Mamão e seus benefícios para a saúde
29/01/2020
O mamão, espécie Carica papaya L, é fruto do mamoeiro. Esse alimento é preferencialmente consumido in natura pelo brasileiro. Sozinho ou acompanhado de outras frutas é uma excelente opção para o café da manhã ou lanche rápido entre as refeições. O frescor do mamão também permite a associação com cereais integrais, sementes e grãos.
Em bebidas é utilizado na preparação de sucos e vitaminas (quer seja com leite ou iogurte). Existem inúmeras sobremesas que utilizam o mamão como ingrediente: salada de fruta, creme de papaya, mousse, sorvete, doce de mamão verde, compota de mamão, pudim entre outros.
SAIBA MAIS:
Jaracatiá: descubra os segredos dessa fruta também chamada de mamão bravo
Tipos de mamão
O mamão é originário da América tropical, sua distribuição pelo mundo ocorreu pelas mãos de botânicos e viajantes do século XVIII. Atualmente, as variedades de mamão mais cultivadas comercialmente pertencem aos grupos Solo e Formosa.

As variedades do grupo Solo são exploradas em várias regiões do mundo, por produzirem frutos preferidos no processo de exportação, com polpa avermelhada, de tamanho pequeno e com peso variável de 300g a 650g. É nesse grupo que se encontra a variedade Sunrise Solo, conhecida no Brasil também como mamão Havaí, Papaya ou Amazônia.

Já os frutos do grupo Formosa possuem polpa avermelhada e tamanho médio (variável de 1.000 g a 1.300 g), e vêm conquistando espaço tanto no mercado interno quanto no externo, no qual se percebe um forte crescimento nas vendas, principalmente, para a Europa, o Canadá e os Estados Unidos.
Mamão e seus benefícios
- A fibra presente no mamão somada a compostos bioativos da fruta é responsável por melhorar as condições do pH no intestino, melhorando o fluxo intestinal, ou seja, sua avó estava certa, comer mamão ajuda a ir ao banheiro.
- A combinação da vitamina A à vitamina C contribuem com o sistema imunológico, protegendo contra resfriados e outras doenças, e combatem os radicais livres, o que ajuda a retardar o envelhecimento.
- Responsáveis pela cor do mamão, o betacaroteno e o licopeno são nutrientes que podem contribuir para uma pele mais saudável e prevenir males como a cegueira.
- O melhor de tudo, você pode comer mamão sem pesar a consciência, isso porque a fruta possui poucas calorias, podendo ser consumida a qualquer hora do dia em que surgir aquele desejo de um docinho.
Além de saboroso, o mamão apresenta importantes propriedades nutricionais
O mamão é uma fruta saborosa, cujas propriedades nutricionais são importantes no contexto de um hábito alimentar saudável. O mamão é uma fonte de:
- fibra,
- vitamina A,
- vitamina C,
- flavonóides,
- carotenoide,
- licopeno,
- potássio,
- cálcio,
- folato,
- e outros minerais.
Estudos mostram a relação entre o aumento no consumo de alimentos ricos nesses compostos e a diminuição no risco de algumas doenças crônicas degenerativas, como câncer e doenças cardíacas.
Além disso, a fruta possui baixa concentração de gordura saturada e sódio.
Aqui vai uma curiosidade: Apesar da laranja ser famosa pela sua quantidade de vitamina C, ela possui menos que o mamão. Uma porção de 100 g de mamão papaya possui 81,4 mg de vitamina C enquanto uma a mesma porção de uma laranja pera possui 52,2 mg desse nutriente.
Para referenciar a medida de uma porção do alimento levar em consideração:
Mamão Formosa – 100g = 01 fatia fina
Mamão Papaya – 100g = 1/3 da unidade
Doce de mamão verde drenado – 100g = 2,5 colheres de sopa cheia
O doce de mamão apresenta valor calórico maior por porção, em função da adição do açúcar na preparação. No doce de mamão ocorrem perdas no teor de vitamina C devido à degradação do ácido ascórbico que ocorre frequentemente em frutos durante o processamento.
Aproveitando o mamão ao máximo
Além da polpa do fruto, a semente e casca de mamão são utilizados para extração de ingredientes como fibras alimentares e compostos fenólicos. Esses ingredientes são utilizados para enriquecer novos alimentos ou preparações melhorando o perfil nutricional.
As sementes do mamão possuem um sabor acentuado e picante, após serem ressecadas no forno e moídas, se tornam uma ótima opção para substituir a pimenta do reino. Outra parte do mamoeiro que pode ser utilizada são as folhas. Em algumas partes da Ásia, as folhas jovens de mamão são cozidas no vapor e comidas como espinafre.
SAIBA MAIS:
Frutas tropicais: conheça e inclua na sua alimentação
E esse tal de mamão macho?
Por incrível que pareça, existem plantas de mamão macho, fêmea ou ainda hermafroditas. Isso mesmo, para plantar mamão é necessário identificar o sexo das plantas no início da plantação, um trabalho conhecido como sexagem. Afinal, são os frutos da planta hermafrodita que são adorados pelos consumidores.
O que é sexagem?
É o processo de identificação do sexo das flores na época do primeiro florescimento. Tem por objetivo reduzir o número de plantas não produtivas. O primeiro florescimento ocorre em média de 3 a 4 meses após o plantio das mudas, quando é realizado o desbaste (eliminação de plantas indesejáveis).
A sexagem consiste na identificação das plantas hermafroditas e eliminação das demais (masculinas e femininas), permitindo assim aumento da produtividade e, consequentemente, da rentabilidade da cultura.
O mamão macho ou mamão de corda é o fruto dos mamoeiros que possuem flores masculinas. Essas plantas normalmente não produzem frutos, mas em alguns casos podem apresentar órgãos femininos, porém, pouco desenvolvidos, quando isso ocorre é formado um fruto deformado e sem valor comercial.
O fruto desenvolvido a partir de flores femininas são mais arredondados e ligeiramente ovais. Apesar de apresentarem um sabor parecido com o do mamão hermafrodita, esses frutos, possuem um volume de polpa menor.
As queridinhas pelos consumidores
São as plantas hermafroditas, possuem flores com órgãos masculinos e femininos na mesma flor, que formam os frutos de formato cilíndrico com aroma e sabor que agradam o nosso paladar.
Produção de mamão no Brasil
O Brasil é o segundo produtor de mamão do mundo, situando-se entre os principais países exportadores, principalmente para o mercado europeu. Superado apenas pela Índia, a produção dessa fruta no País ultrapassa 1,5 milhões de toneladas por ano. As principais regiões produtoras do Brasil são o Nordeste e o Sudeste, com destaque para os estados da Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Ceará, que são responsáveis por aproximadamente 92% da produção nacional.
A cultura do mamoeiro também possui grande importância social, por ser geradora de empregos e renda, considerando-se a utilização de mão de obra durante o ano todo, já que os tratos culturais, a colheita e a comercialização são efetuadas de maneira contínua nas lavouras.

Brasil lança plano para ganhar destaque no mercado de frutas
Notícia
Plano Nacional do Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF) é estratégia do País para aumentar a exportação de frutas ...
02/03/2018

Para enfiar o pé na jaca
Notícia
Conheça cinco curiosidades dessa fruta que é a cara da primavera ...
21/03/2018

Priprioca: o delicioso aroma do Pará
Notícia
A priprioca exala um perfume maravilhoso e característico da Amazônia. Conheça mais dessa raiz que está entrando de vez no mundo culinário ...
27/11/2018