Manga: fruta de muitos benefícios e sabores
Fruta de árvores da espécie Mangifera indica L., a manga é bastante carnosa e possui um caroço em seu interior. Por isso, ela caracteriza-se tecnicamente como uma drupa.
A manga apresenta características marcantes, como sabor, cheiro e suculência. Nesse sentido, o maior consumo da fruta acontece em sua versão in natura,. Todavia a sua utilização cabe na alimentação das mais variadas formas, como em sucos e em preparos doces ou salgados.
Drupa é a definição dada a frutos carnosos que possuem um caroço em seu interior, como uma semente. Geralmente esses frutos possuem uma casca fina e polpa suculenta, como é o caso da manga.
As mangueiras possuem vida longa, e muitos espécimes atingem mais de 100 anos de idade. Além disso, existem muitos tipos de mangas, que podem variar com relação ao tamanho, forma, presença de fibras, aroma e sabor, atendendo a todos os paladares. E, enquanto o mercado externo prefere frutos com menos fibras, os brasileiros se interessam pelos mais fibrosos.

Sendo assim, a manga é uma fruta bastante colorida, e apresenta tons de amarelo, laranja, verde e vermelho. O que você talvez você não saiba é que todas essas nuances estão relacionadas à incidência de luz solar. Assim, o lado mais rosado da manga é aquele que recebeu diretamente raios de sol, enquanto a porção mais amarelada ou esverdeada ficou na sombra.
Motivos para incluir a manga no seu dia a dia
A manga é um alimento que está presente em todo o território nacional. Graças a sua versatilidade de formatos, cores e sabores é a queridinha dos cozinheiros profissionais e aspirantes a chefs. Portanto, veja abaixo a receita que a Top Chefe 2020 Luciana Berry preparou especialmente para o Saber Hortifruti:
Além do uso in natura, a manga cai bem no preparo de sucos, passas, compotas, sorvetes, geleias, coberturas, doces, saladas, bem como em pratos salgados. Ou seja, ela vai da entrada à sobremesa, do suco ao coquetel e pode aparecer ao final, num saboroso licor.
Fruta de excelente qualidade nutricional por agregar baixa caloria por porção, proveniente principalmente do carboidrato, e elevado conteúdo de nutrientes como vitaminas, minerais e compostos bioativos. Índice glicêmico baixo e carga glicêmica em porção de 120 g baixo.
A manga possui como ponto forte a quantidade de Vitamina A. De acordo com a variedade, pode ser classificada como fonte ou excelente fonte do nutriente, contribuindo com funções envolvidas no processo de visão, desenvolvimento ósseo e ações do sistema imunológico.
Todavia, poucos sabem que, ao consumir uma porção de manga, também estamos ingerindo ácido ascórbico (vitamina C). Nesse sentido, suas principais funções incluem a participação na formação do colágeno, síntese de hormônios, além de atuar como antioxidante natural.
Pergunte ao Google, nós respondemos!
Manga é bom pra quê?
A manga é uma fruta de excelente densidade nutricional por agregar baixa caloria por porção. Isso provém principalmente do carboidrato disponível e do elevado conteúdo de nutrientes, como vitaminas, minerais e compostos bioativos. Dessa forma, é um alimento considerado fonte de fibra e pode contribuir com a saúde intestinal se for associada a um padrão alimentar saudável, além de fornecer outros benefícios. Ademais, a manga contém em sua composição minerais como selênio, fósforo, zinco e magnésio.
Mas o destaque da manga fica mesmo para o potássio, pois uma porção dessa fruta fornece cerca de 35% da recomendação diária do nutriente. Ou seja, o fruto é uma excelente fonte desse mineral.
A manga é cítrica?
Diferente da laranja, limão e abacaxi, a manga não é um fruto cítrico. Sendo assim, quando madura, sua polpa possui baixa concentração de ácido cítrico e maiores teores de açúcares, fazendo com que o sabor da fruta seja doce e agradável.
Em relação ao teor de açúcares, ao compararmos sucos de manga das diferentes variedades, a Palmer é a que apresenta maior concentração de açúcar. Depois dela, são as variedades Kent, Keitt e Tommy.
É verdade que manga engorda?
O aumento de peso corporal é atribuído a diversos fatores. Um alimento isoladamente não pode ser considerado como fator causal do aumento de peso corporal. Sendo assim, como parte integrante de um hábito alimentar saudável, recomendamos o consumo de 3 a 5 porções de fruta ao dia. A escolha da manga como parte desta recomendação é benéfica à saúde e não compromete a manutenção de um peso saudável.
Quais são os malefícios da manga?
Não há malefícios atribuídos à manga. No entanto, casos específicos podem ocorrer se a pessoa possui intolerância a algum componente do alimento ou se apresentar alguma doença cujos componentes do fruto tenham de ser evitados ou controlados.
VALE A PENA LEMBRAR
Alimentos fontes são aqueles que, em uma porção, fornecem de 10 a 20% da recomendação diária do nutriente mencionado. Já os alimentos considerados “excelente fonte” fornecem em uma porção mais de 20% da recomendação diária do nutriente.
Curiosidade: Uma porção de manga Palmer fornece 62% da recomendação diária de vitamina A e 100% da recomendação diária de vitamina C para mulheres adultas. Para homens adultos, o percentual é de 48% e 80% em relação a vitamina A e C, respectivamente.
Fruta indiana trazida pelos portugueses
Se você é fã de manga, saiba que os portugueses trouxeram esse fruto da Índia para o Brasil. Inclusive, a referência mais antiga ao cultivo de mangas encontra-se na Índia em torno de 2000 a.C.. A fruta foi levada para o leste da Ásia entre 400 e 500 a.C., no século XV para as Filipinas e no século XVI para África. Já no Brasil ela chegou por meio dos exploradores portugueses.
No início do século XX, para agradar ainda mais os consumidores, que buscavam por sabores e aromas mais suaves, novas variedades de manga foram desenvolvidas. Esse processo ocorreu a partir do cruzamento de diversas mangueiras originárias da Índia com a de outras regiões da Ásia.





