Maçã geneticamente modificada chega aos supermercados dos EUA
14/11/2017
Pela primeira vez, uma variedade geneticamente modificada de maçã será comercializada nos Estados Unidos. A fruta está à venda, desde novembro, em cerca de 400 frutarias do meio-oeste americano.
Pouco tempo após ser cortada, as maçãs convencionais escurecem. A razão para que isso aconteça é explicada por uma reação entre a fruta partida e o oxigênio do ar, que resulta no tom marrom da polpa. A velocidade do efeito pode ser aumentada ainda mais se houver ferro por perto, a exemplo da faca usada para o corte. A estratégia usada pelos cientistas para chegar a essa inovação não adicionou um novo gene à planta. A variedade geneticamente modificada possui inibidores do gene já existente no vegetal que produz as enzimas que causam o escurecimento.
O produto está aprovado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) desde fevereiro de 2015. Segundo o USDA, as maçãs GM são tão seguras para a saúde humana, animal e para o meio ambiente quanto suas variedades convencionais e passaram por rigorosas análises de biossegurança que incluíram 10 anos de testes em campo.
Essa é a segunda fruta geneticamente modificada que vai para o mercado americano. Antes dela, apenas o mamão papaia do Havaí, desenvolvido para resistir a um vírus letal, era comercializado nos supermercados.
Fonte: Hortifruti, 14 de novembro de 2017

Pera, o sabor do clima temperado
Notícia
Ama pera? Descubra os principais benefícios, cuidados e a história dessa deliciosa fruta. ...
11/12/2020

O que é ora-pro-nóbis? Conheça a tradição da culinária mineira
Notícia
Ainda pouco difundido como alimento, o ora-pro-nóbis é rico em proteína e muito utilizado nas receitas mineiras. Chegou a hora do Brasil inteiro conhecê-lo! ...
06/06/2018

Água para lavar, beber e para produzir todo nosso alimento
Notícia
Água é coisa séria, descubra como é feito o controle do acesso e qualidade desse valioso recurso natural. ...
19/03/2021