependendo do tempo e da temperatura de exposição ao ar, à luz e ao calor.

A vitamina C participa de vários processos metabólicos no organismo como: biossíntese do colágeno, absorção do ferro, proteção contra danos oxidativos (efeito antioxidante), entre outros.

nutrientes do limão

O limão tem muito a nos oferecer

O limão é um fruto tropical de ampla utilização. Muito além do suco extraído de sua polpa, temos farinha, óleo, pectina, fibras, vitamina C e outros compostos bioativos, sendo extraídos de partes não convencionais do fruto como casca, bagaço e semente. 

Os ingredientes extraídos são utilizados no aumento do valor nutritivo de receitas e produtos, na qualidade sensorial das preparações, bem como matéria-prima para a indústria alimentícia, farmacêutica e de rações.

O óleo essencial da casca é produto altamente valorizado, com uso amplo na indústria farmacêutica e de refrigerantes. O aproveitamento integral de alimentos reduz o impacto ambiental, o desperdício e melhora o valor nutricional dos alimentos.


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Tangerina brasileira: fruta asiática ganha sua primeira versão nacional


O limão sofre ataque de pragas e doenças no campo

Os citros em geral, incluindo o limão, sofrem sérias ameaças durante a sua produção no campo.  São várias as pragas e doenças que atacam a citricultura, sendo algumas delas muito devastadoras. 

 

Pesquisas são desenvolvidas há vários anos para encontrar estratégias eficientes e sustentáveis de controle dessas pragas. Campanhas são desenvolvidas por instituições de pesquisa para orientar e alertar a população e produtores para preveni-las e evitar perdas severas na produção. Afinal, não podemos ficar sem o azedinho!

Produção de limão no Brasil

Estima-se que a área colhida no Brasil seja de 48 mil hectares, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), dados de 2017.  Somente neste ano foram produzidas 1.292.798 toneladas de limão. 

Segundo um levantamento do setor, São Paulo, Bahia e Minas Gerais são os maiores produtores do Brasil. Sendo São Paulo o principal produtor, responsável por 51% da área colhida e 70% da produção brasileira. Ainda de acordo com esse estudo, 93% da produção é para consumo interno e apenas 7% é destinado à exportação.

 

Fonte: FAO, Fundecitrus.

Morango

Morango faz bem à saúde? Conheça tudo sobre a fruta versátil e saborosa

Notícia

Saiba mais sobre o morango, um fruto saboroso que faz parte de várias deliciosas receitas ...

24/10/2019

Jabuticaba

Benefícios da Jabuticaba – conheça 5 deles

Notícia

Conheça 5 benefícios da jabuticaba, essa fruta tipicamente brasileira que tem gostinho de infância e faz muito bem para a saúde ...

20/12/2018

Exagerou? Confira cinco alimentos que podem curar a ressaca

Notícia

Com o fim do Carnaval, prepare-se para entrar definitivamente em 2018 sem os sintomas que aparecem depois de exagerar no álcool ...

15/02/2018