Além disso, o melhoramento da manga, em especial na Flórida, originou muitas plantas que se espalharam pelo mundo e que hoje registram mais comercializações. Entre elas, as cultivares Haden e Tommy.
As mangueiras se adaptaram bem aos climas tropicais e subtropicais do Brasil. São árvores que crescem bem em solos bem drenados e úmidos, sendo capazes de atingir entre 35 e 40 metros de altura. Sendo assim, possuem folhas grandes, largas e que mudam de cor à medida que crescem. O fruto pode levar até 150 dias para se desenvolver.


As variedades de manga


As variedades de manga ingressaram no Brasil em dois momentos: inicialmente pelos portugueses, durante a colonização de nosso território, com variedades asiáticas. Depois, no século passado, novas variedades da Flórida também vieram para o Brasil.
Sobre a escolha da variedade de mangueira que será cultivada, ela está diretamente relacionada à preferência do mercado consumidor. As variedades Tommy Atkins, Haden, Keitt, Kent e Palmer são as preferidas pelo mercado internacional. Enquanto isso, no Brasil, a manga Rosa e Espada são as preferidas.
A tradicional manga espada aparece como uma variedade nacional. Bastante rústica, produz duas vezes por ano e é resistente a importantes doenças que afetam as plantações de manga, o que também agrada os produtores. Além disso, os frutos geralmente apresentam intensa coloração verde, casca lisa e polpa amarelada.
A manga Rosa também surge como uma variedade nacional. No entanto, ela apresenta crescimento lento, e é mais suscetível a doenças e de baixa produtividade. Em relação aos frutos, eles são de coloração amarelada ou rosada, com polpa amarela intensa bem aderida à casca, que é lisa e espessa.
Até hoje, catalogaram-se mais de 1.600 tipos de manga em todo o mundo. O país que mais se destaca nesse quesito é a Índia: só na terra do Taj Mahal, estima-se que existam mais de mil tipos de fruta. No Brasil, por outro lado, é possível encontrar cerca de 10 dessas variedades, com destaque para as mangas Espada, Palmer, Tommy Atkins e Rosa.
Quer saber mais sobre os tipos de mangas? Conheça os quatro tipos de manga mais comuns no Brasil.
A manga é cítrica?
Diferente da laranja, limão e abacaxi, a manga não é um fruto cítrico. Sendo assim, quando madura, sua polpa possui baixa concentração de ácido cítrico e maiores teores de açúcares, fazendo com que o sabor da fruta seja doce e agradável.
Em relação ao teor de açúcares, ao compararmos sucos de manga das diferentes variedades, a Palmer é a que apresenta maior concentração de açúcar. Depois dela, são as variedades Kent, Keitt e Tommy.
Produção no mundo e no Brasil
Nesse sentido, os maiores produtores mundiais de manga são Índia, China, Tailândia, Indonésia, Paquistão, México e Brasil. Cerca de 180 mil toneladas da nossa produção é destinada ao mercado externo, colocando o país na posição de quarto maior exportador de manga do mundo.





