facebook
Voltar para a lista

Conheça a lista de legumes mais consumidos no Brasil

05/04/2019

Lista de legumes

Todo mundo tem um legume predileto. Mas quais serão aqueles que aparecem na lista de legumes mais preferidos pelos brasileiros? Fizemos essa análise e trouxemos aqui os 10 legumes mais populares nas mesas de todo o País.

E se você for um daqueles que não gosta de legume nenhum, cuidado! Pode ser que esteja contribuindo para estatística perigosa. O brasileiro ainda não consume frutas, legumes e verduras na quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, o ideal é a ingestão de, no mínimo, cinco porções (ou 400 gramas) de frutas verduras ou legumes pelo menos cinco vezes por semana. Entretanto, no País, apenas 40% da população consegue atingir essa meta.


VEJA TAMBÉM

Como ter uma alimentação saudável: saiba o que pode estar te sabotando

Higienização de hortifruti: como fazer corretamente


Lista de legumes mais consumidos no Brasil

Baseados na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aqui está a lista de legumes mais consumidos pelos brasileiros.

1º – Tomate

lista de legumes: tomateCom um consumo de quase 5 quilos anuais per capita, o tomate é a hortaliça frutosa mais consumida no país. Versátil, ela integra molhos, saladas e serve até mesmo como prato principal.

Muita gente acredita que o tomate é originário da Itália, mas ele é nativo da América do Sul, região que compreende o Peru, Norte do Chile e Equador. Inclusive, seu nome deriva da palavra asteca tomatl.

 

2º – Abóbora

A abóbora vem na sequência da lista de legumes mais consumidos no Brasil. São 1,19 quilos por ano e por pessoa.

O legume é totalmente aproveitável e suas sementes também podem ser consumidas. Também é chamada de jerimum nos Estados do Nordeste do País e pode ser empregada em preparos doces e salgados.

 

3º – Chuchu

chuchuO chuchu não faz feio e aparece como o terceiro da lista. Considerado por muitos um alimento sem graça, o chuchu possui grande versatilidade.

Pode ser consumido frio, em uma salada refrescante ideal para o verão. Nesse caso, capriche nas ervas aromáticas para realçar o sabor e frescor. Se a opção for fazê-lo quente, ele pode ser refogado sozinho ou associado a outras hortaliças.

 

4º – Pimentão

O Pimentão, quarto colocado com um consumo per capta de 600 gramas anuais, ganhou ainda mais atenção quando, há alguns anos, amostras do alimento revelaram resíduos de agrotóxicos.

Felizmente, hoje a produção de  brasileira de pimentão é absolutamente segura segura para o consumo humano. O ardor, característico dos alimentos que são do mesmo gênero do pimentão – Capsicum – é bem suave e costuma agradar até mesmo que foge da picância.

 

5º – Pepino

Um dos principais ingredientes do picles, o pepino também está na lista de legumes mais consumidos pelos brasileiros. São quase 500 gramas per capita anuais. Famoso também na indústria da beleza, é comum encontrar cremes que tem o legume como ingrediente.

 

6º – Abobrinha

A abobrinha aparece em sexto lugar. No Brasil é mais fácil encontrar a abobrinha tipo menina, cujo nome botânico é Cucurbita moschata e a abobrinha do tipo italiana, cujo nome botânico é Cucurbita pepo.  Suas cores variam bastante. Vão do verde escuro ao amarelo.

 

7º – Quiabo

quiaboAo que tudo indica, o quiabo é aquele alimento que as pessoas amam odiar. Isso porque apesar de não ser o alimento favorito de muitas pessoas, o quiabo também aparece na lista de legumes mais consumidos pelos brasileiros.

Presente na alimentação e em pratos típicos de diversos brasileiros, o quiabo é consumido de diversas maneiras: cru, refogado, cozido, em saladas, com frango e como ingrediente de diversas receitas.

 

8º – Berinjela

Famosa pela sua coloração arroxeada, a berinjela ocupa o oitavo lugar da lista. De cultivo fácil, o legume é muito utilizado para substituir a massa da lasanha. Sua compota de origem árabe (babaganoush) também conquista admiradores no mundo todo.

 

9º – Jiló

O legume amargo por natureza tem um consumo per capito anual de cerca de 150 gramas. Também pertencente à categoria de alimentos rejeitados por muitos, o jiló é famoso nos preparos da comida de boteco. Além disso, em algumas regiões do Brasil, há relatos do seu uso na medicina caseira, utilizando em infusões que combatem gripes, resfriados e febre.

 

10º – Maxixe

Por fim, temos o maxixe. Fruto regional, famoso no nordeste, o maxixe tem origem africana. A maxixada, prato típico do Nordeste, é cozido juntamente com carnes, abóbora, quiabo e temperos. O maxixe cru pode ser usado na forma de salada em substituição ao pepino. Antes de consumi-lo, porém, não se esqueça de descascá-lo.


SAIBA MAIS

Rastreabilidade de alimentos contribui para consumo responsável

Índice Glicêmico: descubra se você precisa se preocupar com ele


Por que o tomate e o maxixe estão nessa lista?

Algumas pessoas podem estranhar a presença do tomate e do maxixe na lista de legumes mais consumidos, mas é isso mesmo. Segundo a definição adotada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são hortaliças frutosas todas aquelas em que se utiliza o fruto, verde ou maduro, todo ou em parte. Assim, frutas e legumes estão na mesma categoria.

A classificação de “frutas” foi estabelecida popularmente, e não de maneira técnica. Assim, os frutos (que se enquadram na divisão dos legumes) doces ou cítricos, são definidos como frutas.  

Que tal conhecer um pouco mais sobre alguns legumes? Em nosso blog você encontra uma série de posts sobre legumes diferentes que podem te ajudar a inovar na cozinha.

 

Fonte: Hortifruti, 05 de abril de 2019

Temperos frescos sempre à mão

Notícia

Plantar as hortaliças que dão sabor as refeições é fácil e ainda garante a frescura dos temperos ...

05/02/2018

Frutas energéticas

Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

Notícia

Conheça 4 excelentes opções de frutas energéticas para incluir no café da manhã e começar seu dia com tudo ...

07/01/2019

Hortaliças

Hortaliças – por que devo incluí-las na dieta?

Notícia

Você e sua família consomem hortaliças regularmente? Saiba como esse tipo de alimento pode melhorar a sua qualidade de vida ...

19/02/2019