Enquanto isso no Brasil, os pomares de manga são cultivados em todas as regiões, mas só a produção do nordeste representa mais de 75% do total produzido pelo país. O destaque vai para o Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco.





Mas, se você quer saber qual a melhor época para levar essa fruta para casa, fique por dentro do valor médio do quilo da manga entre janeiro e dezembro do ano de 2020 nas CEASAs do Brasil.
Os pomares de manga
No interior, é comum se ter um pé de manga no quintal. Normalmente, as mangueiras são enormes, tanto em altura quanto em largura da sua copa. Contudo, no cultivo comercial, não é assim que funciona.
Mas, é importante dizer que essa produção “rápida” é resultado de mudas enxertadas. Caso você queira plantar uma semente de manga, o tempo para colher frutos pode ser maior que oito anos. Por isso, todos os pomares de mangueira comerciais são instalados a partir de mudas enxertadas.
Além disso, quando a produção é comercial, as mangueiras passam por podas para que não cresçam muito, facilitando a colheita dos frutos e a manutenção do pomar. Dependendo do tipo de manga e como aconteceu o plantio, a altura máxima de uma mangueira comercial deve ser em torno de 4 metros.
Curiosidade
Apenas 1% das flores da mangueira se tornam frutos.
Isso acontece porque o tempo seco e pragas causam o abortamento da maioria das flores produzidas pela árvore. E, ao final, a própria planta se beneficia, já que a formação de muitos frutos poderia sobrecarregar o pé da fruta.
A colheita da manga acontece de forma manual durante o ano todo. Além disso, o colhimento das frutas deve acontecer com cuidado para evitar pancadas e ferimentos na casca. Essas injúrias podem levar à perda do valor comercial, além de deixarem os frutos expostos ao ataque de microrganismos.
Chutney de manga: aprenda a fazer a receita
Agora que você sabe tudo sobre a manga, que tal preparar um Chutney, receita tradicional na Índia?
Ingredientes:
- 1 manga madura picada
- 1/2 cebola bem picadinha
- 1 colher de sobremesa de margarina
- 1 limão espremido
- 1 xícara de água
- 1 colher de sobremesa de páprica doce
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino
- 1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes
- 1 canela em pau
- 2 cravos
- 1 pitada de noz-moscada ralada
- 1 pitada de curry
- 1 fatia fina de gengibre bem picadinha
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
Em uma panela, derreta a margarina e refogue a cebola, até ficar bem dourada. Acrescente o açúcar, sal, a pimenta, o caldo de limão, a água, as especiarias e a manga. Deixe ferver no fogo baixo, até ficar quase como uma geleia, mexendo de vez em quando.
Espere esfriar e sirva como preferir. O chutney pode acompanhar carnes de porco, boi, frango e pescados. Além disso, o sabor agridoce também vai bem em lanches com hambúrguer.
Conteúdo atualizado em 30/07/2021
Principais Fontes:
Companhia Nacional de abastecimento (CONAB).
Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Warschefsky, E. J., and Wettberg, E. J. B. Population genomic analysis of mango (Mangifera indica) suggests a complex history of domestication. New Phytologist, 2019.


Conheça o lado bom de alguns alimentos que ninguém gosta
Notícia
Alimentos que ninguém gosta fazem muita gente torcer o nariz. Entretanto, mesmo com a popularidade em baixa, muitos são ótimas opções nutricionais ...


Bloody Mary: a lenda e o drink
Notícia
Um drink clássico e exótico. Afinal, qual a origem de uma bebida feita a base de tomate, limão e pimenta? Apresentamos o Bloody Mary ...


Você sabe o que é o picles? Descubra conosco
Notícia
Picles é sempre pepino? Não necessariamente. É possível fazer picles de qualquer vegetal. Conheça mais dessa forma de preparar e consumir alimentos ...